Verão, época de temperaturas elevadas, dias limpos e sol forte. Porém, no fim de tarde, o céu costuma ser tomado por nuvens negras, raios e trovões. Prenúncio das típicas e temidas tempestades da estação, que causam grandes transtornos para todo mundo - e também para os motociclistas.
Alagamentos, quedas de árvores e novos buracos nas ruas e estradas são efeitos colaterais desse fenômeno climático. Para evitar problemas, elaboramos algumas dicas simples que podem ajudar os motociclistas a conviver com essas chuvas torrenciais que duram pouco, mas atrapalham muito.
Verão também é sinônimo de sol forte e muito calor. Por isso, muitos motociclistas (e também motoristas) estacionam debaixo de árvores em busca de sombra e proteção para o veículo. Evite fazer isso se houver previsão de tempestades. Muitas árvores - ou seus galhos - caem por causa dos fortes ventos e do peso excessivo da água acumulada nos galhos e troncos.
Infelizmente, não há como prever se uma árvore, ou um galho, cairá. A única forma de se prevenir é evitar estacionar perto de árvores – principalmente as maiores e mais antigas.
Nas tempestades, não é raro ver motos sendo levadas ladeira abaixo por fortes enxurradas. A força da água pode ser capaz de derrubar a moto e arrastá-la, causando grandes estragos.
Estacionar a moto com o descanso lateral apoiado na parte mais baixa da rua ajuda a suportar a força da água, porém é apenas um paliativo. Se a moto está numa ladeira e existe o risco de temporal, procure um outro local mais seguro.
Os alagamentos e inundações se formam rapidamente. Regiões baixas, próximas às margens de rios e lagoas, estão sujeitas a esse problema. Também podem ocorrer em áreas centrais que recebem muita água e onde o sistema de drenagem não consegue escoar a água.
E as inundações acontecem em poucos minutos. Fique atento à sinalização das áreas de risco, como existem na cidade de São Paulo, e evite deixar sua moto em locais que tenham histórico de enchentes.
Muitas vezes, com pressa, o motociclista decide encarar uma área alagada. Mas, vale lembrar, que isso não é aconselhável. O melhor mesmo é se proteger da chuva e esperar a água baixar.
Entretanto, se for inevitável atravessar uma área alagada, é bom medir os riscos e o nível da água. A regra geral é que o nível da água não deve passar da altura do eixo da roda. Acima disso, existe o risco da moto afogar e morrer. Com isso a água pode entrar no bocal do filtro de ar ou escapamentos, e aí os danos serão grandes.
Caso você conheça o local e veja que o alagamento não é assim tão profundo, mantenha a moto em aceleração constante, usando uma marcha mais reduzida, para evitar que a água entre pelo escapamento. E não mude de marcha no trecho alagado.
Quando o nível da água está alto o piloto pode cair em um buraco ou em um bueiro destampado. Outro risco é bater com a moto em obstáculos ou até na calçada encobertos pela água.
Muitos pilotos seguem veículos maiores, como ônibus ou caminhões, para cruzar um ponto de alagamento. Mas existe o risco de ser derrubado pela onda formada pelo veículo. Portanto, evite.
Se o motor parar de funcionar ou a moto cair, não tente ligá-la. Empurre-a até um local seguro e leve a uma oficina assim que possível para verificar se entrou água no sistema de alimentação.
Se isso ocorreu, será necessário fazer uma limpeza no filtro de ar e na câmara de combustão, que podem estar impregnados de água, areia e outros detritos. Acionar o motor nestas condições pode causar danos à parte interna - o chamado "calço hidráulico". Rolamentos de rodas e suspensão, assim como a mesa do guidão, também devem ser limpos e lubrificados.
Assim como a motocicleta, o ser humano também corre riscos em um alagamento. O contato com a água de enchentes pode causar doenças graves, como cólera e leptospirose. Em resumo: evite!