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Motos da BMW farão reconhecimento facial e ocular

Modelos com motor boxer terão dispositivo que escaneia rosto e olhos do piloto para reduzir o risco de roubos e furtos

por Roberto Dutra

As motos da BMW equipadas com o famoso motor boxer - de dois cilindros contrapostos - são famosas no mundo inteiro e, infelizmente, igualmente cobiçadas por ladrões. No Brasil, têm sido especialmente visadas principalmente nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Agora, porém, a marca pretende minimizar esse problema com um sistema de reconhecimento facial instalados nas motos.
Segundo a BMW, o sistema - batizado de IFace - torna a chave codificada definitivamente obsoleta e complementa outro dispositivo de segurança, a chave presencial. Nas motos mais recentes da marca, basta estar com a chave no bolso e apertar um botão à frente do tanque para ligar o motor.

Como funciona o reconhecimento facial

Usando tecnologias 3D e de escaneamento infravermelho instaladas no painel de instrumentos com tela de TFT, o novo sistema faz o reconhecimento do rosto e também analisa a íris e a córnea do olho do piloto.
Essa dupla função permite o reconhecimento se o piloto estiver sem capacete - "lendo" seu rosto - ou com o capacete - nesse caso, pela análise do olho. E mais: a leitura de íris e córnea é feita mesmo com a viseira do capacete abaixada, mesmo que essa viseira seja espelhada e mesmo que piloto esteja usando óculos ou lentes de contato. Caramba!
A tecnologia usa a projeção de um facho, e é similar à que vem sendo usada há muitos anos em setores como engenharia reversa, por exemplo. A face do piloto é escaneada de forma tridimensional e biométrica.
O "resultado" da análise é comparado ao de imagens previamente arquivadas no sistema. Se der positivo, libera a ignição, a trava de direção e outras funções eletrônicas, e o piloto pode ligar o motor. Vale destacar que o sistema também funciona em ambientes sem iluminação.

Sistema também poderá avisar a polícia

Quer mais? A rede mundial dos sistemas BMW eCall e iFace também permitirá a identificação de ladrões. Em alguns países, no caso de tentativa de roubo, o BMW iFace se comunicará com o serviço eletrônico de emergência eCall.
O Call Center da BMW Motorrad receberá uma mensagem sobre a tentativa de roubo por meio de um código especial, e os dados do escaneamento (face ou olho) e os dados da posição geográfica da moto serão transmitidos ao banco de dados central da polícia local.
Se o material de dados correspondente for encontrado no arquivo da polícia local, a busca pelo ladrão poderá ser iniciada imediatamente. Se nenhum dado estiver disponível, a nova leitura será armazenada no banco de dados para uso posterior.

Parceria com universidade

O BMW iFace foi desenvolvido em parceria com o Professor Dr. Gerhard Lesjöh, chefe do principal instituto de oftalmologia do mundo - na Universidade de Munique.
O desenvolvimento do sistema levou três anos e também teve a participação do chefe do setor de proteção contra roubos da BMW, Dr. Burkhard Hund, do Escritório Estadual de Investigação Criminal da Bavária e de Giovanni Häberle, CEO de uma empresa de consultoria especializada em prevenção de roubos e furtos que atua na região de Stuttgart-Stammheim.
O BMW iFace será oficialmente apresentado este ano em algum salão de motos europeu -a BMW não revelou qual - e deverá estar nas motos com motor boxer na linha 2024.

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