Motos: lançamentos prometidos para 2024

O mercado brasileiro de motos foi bem agitado em 2023. No ano que vem, muitas novidades serão lançadas no Brasil; veja!

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Alexandre Ciszewski
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Como você viu aqui no WM1, o mercado brasileiro de motos foi bem agitado em 2023. Durante este ano tivemos importantes lançamentos no Brasil, mas tem muita novidade prontinha para chegar no ano que vem.

Confira abaixo os lançamentos prometidos para 2024, assim como modelos que ainda não estão confirmados, mas que têm grandes chances de chegar ao Brasil!

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Motos: lançamentos prometidos para 2024

Bmw R 1300 Gs
A nova BMW R 1300 GS foi lançada lá fora no fim desse ano e deve chegar em breve às lojas brasileiras
Crédito: Divulgação
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BMW R 1300 GS

A BMW R 1300 GS foi apresentada globalmente em setembro. A líder no segmento de big trails por aqui deve começar a ser produzida na fábrica da marca em Manaus já em janeiro de 2024. A chegada às lojas está prevista para abril do ano que vem, podendo ocorrer algum atraso devido à seca na região amazônica.

O motor é o famoso boxer com dois cilindros contrapostos, comando de válvulas variável e refrigeração líquida, que nessa nova geração tem 1.300 cm³ e rende 145 cv de potência a 7.750 rpm com torque de 14,5 kgf.m a 6.500 rpm. Ou seja, o motor boxer mais potente já feito pela BMW para as suas motos.

A nova BMW F 900 GS deve ser lançada em breve por aqui, aproveitando a "onda" da nova R 1300 GS
Crédito: Divulgação
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BMW F 900 GS

A BMW F 900 GS nada mais é que a 850, que temos aqui no Brasil, renovada. Ainda não existe uma resposta oficial da BMW, mas é bastante provável que a moto chegue ao mercado brasileiro junto com a R 1300 GS, ou pouco tempo depois.

O novo motor de dois cilindros em linha, agora com capacidade cúbica de 895 cm³, proporciona maior dinâmica de pilotagem e entrega 105 cv de potência e 9,4 kgf.m de torque.

A nova Ducati Scrambler será a a moto mais barata da marca no Brasil
Crédito: Divulgação
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Ducati Scrambler

A Ducati Scrambler atualizada foi mostrada no Salão de Milão, em novembro deste ano. Lá fora, a moto tem três versões diferentes: Icon, Nightshift e Full Throttle. A motocicleta será lançada no Brasil ainda no primeiro semestre de 2024 e deverá ser a Ducati mais barata. Porém, por enquanto ainda não foram confirmadas as versões que serão comercializadas no mercado brasileiro.

A Scrambler 2023 ainda é equipada com o motor Desmodue de dois cilindros e 74 cv de potência máxima, mas agora tem novas capas para a embreagem e alternador (menores que a anterior) - que apresentam um logotipo em forma de "X". A própria embreagem agora tem oito discos e é mais leve, com um acionamento mais suave da alavanca. Além disso, o motor atual é 2,5 quilos mais leve que o Desmodue da geração anterior da Scrambler, o que contribui para que a moto seja quatro quilos mais leve.

A nova Ducati Diavel ganhou o motor V4 Granturismo, derivado do Desmosedici Stradale usado por Panigale V4 e Streetfighter V4
Crédito: Divulgação
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Ducati Diavel V4

A musculosa Ducati Diavel V4está presente nos mercados europeu e norte-americano. A nova moto tem uma série de mudanças e aprimoramentos. A principal novidade, claro, está no motor. Sai o V2 usado desde sempre e entra o furioso V4 Granturismo, derivado do Desmosedici Stradale usado por Panigale V4 e Streetfighter V4.

É o mesmo que atualmente move a Multistrada V4 S. Tem 1.158 cm³ e rende 168 cv de potência com 12, 8 kgf.m de torque a 7.500 rpm. São 10 cv a mais de potência e o mesmo torque do V2 anterior, que tinha 1.260 cm³. Não há confirmação oficial, mas espera-se que a nova Ducati Diavel V4 seja lançada até julho de 2024.

Fantic Caballero 500: o segmento de motos scrambler de até 500 cm³ ganhará mais um modelo
Crédito: Divulgação
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Fantic Caballero 500 e XEF 250 Enduro

A Fantic deve desembarcar no Brasil em 2024. Aqui, a fabricante italiana de motos será representada pela 2W Motors, que já comercializa por aqui algumas bicicletas elétricas da marca. A empresa também representa no país a Husqvarna e é dona de concessionárias Royal Enfield. Além disso, já trabalhou com BMW e Triumph, dentre outras. Ou seja, experiência não lhe falta.

