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Neta Aya zera em teste de segurança do NCAP

Modelo que já está em pré-venda no nosso mercado, por iniciais R$ 128.900, leva zero estrela na prova do Asean NCAP

por André Deliberato

O crossover Neta Aya - mostrado pela primeira vez em nosso mercado no Festival Interlagos, no meio do ano e lançado em pré-venda há algumas semanas - foi mal em um teste feito pelo Asean NCAP, a versão asiática da entidade de segurança veicular.
O teste foi realizado para países do sudeste asiático. O Aya foi o primeiro carro elétrico avaliado sob novo protocolo de segurança - que está vigente desde 2021 e vai até 2025. O carro conquistou 28,55 pontos, sendo 7,89 pontos em proteção para adultos; 13,51 pontos para ocupantes infantis; 7,14 para sistemas de assistência à segurança e zero ponto para segurança de motociclistas.
A nota zero foi dada também pelo mau resultado em testes de impactos frontal e lateral. De acordo com o NCAP, foram notadas falhas graves na proteção de cabeça, pescoço, tórax e pernas no caso da colisão frontal; na lateral, o dummy registrou proteção marginal na região do tórax.

Mais detalhes sobre o "porrox" do Neta Aya

Mesmo com desempenho considerado razoável nas proteções frontal e lateral para ocupantes infantis, o NCAP afirma que a instalação do Sistema de Retenção Infantil (CRS) foi "problemática" - o SUV tem ancoragens Isofix e top tether, mas teve dificuldades de instalação com mais da metade dos tipos de CRS recomendados para aqueles mercados.
Outro ponto negativo, segundo o NCAP, foi a ausência de tecnologias de assistência à segurança. O Aya vendido por lá também não tem nem recursos relativamente simples, como pré-tensionadores e limitadores de carga nos cintos de segurança.

Como é o Aya

O Aya é um crossover com 4,07 metros de comprimento, 2,42 m de distância entre-eixos, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. Seu porta-malas tem capacidade para 335 litros.

O modelo tem um motor elétrico posicionado no eixo dianteiro, que desenvolve 95 cv de potência máxima e 15,3 kgf.m de torque. Dois modos de condução estão disponíveis: Normal e Sport.

A bateria é de 37,3 kWh, e proporciona uma autonomia de aproximadamente 410 quilômetros - isso de acordo com as medidas utilizadas pelo mercado chinês (aqui no Brasil, é de 268 quilômetros).
A versão que será vendida no mercado brasileiro, vale dizer, tem assistente de permanência em faixa, alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência e farol alto adaptativo.
Na parte de equipamentos, o carrinho vai oferecer central multimidia com tela de 14,6 polegadas sensível ao toque e compatível com CarPlay, cluster digital, volante multifuncional, carregamento de celular por indução e freio de estacionamento eletrônico.

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