Mini inicia produção do novo Cooper conversível

A fábrica da BMW em Oxford (Reino Unido) volta a ser responsável pela produção do Mini com carroceria aberta

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mini inicia produção do novo Cooper conversível
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A fábrica da BMW em Oxford (Reino Unido) iniciou, nesta semana, a produção em série do Mini Cooper conversível de quarta geração. Este movimento marca o retorno da produção do modelo aberto à unidade industrial britânica.

Explico: o Mini Cooper conversível tradicionalmente era montado em Oxford. Mas, na terceira geração, por uma questão de capacidade produtiva, a montagem do modelo passou a ser feita nos Países Baixos pela VDL Nedcar, uma empresa terceirizada especializada na fabricação de veículos para várias marcas.

Com o encerramento do contrato com a VDL Nedcar, a BMW - que é a dona da marca Mini - teve que mexer no seu arranjo produtivo para viabilizar a produção desse novo Cooper conversível.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

    P90578277 Highres Mini Cooper Converti
    O Mini Cooper conversível voltou a ser produzido no Reino Unido
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Duas fábricas britânicas do Grupo BMW fornecem componentes para a produção do modelo: de Swindon vêm as chapas da carroceria, enquanto a unidade industrial de Hams Hall fornece os motores de quatro cilindros. Já em Oxford é feita a armação e a pintura das carrocerias, além da montagem final do veículo.

    Uma curiosidade é que essa fábrica da Mini em Oxford é uma das mais antigas do mundo em operação contínua: começou a funcionar em 1913, como Morris Motors.

    Além do conversível, o Mini hatch de três e cinco portas - em suas versões a combustão - também é feito na mesma unidade industrial. Elétrico da linha, o Cooper SE é produzido apenas na China.

    Novo Mini Cooper conversível

    Diferentemente do hatch, que mudou muito na quarta geração, revelada no final do ano passado, o conversível ainda manteve um pouco mais do antecessor.

    O carro combina a dianteira e o interior no mesmo estilo do hatch, mas com a traseira do carro de geração anterior, marcada pelas inconfundíveis lanternas traseiras retangulares e com a assinatura visual da bandeira do Reino Unido.

    A gama de motores também mira mais o passado que o presente. Sem opção de motorização elétrica, o Mini Conversível chega ao mercado com quatro opções de motores 2.0 de quatro cilindros, com 163 cv (C), 204 cv (S) e 231 cv (JCW).

      O conversível manteve a mesma traseira do carro de terceira geração
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Veja também

        Tags:Mini
        Comentários
        Wid badge
        Wid pop up

        Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

        Campo obrigatório