Montana vs. Toro: picapes iguais, mas diferentes

A nova picape da Chevrolet encara a configuração de entrada do modelo da Fiat: confira qual é a melhor para você

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Evandro Enoshita
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A nova Chevrolet Montana e a Fiat Toro mostram como o segmento de picapes mudou muito nos últimos anos. Se antes eram leves, médias e pesadas, hoje existem modelos que unem a carroceria monobloco com dimensões maiores que as das compactas tradicionais.

Mas mesmo entre essas novas picapes monobloco (ou picapes-crossover, como preferir), existem diferenças significativas. Um exemplo é o que acontece com a Montana Premier (R$ 142.590) e a Toro Endurance (R$ 146.990).

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A recém-lançada terceira geração da picape da Chevrolet ganhou tamanho e sofisticação para brigar no mesmo segmento e faixa de preços do modelo da Fiat.

Mas, no final das contas, são produtos feitos para atender a diferentes tipos de desejos e públicos. Veja a seguir qual delas se adequa melhor ao que você espera de uma picape.

Montana Premier vs. Toro Endurance

A Chevrolet Montana cresceu, mas ainda é menor que a Fiat Toro
Crédito: Ricardo Rollo
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Visual e dimensões

Ouso dizer que a Fiat Toro foi um dos projetos mais felizes já lançados pela marca italiana no mercado brasileiro. Lançado em 2016 e reestilizado em 2021, o modelo se tornou referência e líder de vendas nessa categoria de picapes-crossover.

Mesmo sete anos depois do lançamento, a Toro ainda agrada bastante pela atualidade, com soluções ainda exclusivas no mercado como a tampa de caçamba bipartida e com abertura na horizontal.

Já a Chevrolet Montana mudou completamente nesta terceira geração. O carro pequeno com caçamba deu lugar a um automóvel maior e mais sofisticado. E que agora compartilha a plataforma com o Tracker- por isso, aliás, a picape não esconde seu "DNA SUV".

A Fiat Toro tem caçamba maior, mas a Montana aposta na versatilidade
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A Montana ganhou porte, mas ainda é menor que a Toro. Tem 4,71 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura, e 2,80 m de entre-eixos. Já a picape da Fiat tem 4,95 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e entre-eixos de 2,98 m.

Lado a lado, a Toro é claramente maior. Essa diferença de tamanho é notada no tamanho da caçamba. A Montana tem uma área de carga de 874 litros e pode levar até 600 quilos. Já a Toro leva 937 litros e aguenta até 750 quilos.

Por outro lado, a picape da Chevrolet compensa sua menor capacidade de carga com mais versatilidade, oferecendo uma capota marítima que promete acabar com a bagagem suja de poeira, além de acessórios como um divisor para a caçamba ou nichos para objetos pequenos.

O motor 1.3 turbo da Toro desenvolve 185 cv e 27,5 kgfm
Crédito: Ricardo Rollo
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Mecânica e desempenho

A Montana Premier tem motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,5 kgf.m, que é combinado a um câmbio automático de seis marchas. Já a Toro Endurance usa um 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgf.m, também casado a um câmbio automático de seis marchas.

Menor, a Montana consegue compensar com o menor peso (são 1.310 quilos, ante os 1.650 quilos da Toro) a diferença de potência e acelera de zero a 100 km/h em 10,1 segundos, enquanto a picape da Fiat parte da imobilidade até os 100 km/h em 10,6 segundos.

Mais rápida na hora de acelerar, a picape da Chevrolet também entrega números melhores de consumo. Com gasolina, são 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Já a Toro faz 9,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. No uso real, ainda que sem carga, ambas agradam pelo bom fôlego.

Já o 1.2 turbo da Chevrolet Montana desenvolve 133 cv e 21,5 kgf.m
Crédito: Ricardo Rollo
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No caso da Montana, surpreende o comportamento mais nervoso que o do Tracker com a mesma motorização, com respostas rápidas do câmbio e do motor ao comando no acelerador. Mais carro que picape, o modelo da Chevrolet é também mais plantado no chão que a Toro.

Já a Toro mostra que contra números não há argumentos. Mesmo perdendo em aceleração para a Montana, a picape da Fiat deixa claro que tem mais gordura para queimar. Com certeza, a potência e torque adicionais farão diferença se a ideia for rodar com carga na caçamba.

Cabine e comodidade

Apesar das dimensões externas claramente menores, a Montana surpreende pelo espaço oferecido na cabine. A picape da Chevrolet oferece um espaço para as pernas tão bom quanto o da Toro, além de uma área para a cabeça superior à oferecida pelo modelo da marca italiana.

Isso é resultado da adoção na Montana de uma posição mais baixa para os ocupantes, que se acomodam como se estivessem em um automóvel de passeio, e não em uma picape. Isso faz com que os estribos laterais - oferecidos como acessório - sejam totalmente dispensáveis.

É bem diferente do que acontece na Toro, que além de oferecer uma cabine mais larga, bota os passageiros e o motorista lá no alto. Não chega a ser tão alto quanto em uma picape média, mas já torna os estribos um acessório interessante (principalmente para os baixinhos).

Falando de equipamentos, a Montana oferece um pacote de equipamentos mais recheado. São de série o ar-condicionado automático digital, faróis de LED com acionamento automático, carregador de celular por indução, alarme, multimídia com tela de oito polegadas, bancos de couro e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Já o pacote de segurança e de auxílios de direção tem seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa e monitor de pontos cegos.

Enquanto isso, a Toro tem ar-condicionado, iluminação da caçamba, controlador automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, painel digital, multimídia com tela de sete polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos de tecido e rodas de aço de 16 polegadas com calotas.

O pacote de segurança tem seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e sensor de estacionamento traseiro.

A Fiat Toro é uma picape para quem precisa de uma... picape; já a Montana é mais urbana
Crédito: Ricardo Rollo
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Conclusão

Postas essas características na mesa, fica bem claro que a Montana Premier é uma escolha mais interessante para quem curte mais o visual do que as características de uma típica picape.

Bem equipada e com um comportamento mais próximo aos dos carros de passeio, a versão topo de linha da picape da Chevrolet é uma escolha mais interessante se você raramente vai rodar com cargas pesadas na caçamba.

Já a Toro, principalmente nessa versão de entrada Endurance, é uma opção mais interessante para quem topa abrir mão de uma lista mais recheada de equipamentos, em troca de uma experiência de rodagem um pouco mais próxima às das picapes médias e do conjunto mecânico com mais potência e torque.

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