A Nissan levou para a Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, uma versão do carro elétrico Leaf com 40% a mais de autonomia. Quem está no evento realizado em Las Vegas, no Estados Unidos, pode conferir o Leaf e+, com capacidade para rodar até 362 quilômetros com apenas uma carga de bateria – a primeira configuração roda 240 km. O ganho é possível por conta da instalação de baterias de maior capacidade, 60 kWh. O modelo vendido atualmente – e que está em pré-venda no Brasil – tem bateria de 40 kWh.
O novo motor do Leaf e+ gera 200 cv 34,6 kgf.m de torque, portanto, 51 cv e 2 kgf.m a mais. O preço e o tempo de recarga da nova bateria não foram divulgados. Questionada se o e+ vem ao Brasil, a Nissan afirma que não tem planos de trazer o modelo nesse primeiro momento, mas deixa em aberto a importação no futuro.
Esta geração passa a contar com o E-pedal, que praticamente freia o carro quando o motorista tira o pé do acelerador. A frenagem tem grandeza de 0,2 g e se dá por meio do sistema de regeneração de energia, utilizando a resistência do motor elétrico.
O Leaf é o primeiro carro da Nissan a vir equipado com ProPilot Assist, assistente de direção que permite o veículo ler, através de radar e câmera, o tráfego em estradas e, assim, manter-se na faixa. A versão mais equipada tem bancos com aquecedor, alerta de ponto cego, sistema de áudio Bose e central multimídia de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
A Nissan aproveitou a CES para apresentar outra novidade. Chamada de Invisible-to-Invisible (Invisível Para Invisível), ela é capaz de mostrar para o motorista o que está acontecendo atrás de um prédio ou na próxima esquina mesmo que o carro esteja a uma certa distância do local. A intenção da montadora é tornar a experiência de direção mais prazerosa. Para tanto, o carro utiliza informações captadas por sensores internos e externos e as cruza com dados de trânsito armazenados na nuvem.
"Ao ajudar a ver o invisível, o o caro aumenta a confiança do motorista e faz com que o ato de dirigir seja mais agradável", diz Tetsuro Ueda, cientista do Centro de Pesquisa da Nissan. "Os recursos interativos criam uma experiência personalizada aos interesses e estilo de condução de cada condutor, para que qualquer pessoa possa desfrutar do seu uso da sua própria maneira", completou.