Um Nissan March com frente de Jaguar ou um Toyota RAV4 com visual de SUV norte-americano dos anos 1980 podem parecer obras de alguma oficina especializada em customizações excêntricas, mas são criações da Mitsuoka, empresa japonesa que ficou conhecida por criar modelos retrô a partir de carros modernos.
A Mitsuoka foi fundada em 1968, mas só começou a fabricar seus primeiros veículos na década de 1980, quando lançou o microcarro Bubu50, equipado com um motor de motocicleta de 50 cilindradas cúbicas. Na mesma época, a empresa chegou a fazer réplicas do Porsche 356, a partir do chassi do Volkswagen Fusca, e até mesmo uma cópia do Mercedes-Benz SSK dos anos 1920. Os modelos com visual retrô foram lançados na década de 1990.
Entre as suas criações mais conhecidas está o Viewt, que nada mais é que o Nissan March de segunda geração com a dianteira e a traseira reestilizadas no mesmo estilo do Jaguar Mark 2. Até mesmo o acabamento interno que imita madeira foi inspirado no clássico inglês dos anos 1960.
Nem mesmo o Toyota Corolla escapou da criatividade dos designers da Mitsuoka. O modelo Ryugi nada mais é que um Corolla Axio (versão japonesa) transformado em algo que lembra os carros clássicos da Bentley. Além da enorme grade dianteira cromada, o sedã também recebe apliques que imitam madeira na decoração da cabine.
A inspiração em modelos britânicos também pode ser vista no Himiko, um conversível de dois lugares baseado no Mazda Miata com a carroceria modificada com o visual dos pequenos esportivos da Jaguar e da Morgan.
A última criação da Mitsuoka é o Buddy, um Toyota RAV4 que é a cara do norte-americano Chevrolet Blazer dos anos 1980. Apesar do visual com para-choques cromados, dois pares de faróis halógenos e das lanternas verticais, o SUV manteve o moderno conjunto motriz híbrido.
Provavelmente a criação mais polêmica da empresa, o Mitsuoka Orochi foi mostrado pela primeira vez na forma de conceito no Salão de Tóquio. Naquela época, o superesportivo com carroceria longilínea e portas do tipo tesoura já recebeu muitas críticas sobre o seu visual que parece um peixe sorridente. Apesar do desenho agressivo, o Orochi (nome que se refere a um dragão de duas cabeças da mitologia japonesa) era equipado com um motor V6 central-traseiro de 233 cv da Toyota e câmbio automático de cinco marchas.