Depois de atualizar os modelos elétricos e as versões duas portas, a Mini, enfim, revelou detalhes sobre a versão quatro portas do Cooper reestilizado. O hatch agora tem visual alinhado à nova identidade estética da marca britânica, além de trazer mudanças na cabine.
Nessa renovação, que é a segunda da atual geração, as mudanças de design parecem estar mais concentradas na dianteira, onde o modelo tem as luzes diurnas de LED (DRLs) integradas aos faróis. A grade, com acabamento em preto, agora é dividida ao meio, onde fica acomodada a placa.
As laterais têm novas rodas de liga, com tamanho inicial de 16 polegadas. Como opcional, o modelo pode ter rodas maiores, com 17 ou 18 polegadas, que também vêm acompanhadas de pneus mais largos.
Na traseira, o quatro portas britânico adota um novo padrão de lanternas triangulares. As peças são interligadas por uma peça plástica. O para-choque parece mais robusto, com a parte inferior em plástico fosco.
As mudanças mais sensíveis estão na cabine. O volante é novo, assim como o tamanho da multimídia, de 9,4 polegadas, com tela redonda e qualidade OLED. O painel tem acabamento em tecido estampado em dois tons e linhas arredondadas. Uma fenda horizontal com frisos na peça acomoda as saídas de ar-condicionado. O console é baixo, mas tem apoio de braço em couro.
Os bancos exibem uma nova padronagem e têm acabamento em couro com costuras contrastantes. Há iluminação ambiente em LED no interior e o teto é panorâmico. Há quatro opções de acabamento interno. A carroceria terá onze opções de cores, ainda combinadas com três variações de pintura no teto.
Na parte mecânica, o Cooper quatro portas mantém o motor 2.0 turbo, de 204 cv de potência e torque de 30,6 kgf.m, e o motor 1.5 turbo de três cilindros, capaz de render até 156 cv de potência e torque de 23,5 kgf.m. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com sete marchas.
Com os conjuntos, os modelos 2.0 e 1.5 aceleram de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e 8 segundos, respectivamente.
O novo Cooper de quatro portas já está em produção e disponível no site da marca para a Europa. A chegada por aqui, contudo, ainda não foi confirmada. Por enquanto, só o modelo de duas portas tem passaporte carimbado para o Brasil.