A líder do segmento é a Toyota Hilux, que somou 34.048 emplacamentos entre janeiro e setembro deste ano. Já Chevrolet S10 anotou 19.425, enquanto a Ford Ranger teve 13.170. A Mitsubishi L200, por sua vez, teve 8.479 unidades vendidas, e a Nissan Frontier emplacou 6.027 - ficou à frente apenas da VW Amarok, que somou 5.614 unidades.
A Frontier, que está em sua 3ª geração por aqui, é vendido em seis versões: S, SE, Attack, XE, Platinum e PRO-4X. Os preços começam em R$ 242.490 e chegam a R$ 319.990.
O conjunto mecânico é centrado no motor 2.3 a diesel biturbo, que pode ter duas calibrações. A primeira, usada na versão de entrada, rende 163 cv e 43,3 kgf.m de torque, enquanto a segunda chega em 190 cv e 45,9 kgf.m.
A transmissão é manual de seis marchas na versão S e automática de sete velocidades, nas demais. A tração é sempre integral nas quatro rodas.
Na lista de equipamentos, o modelo oferece painel de instrumentos com tela digital de sete polegadas, central multimídia de oito polegadas, câmera de ré com visão 360°, controle de cruzeiro e chave presencial com partida por botão. Confira abaixo as rivais da Nissan Frontier, com suas principais especificações, aspectos que se destacam e preços. Confira:
Toyota Hilux
A picape média da Toyota em sua linha 2024 também tem seis versões, com preços a partir de R$ 242.590 e que chegam a R$ 372.890. O motor é sempre o 2.8 16V turbodiesel, com duas calibrações - 204 cv e 42,8 kgf.m ou 228 cv e 56 kgf.m.
A transmissão também pode ser manual ou automática, ambas com seis marchas, e tração 4x4 acionada eletronicamente.
Já a lista de equipamentos do modelo pode ter até sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos) - um a mais que a Frontier -, e alerta de mudança de faixa.
Há ainda controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistente de pré-colisão com alertas sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, que não estão presentes na picape Nissan.
Ford Ranger
A Ford Ranger é outra rival direta da Frontier. O modelo da marca americana foi atualizado no mês passado, e também é vendido em seis versões. A lista tem preços que começam em R$ 239.990, na versão XL, e chegam a R$ 319.990 da versa topo Limited.
O conjunto mecânico da Ranger tem os motores 2.0 de 170 cv e 41 kgfm ou 3.0 V6 de 250 cv e 60 kgfm. A transmissão pode ser manual ou automática de seis marchas, nas há uma versão com dez velocidades. A tração é 4x2 na vrsão mais simples e 4x4 em todas as demais.
Na lista de equipamentos da Ranger, destaque para os sete airbags (incluindo o de joelhos), painel de instrumentos digital e central multimídia, ambos de 12 polegadas, seletor de modos de condução, freio a disco nas quatro rodas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera 360° de estacionamento.
Chevrolet S10
Uma das grandes competidoras do segmento, a Chevrolet S10 tem sete versões à venda na linha 2023. Os preços começam em R$ 255.880 na versão de entrada cabine dupla e chegam a R$ 325.170. A versão cabine simples, mais voltada para frotistas, parte de R$ 230 mil.
O motor do modelo é o 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgf.m de torque, com transmissão manual ou automática de seis marchas. A tração pode ser apenas dianteira ou nas quatro rodas.
O conjunto de equipamentos tem seis airbags, central multimidia de oito polegadas com wi-fi a bordo, assistente de partida em subida e descida, e ainda detecção de pedestres e de frenagem de emergência.
Mitsubishi L200 Triton
Mais uma rival da Frontier, a Mitsubishi L200 Triton está disponível por aqui em três versões: GLS, HPE e HPE-S. Custam R$ 239.990, R$ 269.990 e R$ 289.990, respectivamente.
Todas as versões têm motorização 2.4 turbodiesel, de 190 cv e 43,9 kgf.m de torque. O motor é casado apenas com uma transmissão automática de seis marchas, e a tração é sempre 4x4.
Na lista de equipamentos, se destacam pela central multimídia JBL de sete polegadas e ar-condicionado digital de duas zonas. Há ainda sete airbags, alertas de colisão frontal, de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro, frenagem autônoma de emergência e aviso de saída de faixa.
Volkswagen Amarok
A última rival dessa lista é a Volkswagen Amarok. O modelo, que vive uma espera eterna por sua nova geração, é vendido por aqui em três versões - Comfortline, Highline e Extreme -, todas com motor 3.0 V6 turbodiesel que rende até 258 cv e 59,1 kgf.m de torque. O câmbio é automático e a tração, integral.
Os valores das versões partem de R$ 299.050 e chegam a R$ 333.090 na mais completa..
A Amarok tem seis airbags, piloto automático, assistente de partida em rampa e controle automático de descida. Há também ar digital automático dual zone, central multimidia de 6,3 polegadas, sensores de estacionamento (frontais e traseiros) e câmera de ré.
Comentários