A Nissan planeja lançar o SUV X-Trail no Brasil, mas depende de um "fechamento de contas" para que possa finalmente importá-lo para cá.
Alguns flagras mais recentes da última geração, já vendida há algum tempo na Argentina, importado do Japão, reforçam essa notícia. Caso da imagem abaixo, publicada no perfil @gessnermotors, no Instagram. Consultamos a Nissan. Essa foi a resposta da marca, na íntegra:
"O X-Trail é um sucesso global e nunca foi segredo que iríamos introduzi-lo no Brasil. No entanto, não depende apenas das nossas intenções como um número vários fatores desempenham um papel fundamental na competitividade dos produtos. Estamos comprometidos com o cliente satisfação e só venderá carros que tenham um business case garantindo sua longevidade em Brasil."
O X-Trail é um SUV médio, rival de Jeep Compass, Ford Territory, Caoa Chery Tiggo 7, Volkswagen Taos, Chevrolet Equinox, Toyota Corolla Cross e do futuro Honda ZR-V, que é vendido como HR-V nos EUA.
Pelo tamanho, pela proposta híbrida e até pelo lote de importação, que deverá ser limitado, deverá chegar para brigar com SUVs médios maiores, como Chevrolet Equinox, Volkswagen Tiguan, BYD Song Plus e cia.
Traduzindo o posicionamento oficial da Nissan: o lançamento do carro no Brasil depende de uma série de fatores para ser viável, inclusive no que se se refere à expectativa de retorno lucrativo. Além disso, a marca quis dizer que só trará o carro se essa expectativa permitir sua venda por um período razoavelmente longo - e não apenas temporário.
Segundo fontes ligadas à empresa, a ideia de trazê-lo existe desde 2020.
Em outras palavras, a marca há anos tenta armar um plano para trazê-lo a preço competitivo, que seja capaz de enfrentar os rivais citados com relativo lucro. Ou que, ao menos, não dê prejuízo. O Nissan Sentra, (re)lançado no Brasil no começo desse ano, passou por situação parecida.
No Brasil, a última aparição do X-Trail foi em 2010. A expectativa é que o lançamento aconteça por aqui ao longo de 2024.
Na Argentina, onde é emplacado desde julho, o carro custa a partir de 17.650.000 pesos (cerca de R$ 330 mil em conversão direta) e chega a 29.990.000 pesos (aproximadamente R$ 560 mil) na versão E-Power, que é híbrida. Por lá os valores assustam, muito por conta da crise econômica que os hermanos enfrentam e pelas altas taxas de importação; por aqui, o carro pode ficar entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.
Feito sobre uma plataforma completamente nova (a CMF-C/D) e com visual inédito, o X-Trail de quarta geração que já chegou à Argentina tem duas opções de motorização: um 2.5 aspirado a gasolina de 184 cv e 24,9 kgf.m de torque; e um conjunto híbrido que une um propulsor 1.5 turbo de três cilindros a dois elétricos, que combinados rendem 208 cv e 33,6 kgf.m de força.
Detalhe: segundo a Nissan, nesse conjunto híbrido chamado E-Power, o motor a gasolina funciona só como um gerador e tem a função de alimentar as baterias dos motores elétricos, que são os únicos que jogam força para os eixos. A Nissan garante que não há ligação entre motor térmico e câmbio.
Resultado: a matriz da Nissan no Japão garante que, com esse conjunto, o carro consegue fazer até 21,7 km/l.
O novo X-Trail tem 4,66 m de comprimento, 1,72 m de altura, 1,84 m de largura e 2,70 m de entre-eixos. Para comparação, o Jeep Compass, que é o SUV mais emplacado desse segmento, tem 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. Um Chevrolet Equinox, por sua vez, tem 4,65 m, 1,70 m, 1,84 m e 2,73 m, respectivamente.