A chinesa Neta aproveitará o Festival Interlagos - Carros, que acontece entre os dias 9 e 11 de agosto, em São Paulo (SP), para fazer a sua estreia oficial no mercado brasileiro.
A marca chega ao Brasil com dois modelos elétricos: o hatch Aya e o SUV X, com vendas programadas para começar em setembro. Os dois modelos já haviam sido antecipados pelo WM1.
O cupê esportivo GT também está confirmado, mas com lançamento programado para o fim de 2024.
O Aya é um elétrico de quatro lugares e pouco menor que um BYD Dolphin. Mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e tem 2,42 m de entre-eixos. O porta-malas tem 335 litros de capacidade.
Com um motor de 95 cv e bateria de 40,7 kWh, tem autonomia de 263 quilômetros no ciclo Inmetro e acelera de zero a 100 km/h em 12 segundos.
São duas versões, Comfort e Luxury, ambas com airbag duplo, faróis de LED , ar-condicionado automático, painel digital de 12 polegadas e multimídia de 14,6 polegadas.
O diferencial da Luxury é o pacote ADAS, com controlador adaptativo de velocidade, alerta de saída de faixa, frenagem autônoma com alerta de colisão e assistente de manutenção em faixa.
Na versão Comfort, o preço de lançamento é de R$ 124.900. Já a Luxury sai por 134.900.
O Neta X é um SUV de porte médio, que mede 4,62 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,63 m de altura e tem entre-eixos de 2,77 m. Dimensões maiores que as do também elétrico BYD Yuan Plus. O porta-malas tem 508 litros de capacidade.
Com motor de 163 cv, acelera de zero a 100 km/h em 9,5 segundos. São duas opções de bateria: a menor tem 52,5 kWh de capacidade e a maior tem 64,1 kWh.
A bateria menor permite um alcance de 258 quilômetros no ciclo Inmetro. Já a maior possibilita que o X rode até 317 quilômetros.
São três versões: 400, 500 e 500 Luxury. Todas são equipadas com teto solar panorâmico, faróis de LED com acionamento automático, seis airbags, painel digital e multimídia com tela de 15,6 polegadas.
O diferencial da 500 Luxury também é a presença do pacote ADAS, com controlador adaptativo de velocidade, frenagem autônoma, assistente de manutenção e permanência em faixa e frenagem autônoma.
A versão 400 parte de R$ 194.900, a 500 sai por R$ 204.900 e a 500 Luxury, por R$ 214.900.
Por fim, o Neta GT é um cupê esportivo. Mede 4,72 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,42 m de altura e tem 2,77 m de entre-eixos. Além do porta-malas de 297 litros, o modelo tem ainda um compartimento de carga dianteiro que leva 50 litros.
Na China, o modelo é oferecido em uma versão de tração traseira e 231 cv, que acelera de zero a 100 km/h em 6,5 segundos, e outra com tração integral e 394 cv, que faz o zero a 100 km/h em 3,7 segundos. A configuração escolhida para o Brasil ainda não foi divulgada.