A Mitsubishi colocou seu emblema no Renault Captur e o chamou de ASX no mês passado. Mas agora é diferente. Apenas algumas semanas depois, a marca revela nesta quarta-feira (19) o conceito XFC - este sim um fiel representante de um novo ASX.
A apresentação rolou em uma cidade chamada Ho Chi Min (que antes era conhecida como Saigon), a mais populosa do Vietnã, e o veículo foi revelado com a pompa de "companheiro mais adequado para uma vida emocionante" com design "sedoso e sólido".
Mas cá entre nós: esse protótipo tem muito mais jeitão de Mitsubishi do que o ASX remodelado ao gosto francês. Tem faróis de LED em forma de L com luzes diurnas tipo persianas e estilo que segue essa filosofia na parte de trás.
Destaque também para as formas hexagonais iluminadas localizadas em ambas as extremidades do conceito. Já quando visto pelo perfil lateral, ele mostra câmeras em vez de retrovisores convencionais.
A versão de produção obviamente será atenuada, portanto não espere pelas luzes brilhantes e até pelas câmeras laterais - e consequentemente isso também deve acontecer com as telas montadas nas extremidades do painel que mostram as imagens das câmeras.
Outra coisa que deve mudar: as rodas de 20 polegadas do conceito, que são exageradamente grandes para um crossover compacto.
O interior segue as tendências mais recentes com telas de lado a lado. Ainda assim, as configurações do ar-condicionado são montadas sobre um painel tátil no console central, onde também está o seletor de marchas e o botão de partida.
O volante é multifuncional de base achatada e também traz desenho e detalhes hexagonais, da mesma forma que todo o design exterior do projeto.
Repare que alguns detalhes dos bancos dianteiros e traseiros têm um acabamento amarelo que também foi usado para as costuras da cabine.
Pelas imagens, o XFC Concept parece ter assoalho plano com espaço suficiente para três adultos na parte traseira - que também poderão ter acesso aos controles climáticos montados em um painel exclusivo de quem senta ali atrás.
A Mitsubishi disse, aliás, que o futuro carro de produção baseado nesse conceito terá espaço interno generoso e porta-malas de segmentos superiores.
As especificações técnicas não foram fornecidas, mas sabemos que o XFC será o primeiro veículo da Mitsubishi a ter um modo de condução conhecido como "molhado", que será capaz de fazê-lo rodar de forma super segura mesmo em trechos alagados causados por chuvas repentinas.
Não só isso: ele também terá outros modos de condução, todos selecionáveis: "Normal", "Gravel" (cascalho) e "Mud" (lama).
A Mitsubishi promete lançar o novo ASX a partir do ano fiscal de 2023, portanto entre abril do ano que vem e março de 2024. Se for um sucesso, o carro tem chances de se espalhar pelo mundo - e de quem sabe ser vendido aqui no Brasil.