A linha Mitsubishi Pajero Sport linha 2024 já está chegando às lojas e tem como principal novidade uma nova verão. É a Legend, que chega para ser a nova topo de linha e se junta às outras duas já existentes antes - HPE e HPE-S.
O modelo chega com preço sugerido de R$ 409.990. Acima, portanto, das versões HPE, de R$ 339.990, e HPE-S, de R$ 369.990.
A linha Mitsubishi Pajero até já teve uma versão Legend, mas foi para a Pajero Full. Na época, foi uma espécie de "versão de despedida", já que o SUV grandão estava na iminência de ganhar uma nova geração. No caso do Pajero Sport, não deve ser exatamente isso - a nova geração ainda nem estreou lá fora. Ou seja, ainda vai demorar para chegar aqui.
Focada assumidamente em brigar com a rival Toyota SW4 Diamond, a versão Legend chega com itens exclusivos. Por fora, é a única versão com rodas de 20 polegadas com acabamento em fumê. Além disso, maçanetas e retrovisores são pintados na cor da carroceria, em substituição ao cromado existente na versão HPE-S.
A moldura da tampa traseira é na cor da carroceria, enquanto o espaço para a placa exibe acabamento na cor preta, como parte da grade dianteira. Já as moldura dos paralamas têm detalhes em cromado escurecido.
No interior, a versão Legend tem acabamentos em preto nos detalhes do painel, no console central e nas portas. Os bancos têm revestimento em couro preto. Os novos equipamentos são o aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros. Os bancos dianteiros, aliás também têm ajustes elétricos - algo já presente na versão HPE-S.
A Legend também é equipada com um novo sistema de som com oito alto-falantes e 510 Watts de potência. Junto, vem a multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Ao conectar o smartphone, é possível usar aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify. Já o painel de instrumentos é 100% digital, tem configurações e ainda é integrado ao sistema de entretenimento do SUV. Outros recursos de bordo são o volante multifuncional, o piloto automático, as entradas USB na parte dianteira, a tomada de 120 Volts n console, a chave presencial e a partida por botão.
Todas as versões do Pajero Sport usam a mesma mecânica. Ou seja, o motor MIVEC 2.4 turbodiesel com 16 válvulas, comando duplo no cabeçote, injeção direta e bloco de alumínio. Entrega 190cv e 43,9 kgf.m de torque e é gerenciado por um câmbio automático de oito velocidades - e há paddle-shifts atrás do volante para trocas manuais.
A tração é gerenciada pelo sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), que oferece quatro opções, que permitem ao SUV rodar em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, é possível escolher o ajuste mais indicadas às condições de rodagem:
O Pajero Sport 2024 ainda tem Off-Road Mode, um recurso engloba quatro modo de condução: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock (cascalho, lama/neve, areia e pedras). Cada um tem sua configuração específica para adequar a tração ao piso.
Ao mudar o modo de condução, o cari altera automaticamente a potência do motor e as respostas de transmissão, freios e controles de estabilidade e de tração. Todas essas informações são projetadas no painel de instrumentos e mostram como cada roda está atuando individualmente.
Achou pouco? Pois o Pajeto Sport também tem bloqueio do diferencial do eixo traseiro, assistentre para partida em rampas (HSA) e o controle adaptativo de descidas, (HDC) que mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando o uso do freio.
Ainda estão a bordo sete airbags, freios com ABS e EBD, e também controles de estabilidade (ASC) e de tração (ATC), frenagem autônoma, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos (BSW) e de freio e acelerador, e estabilizador de reboque.
Por fim, vale lembrar que o Pajero Sport é capaz de rodar em ângulos de 45 graus de inclinação lateral e tem ângulo de entrada de 30 graus, ângulo de saída de 24,2 graus e ângulo de subida de 23,1 graus.
O porta-malas leva 971 litros, capacidade que sobe para 1.731 litros com os bancos da segunda fileira rebaixados. Tudo com o assoalho sempre plano.