A atual geração da Nissan Frontier, fabricada na Argentina e importada para o Brasil desde 2017, acaba de ganhar mudanças importantes no mercado asiático, onde recebe o nome de "Navara". As novidades, recém-apresentadas lá fora, devem chegar por aqui em 2021, mas vamos mostrá-las agora para vocês.
A maior atualização é visual. A picape recebe desenho inspirado na irmã maior "Titan", com profundas mudanças na grade e nos faróis - repare que agora o nome "Frontier" (ou "Navara") será gravado na parte de cima da grossa moldura da grade, como fazem algumas picapes rivais. Além disso, outra estreia é de uma nova versão, chamada Pro-4X, que tem acabamento mais aventureiro.
Veja nas fotos que os faróis das versões mais caras agora são de LED e têm quatro lâmpadas posicionadas em formato quadrilátero, como fazem alguns carros da Porsche - é a primeira vez que um modelo da Nissan recebe esse detalhe. Esse conjunto também aposenta os faróis de neblina. Nas configurações mais baratas, porém, os faróis são halógenos convencionais e há luzes sobrepostas.
Na traseira as mudanças são menores - até porque é difícil trocar o desenho de uma caçamba. Visualmente, a tampa repete o nome da picape em relevo como acontece na dianteira, mas tem novos vincos. Além disso, o para-choque recebe um degrau central. Assim como na frente, as lanternas também são de LED e agora têm um formato interno que se parece com a letra "C".
Outra novidade é a versão mais aventureira que vemos nas fotos chamada Pro-4X. Ela tem uma pegada mais descolada e jovem, ao contrário da configuração Attack que conhecemos, que tem aspecto mais esportivo - embora ofereçam diferença apenas nas propostas visuais, sem alteração mecânica.
Segundo a mídia especializada australiana, onde a nova Nissan Frontier foi recém-revelada, a versão Pro-4X traz como único diferencial, além do desenho mais robusto, pneus mais dedicados ao uso off-road.
Mecanicamente, portanto, nada muda com a chegada da novidade. A Frontier seguirá com o motor 2.3 turbodiesel, nas versões de 160 cv e 41 kgf.m (com um só turbo) e 190 cv e 45,9 kgf.m (biturbo), com câmbio manual de seis marchas ou automático de sete velocidades - a tração, claro, pode ser 4x2 ou 4x4 com reduzida no que depender da versão.
Mesmo assim, a marca afirmou que fez algumas recalibrações na parte de suspensão e direção para que o modelo pudesse receber ainda mais peso - as novidades incluem reforços estruturais no eixo traseiro e dinâmica retrabalhada em baixa velocidade (para melhorar a estabilidade).
Embora a fabricante japonesa não diga nada oficialmente, acreditamos que ainda vamos ver outras mudanças na picape que vem para o Brasil. De acordo com os parceiros do site Argentina Autoblog, onde a Frontier é fabricada, a picape vai receber os mencionados reforços estruturais de chassi (que foram desenvolvidos para a Mercedes-Benz Classe X) e uma lista melhor de equipamentos.
Lá fora, a oferta de itens foi melhorada. A central multimídia recebeu tela de 8 polegadas atualizada e o painel de instrumentos agora tem uma tela de 7 polegadas com melhor resolução. Além disso, os bancos têm novas espumas e até o isolamento acústico foi retrabalhado.
Entre os itens de segurança, a picape também passa a oferecer a câmera 360° para manobras (que por aqui já existe no novo Versa e no Kicks); volante redesenhado; sistema que alerta sobre escapes de faixa; frenagem automática de emergência e aviso de tráfego cruzado, entre outros.