A marca Mini, criada por Alexander Arnold Constantine Issigonis, também conhecido apenas como Sir Alec Issigonis, completa 65 anos em 2024. Os modelos da marca sempre tiveram como essência disponibilizar o máximo do espaço interno em uma carroceria bastante compacta. Outra característica dos carros da Mini é a condução sempre divertida, semelhante à de um kart.
Mas não é só de Mini Cooper que viveu a marca. A Mini também se destaca na cultura pop, acompanhando famosos como Kate Moss, Mr. Bean, Brigitte Bardot e os Beatles. Confira a seguir alguns modelos raros e pouco conhecidos da Mini ao longo desses 65 anos de história.
Você sabia que a primeira versão Countryman do Mini clássico foi lançada em 1960? A carroceria do modelo era 25 centímetros mais longa que a do Mini de três portas e seu peso foi aumentado em 50 quilos. O modelo era destinado a famílias ou a pessoas que precisavam carregar muita bagagem.
O primeiro Countryman foi oferecido ao público em diferentes versões, como o Austin Mini Countryman, o Austin Seven Countryman e o Morris Mini Traveller. O Countryman e o Traveller apresentavam acabamento em madeira, dando origem ao clássico Mini “Woody” da década de 1960.
Seis meses depois do lançamento do Mini, em agosto de 1959, a British Motor Corporation (BMC) lançou a primeira variante de carroceria do Mini com o nome de Minivan, em janeiro de 1960. A carroceria do compacto foi mais uma vez ampliada em 25 centímetros e combinada com um piso plano e uma seção traseira sem janelas laterais.
Concebida como veículo de trabalho, a versão Minivan não tinha acabamento cromado e a grade dianteira era uma seção de chapa metálica estampada e perfurada na cor da carroceria. As versões da Austin e da Morris eram idênticas, exceto pelo emblema da marca.
Você já tinha visto essa picape da Mini?
Em janeiro de 1961, pouco depois de lançar a Minivan, a BMC lançou a Mini Pick-up. A construção da carroceria era idêntica à da van até o pilar "B", e a nova picape da época também oferecia uma generosa plataforma de carga. Os dois modelos eram diferenciados apenas por seus emblemas.
Sir Alec Issigonis quis aproveitar o baixo peso e o tamanho compacto do Mini para criar um veículo militar ideal para ser lançado de paraquedas de uma aeronave. Assim foi desenvolvida uma versão de carroceria aberta com capota conversível, batizada de Moke, em 1959.
Embora o Mini Moke tivesse uso militar limitado, especialmente na Austrália, sua verdadeira vocação era o uso civil. Por exemplo, no campo ou como um veículo ideal para um passeio na praia.
Aqui mais uma curiosidade. Você sabia que a BMW também aproveitou a plataforma do Mini para criar variantes luxuosas e elegantes? Os modelos Riley Elf e Wolseley Hornet, baseados no Mini, foram projetados como configurações topo de linha.
O carro, com seu compartimento de bagagem estendido e grade de radiador falsa, bem como o uso extensivo de cromo, tinha aspecto elegante. No interior, um painel de instrumentos de nogueira granulada com porta-luvas ladeava o velocímetro central, bem como os medidores de temperatura do óleo e da água. Os bancos de couro sintético e os carpetes grossos - que também forravam o interior das portas - aumentavam a sensação de luxo.