A Mini, marca inglesa controlada pela alemã BMW, prepara uma novidade para o mercado brasileiro. Está prestes a sair do forno mais uma edição limitada, batizada de John Cooper Works Zesty Yellow Edition.
Não será a primeira série especial da inglesa por aqui: edições limitadas são parte importante de sua estratégia comercial, cujos modelos juntam design charmoso, condução divertida e - sempre - preços altos.
Pouca gente se dá conta, mas lá se vão 14 anos desde que os carros da Mini começaram a ser vendidos oficialmente no Brasil. Nesse período, a inglesa que é controlada pela alemã BMW se consolidou como marca de nicho para quem gosta de carros de tamanho enxuto, porém exclusivos, e já entregou cerca de 25 mil unidades vendidas no mercado brasileiro. Uma média anual inferior a 2.000 unidades, bem coerente com a proposta da marca.
Tudo começou em 2008, com o anúncio oficial da chegada ao país - que aconteceria mesmo em 2009. As primeiras lojas foram inauguradas já em abril daquele ano, em São Paulo e Curitiba.
Os primeiros modelos vendidos no país foram o Mini Cooper, o Mini Cooper S e Mini Cooper S Clubman, equipados com câmbio manual ou automático. Ainda em 2009, chegou o MINI Cabrio, lançado em duas versões - o Mini Cooper Cabrio e Mini Cooper S Cabrio.
Depois, ainda vieram vários outros, como o Mini Roadster (primeiro conversível de dois lugares na história da marca), o Mini Paceman e o Mini John Cooper Works. E também, claro, várias edições limitadas, como o MINI Cooper S E Countryman ALL4 Untamed Edition, o Mini Cooper S Goodwood e o Mini Cooper S E Multitone Edition.
Em outubro de 2015, o BMW Group Brasil iniciou a produção das versões Mini Cooper S Countryman e Mini Cooper S Countryman ALL4 na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Mas, apesar da produção nacional, os carros da Mini mantiveram o perfil "premium" e os preços idem. Hoje, o Mini mais barato por aqui - o três portas - custa iniciais R$ 243.990.
Já em 2018, a Mini começou sua eletrificação no país. Naquele ano, apresentou no Salão do Automóvel seu primeiro elétrico vendido em série por aqui, o Mini Cooper S E Countryman ALL4, um SUV híbrido plug-in.
E em março de 2021 a Mini começou a produzir em Oxford, na Inglaterra, o Mini Cooper S E 100% elétrico para o Brasil. O carro é vendido atualmente por R$ 257.990.
Um dos modelos mais recentes da Mini no Brasil é a série limitada Cooper S E Multitone Edition, que tem pintura, acabamentos e interior exclusivos. Foi lançada em fevereiro último, com volume limitado a apenas 25 unidades.