Hoje, dia 4 de abril (4/4), é o "dia 4x4" - ou o dia dos veículos 4x4. E justamente hoje a Mitsubishi Motors, marca com forte tradição em veículos com tração integral, anunciou que investirá R$ 4 bilhões em sua fábrica brasileira, que fica em Catalão (GO).
O aporte será feito até 2032 e tem como objetivo a adequação da unidade fabril à produção de novos modelos e ao desenvolvimento de novas tecnologias.
A marca não revelou detalhes sobre os investimentos, mas fez questão de ressaltar que, além dos novos veículos, o investimento também será destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias híbridas e flex.
Ou seja, podemos esperar um Mitsubishi híbrido e flex nos próximos anos. Esse tipo de combinação, aliás, vem sendo cada vez mais desenvolvido e aplicado pelas marcas presentes no mercado brasileiro.
O plano de investimentos também contempla o financiamento de pesquisas e estudos para a criação de sistemas de produção mais sustentáveis, e também treinamentos constantes para a adequação e a capacitação do efetivo de fábrica.
A fábrica brasileira da Mitsubishi fica na cidade de Catalão, em Goiás. Existe há 25 anos, enquanto a marca está presente no país de forma oficial há 30 anos - sempre representada pela HPE Automotores. A HPE também representa, por aqui, a fabricante japonesa de automóveis Suzuki.
Atualmente, a marca comercializa cerca de 22 mil veículos por ano e gera cerca de 2 mil empregos diretos e outros dez mil indiretos. Nos últimos 26 anos, a mais de 800 mil veículos Mitsubishi foram comercializados no Brasil.