A Fantic XEF 250 será uma boa opção para os adeptos de trilhas
Crédito: Divulgação
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Deverão ser lançados os modelos Caballero 500 e XEF 250 Enduro. A primeira tem as versões Deluxe, Flat Track, Explorer, Rally e Scrambler, que variam nos acabamentos e em alguns detalhes, mas o motor é sempre o monocilíndrico injetado e refrigerado a água, com 449 cm³ e 40 cv de potência a 7.500 rpm com  torque de 4,3 kgf.m a 6.000 rpm. Já a XEF 250 Enduro é uma moto feita para o off-road mais radical, com motor quatro tempos injetado e refrigerado a água de 250 cm³, que entrega de 21 cv a 8.750 rpm. Os preços, claro, ainda são mistério.

A nova NX 500 substituirá a CB 500 X e deve ser lançada no Brasil até o fim de 2024
Crédito: Divulgação
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Honda NX 500 e Hornet 500

A nova Honda NX 500 é a substituta natural da CB 500X, assim como a nova Hornet 500 chegou para ocupar o lugar da CB 500F lá fora. As motos foram apresentadas ao mundo durante o Salão de Milão deste ano. A Honda do Brasil ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas é bem provável que as duas sejam lançadas por aqui no segundo semestre de 2024.

O motor é o mesmo da CB 500X, com 471 cm³, 48 cv de potência e 4,3 kgf.m de torque. A Honda diz que foram feitos aprimoramentos na parte eletrônica, para proporcionar respostas mais rápidas, e também nas suspensões dianteiras invertidas. Além disso, a NX 500 é três quilos mais leve que a CB 500X - tem 196 quilos a seco. Outra novidade na moto é o controle de tração, recurso inexistente na CB 500X.

Já a CB 500 Hornet é a substituta natural da CB 500F
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Assim como a NX 500 usa a mesma base e motor da CB 500X, a CB 500 Hornet também herda componentes da CB 500F. Mas o design é bem diferente, com jeitão mais robótico e esculpido, e sem qualquer apelo retrô.

A Hornet tem iluminação full-LED, farol triangular com moldura, um pequeno para-brisa, abas laterais discretas e rabeta arrebitada com lanterna verticalizada. Outra novidade é o painelzinho com tela de TFT de cinco polegadas e conectividade - o mesmo da NX 500. A suspensão dianteira invertida também é a mesma de antes - e que, nos últimos anos na CB 500F, foi herdada da CB 650F. Ou seja, um ótimo conjunto.

A nova Honda ADV, com motor maior, deve chegar ao Brasil ao longo do ano que vem
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Honda ADV 160

Assim como aconteceu com a Honda PCX em 2023, a pequena scooter aventureira ADV 150 deve crescer em 2024, com o a capacidade cúbica do motor aumentada de 150 cm³ para 160 cm³, como já é lá fora.

Lá, o motor da scooter aventureira da Honda, que continua monocilíndrico e refrigerado a água, passou a ter 156 cm³, 15,8 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 1,5 kgf.m a 6.500 rpm. Antes, eram 149 cm³, 15 cv a 8.500 rpm e 1,4 kgf.m a 6.500 rpm.

Especulada para o Brasil, assim como aconteceu com a XRE 300 Sahara, a nova Honda Transalp pode chegar em 2024
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Honda Transalp 750

Aqui, uma especulação, mas que teria espaço no mercado brasileiro de motos. A nova Honda Transalp 750 foi lançada oficialmente no mercado internacional no final de 2022, chegando às lojas da Europa e Estados Unidos no primeiro semestre de 2023.

O motor é o mesmo da nova geração da Hornet 750 lançada lá fora: um bicilíndrico refrigerado a água com 755 cm³, 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,5 kgf.m de torque a 7.250 rpm. A transmissão tem seis marchas, com secundária por corrente.

Vale lembrar que a Honda registrou essa nova Transalp no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), em setembro do ano passado - o que é um indício, mas não uma certeza, de que será vendida por aqui...

O scooterzão Honda Forza 350 chegou ao Brasil já desatualizado. O novo modelo deve chegar em 2024
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Honda Forza 350

O Honda Forza 350 demorou um pouco para chegar ao Brasil, mas finalmente foi lançado no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022, importado da Tailândia. Porém, logo em seguida, em outubro do ano passado, o modelo passou por atualizações no mercado internacional e o scooter vendido aqui ficou levemente defasado.

