Um dos carros que estavam em "hora extra" no mercado acaba de sair oficialmente de linha. O Mitsubishi ASX não figura mais no catálogo da marca japonesa no Brasil, e o Grupo HPE Motors, licenciado da empresa por aqui, confirmou o fim de sua produção em Catalão (GO).
Desta forma, encerra-se uma história de 11 anos no mercado. O ASX foi lançado no Brasil em 2010, sobre uma plataforma que data de 2005. Nesta mais de uma década, passou por duas remodelações, começou a ser produzido em Goiás em 2013, porém sempre usou o motor 4B11, aqui na variante 2.0 16V. A única alteração mecânica foi quando o conjunto passou a ser flex - a potência saltou de 160 cv para até 170 cv - e adotou o câmbio automático CVT.
Após o fim do Pajero TR4, o ASX passou a ser o modelo de entrada da marca no país e seu último sopro de vida se deu na linha 2019. O lançamento do Outlander Sport, em meados do ano passado, contudo, já dava os indícios de que o veterano SUV estava com os dias contados. Até porque a novidade nada mais é que um ASX profundamente remodelado.
Logo depois, o ASX passou a ser vendido em versão única GLS, que custava, até então, R$ 136.990. Nos nove primeiros meses deste ano, o SUV vendeu pouco mais de 600 unidades, apenas - em 11 anos, foram cerca de 75 mil emplacamentos. Agora, o carro mais barato da Mit no Brasil passa a ser o Outlander Sport na versão HPE 2WD, por R$ 164.990.