Depois de certa expectativa, a Mercedes-Benz revelou na manhã desta terça (19/4) o EQS, seu novo SUV elétrico de luxo, maior que o EQC, que tem opção de oferecer até sete lugares e promete até 660 quilômetros de autonomia.
O EQS SUV é baseado no EQS sedã, apresentado pela primeira vez há um ano. O carro é o terceiro modelo da empresa construído sobre a arquitetura EVA - de Electric Vehicle Architecture, ou Arquitetura de Veículos Elétricos em tradução direta - e tem o mesmo entre-eixos que o sedã, com impressionantes 3,21 m, embora seja 10 cm maior e 20 cm mais alto.
Diferentemente do sedã, que tem uma versão básica chamada "350" com tração traseira de 292 cv e bateria menor (de 91 kWh), o SUV chega com algumas distinções no conjunto motriz - oferece só as configurações EQS 450+ e EQS 580 4Matic, além de uma versão exclusiva, com tração integral, a 450 4Matic.
A primeira, 450+, tem 360 cv, 57,9 kgf.m de torque, tração traseira e alcança até 660 km; a segunda, 450 4Matic, usa o mesmo trem-de-força só que com sistema de tração integral - e, desse modo, tem queda na autonomia, de 660 para 613 km; a mais poderosa, 580 4Matic, por fim, vem com 544 cv, 87.5 kgf.m de torque, tração integral e range máximo de 613 km.
Assim como no EQE e no EQS sedã (os outros dois modelos montados sobre a arquitetura EVA), os motores são do tipo PSM (síncronos de ímã permanente) e vêm com a bateria de 108 kWh com 12 módulos. Isso significa que todas as versões do novo SUV podem ser recarregadas em wallboxes que têm até 200 kW de potência - ou seja, em meia hora você tem 80% da carga regenerada.
Por ser um SUV e um carro familiar, o espaço para bagagens também foi priorizado. De acordo com a Mercedes, com cinco lugares o EQS SUV oferece de 645 a 880 litros de porta-malas - o número muda porque é possível ajustar a posição dos bancos. Com dois lugares e cinco bancos rebatidos, o volume salta para 2.100 litros. Com sete lugares, são 195 l de capacidade.
Já o painel é parecido com o que vimos no sedã e vem com a super tela chamada pela Mercedes de "Hyperscreen", que tem 1,41 m de largura e oferece quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, central multimídia tátil com tela de 17,7 polegadas no centro do painel e ainda e uma outra de 12,3 polegadas para o passageiro.
Vale registrar que o EQS também vem de série com suspensão a ar com amortecedores adaptativos e direção traseira com ângulo de giro de 4,5 graus - que, opcionalmente, pode aumentar o giro até 10 graus. O carro será feito em Tuscaloosa (Alabama), onde a marca também produz os SUVs GLE, GLE Coupé, GLS e Mercedes-Maybach GLS - e onde também fará, em breve, o 100% elétrico EQE.