Espera-se que a marca japonesa lance o Forza 350 atualizado em 2024. A marca já fez o registro da patente do visual atualizado do novo Honda Forza 350 no INPI - com o mesmo visual do modelo que já é comercializado no mercado asiático. O ponto de destaque fica para o farol e para toda a carenagem frontal, que ficou com a aparência mais "afiada".

Além disso, deverá ser possível interagir com smartphones via Bluetooth por meio de comandos de voz devido a um novo conjunto de instrumentos com o Sistema de Controle de Voz da Honda. Na parte mecânica, tudo igual. O scooterzão continuará com o mesmo motor, um monocilíndrico injetado e refrigerado a água, que tem 330 cm³, comando simples no cabeçote, 29,2 cv de potência e 3,2 kgf.m de torque a 5.250 rpm.

A Kawasaki Eliminator 450 já está confirmada para o Brasil desde junho deste ano
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Kawasaki Eliminator 450

A nova Kawasaki Eliminator 450 está confirmada no Brasil desde o lançamento da nova Ninja ZX-4R, durante o Festival Interlagos, em junho deste ano. A custom média chegará ao Brasil no final do primeiro semestre de 2024 e ocupará um espaço vazio no mercado brasileiro.

A Eliminator com motor de 450 cm³ é recente: foi apresentada no Osaka Motor Show, no Japão, em março, e lançada no Estados Unidos logo depois, em abril de 2023. O motor é aquele bicilíndrico que conhecemos da Ninja 400 e da Z 400, mas com mudança na capacidade cúbica e, por tabela, potência e torque maiores.

Com seus dois cilindros em linha, oito válvulas e exatos 451 cm³, entrega 52 cv de potência máxima e 4,3 kgf.m de torque - a Ninja 400 atual tem 48 cv e 3,9 kgf.m.

A nova Royal Enfield Super Meteor 650 provavelmente será lançada no começo de 2024
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Royal Enfield Super Meteor 650

A Royal Enfield vem engatando lançamento atrás de lançamento no mundo, e no Brasil não é diferente. A nova Super Meteor 650 foi apresentada oficialmente na Índia em janeiro de 2023. Os brasileiros interessados na moto não precisarão esperar muito tempo para poder comprá-la, já que a moto provavelmente será lançada no primeiro semestre de 2024.

A Super Meteor 650 tem o mesmo motor das "twins" Interceptor e Continental GT. Ou seja, um bicilíndrico refrigerado a ar que, nas especificações para o Brasil, rende 47 cv de potência e 5,2 kgf.m de torque.

O desempenho não promete adrenalina, já que a moto pesa 241 quilos em ordem de marcha - é bastante para sua potência e torque. Mas habitualmente quem compra moto custom não busca rendimento esportivo, mas respostas honestas para passeios tranquilos.

A nova Royal Enfield Shotgun 650 deve chegar ao Brasil até o meio de 2024
Crédito: Divulgação
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Royal Enfield Shotgun 650

Assim como a Super Meteor 650, a nova Royal Enfield Shotgun 650 deverá ser lançada no Brasil no primeiro semestre do ano que vem. A bobber estilosa, que compartilha boa parte de seus componentes com as outras bicilíndricas da marca - Interceptor, Continental GT e Super Meteor -, foi revelada oficialmente ainda neste mês de dezembro.

As Royal Enfield Interceptor 650 e Continental GT 650 já foram atualizadas no mercado internacional
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Royal Enfield Interceptor e Continental GT 650

Lançadas no Brasil já há algum tempo, os modelos Royal Enfield Interceptor 650 e Continental GT foram atualizados lá fora no começo deste ano. Seguindo o padrão dos últimos anos, as "twins" da Royal Enfield devem ser atualizadas muito em breve no Brasil, até a metade de 2024.

Na atualização, além de novas opções de cores, as motos ficaram mais sofisticadas. Isso porque o modelo 2023 de Interceptor e Continental GT 650 ganharam novo sistema de iluminação de LED, nova entrada para USB e assentos revisados, para melhor conforto do piloto e garupa.

As motos têm o mesmo motor das motos citadas acima, ou seja, um bicilíndrico refrigerado a ar que, nas especificações para o Brasil, rende 47 cv de potência e 5,2 kgf.m de torque.

A nova Royal Enfield Himalayan 450 deve ser lançada no brasil no segundo semestre de 2024
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Royal Enfield Himalayan 450

Depois de muitos meses de mistério, especulações, vazamentos de imagens e poucas certezas, a nova Royal Enfield Himalayan 450 foi lançada oficialmente no fim deste ano, durante o Salão de Milão.

A moto é toda nova e nada tem a ver com a Hima 411 que conhecemos e é vendida aqui no Brasil. Do chassi ao motor, a Hima 450 é inédita. E isso se traduz em especificações bem superiores aos da irmã mais antiga.

O motor ainda é monocilíndrico, mas um pouco maior, com quatro válvulas, comando duplo no cabeçote e - o principal -, refrigeração líquida. Batizado de Sherpa, entrega 40 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 4 kgf.m a 5.500 rpm. Ou seja, a moto tem quase duas vezes mais potência que a Hima 411. A novidade deve ser lançada no Brasil somente no final de 2024.

Com design exótico e motor de 84 cv, a V-Strom 800 terá duas versões, DE e SE - uma é mais urbana e a outra topa um off-road
Crédito: Divulgação
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Suzuki V-Strom 800

A nova Suzuki V-Strom 800 chegará ao mercado brasileiro no ano que vem. A confirmação foi feita pela J. Toledo da Amazônia, que representa a fabricante japonesa por aqui. A moto virá em duas versões - a DE, mais afeita ao uso urbano e ao piso asfaltado, e a SE, com um pouco mais de aptidão ao off-road.

Lançada mundialmente no Salão de Milão do ano passado, a nova V-Strom 800 exibe design exótico e completamente diferente do exibido pela atual V-Strom 650: tem aspecto robótico e futurista, seguindo a receita presente na naked GSX-S 1000, que já é vendida no Brasil, e também na GSX-S8, substituta da GSX-S 750, que já existe lá fora, mas não aqui.

As duas versões usam o mesmo motor bicilíndrico de 776 cm³, refrigerado a água e com duplo comando de válvulas, que rende 84 cv de potência a 8.500 rpm e 8 kgf.m de torque a 6.800 rpm.

Nas especificações originais, a moto tem suspensão dianteira Showa invertida e traseira mochoque com balança de alumínio - ambas com ótimos 22 cm de curso -, quickshifter bidirecional, três níveis de entrega de potência e quatro ajustes no controle de tração. O ABS da roda traseira pode ser desligado.

A nova esportiva Suzuki GSX-8R teria espaço aqui no Brasil?
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Suzuki GSX-8R

Já a nova esportiva Suzuki GSX-8R, lançada em Milão, compartilha componentes com a já confirmada para o Brasil V-Strom 800. Isso, em tese, facilitaria a chegada do modelo, que se destaca pelo design exótico, por aqui.

Além das novas motos de 400 cm³, a Triumph promete dois novos modelos em 2024 (lá fora...)
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Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X

Bastante aguardadas, e já confirmadas, as novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X começarão a ser entregues aos primeiros clientes entre fevereiro e março de 2024. Segundo a marca, o primeiro lote de 400 unidades das duas esgotou em menos de 24 horas e já existe uma lista de espera de mais de 300 clientes.

A Speed 400 foi lançada no Brasil com preço sugerido de R$ 29.990, enquanto a Scrambler 400 X chegou por R$ 33.990.

As duas motos compartilham vários componentes, do chassi ao motor. O monocilíndrico é totalmente novo nas fileiras da Triumph, e foi batizado de TR. Refrigerado a água, tem quatro válvulas, comando no cabeçote e 398 cm³ de capacidade cúbica. Rende 40 cv de potência a 8.000 rpm, com torque de 3,7 kgf.m de torque a 6.500 rpm.

Yamaha R15: a nova porta de entrada para quem quer uma moto esportiva no Brasil
Crédito: Gustavo Epifanio
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Yamaha R15

A Yamaha YZF-R15 foi lançada oficialmente no Brasil durante o Festival Interlagos, em junho de 2023. Porém, ainda não está nas lojas da marca. Isso porque o primeiro lote foi todo vendido por reservas on-line. Já o segundo lote chegará em janeiro de 2024, e aí a moto poderá ser comprada nas concessionárias da marca ou online, no site da Yamaha. As primeiras entregas também estão previstas para o mês de janeiro

O motor é monocilíndrico como em todas as motos pequenas, mas tem 155 cm³, refrigeração líquida e comando de válvulas variável (VVA) - três aspectos nada comuns em motos de baixa cilindrada. A potência máxima de 18,8 cv a 10.000 rpm e o torque de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm também estão acima da média.

Some a isso mais dois outros itens nada comuns no segmento: câmbio de seis marchas - na maioria absoluta das pequenas, são cinco marchas -, e embreagem assistida e deslizante, que ara quem não sabe é um sistema que pede pouco esforço no acionamento e evita o travamento da roda traseira nas frenagens bruscas.

Façam suas apostas, pois o ano de 2024 promete muitas motos novas no mercado brasileiro.

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