Nissan X-Trail ganha "nova" geração na Europa

Aprimorado, o SUV ganhou o sistema híbrido e-Power que entrega 204 cv. Seria um bom modelo para o mercado brasileiro?

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Lucas Cardoso
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Alguns carros vez ou outra são prometidos para o mercado brasileiro. Se virão, é outra história. O Nissan X-Trail, que acabou de receber uma nova geração na Europa, é um desses. O SUV já foi vendido por aqui entre 2005 e 2010, em uma geração anterior à atual, e bem que poderia voltar ao nosso mercado.

Renovado lá fora, o modelo ganhou uma versão híbrida com a mecânica e-Power da Nissan. O conjunto é formado por um motor a gasolina 1.5 turbo, usado como gerador, e um motor elétrico capaz de entregar 204 cv de potência e 33,6 kgf.m de torque.

Com iluminação dividida em duas seções, o design dianteiro do X-Trail 2023 bem impactante
Crédito: Divulgação
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De maneira geral, a tecnologia da Nissan faz do X-Trail um modelo mais elétrico do que híbrido. Na prática, aliás, ele é posicionado no segmento dos "elétricos com extensor de alcance", que responde pela sigla REEV (Range-Extended Electric Vehicle).

A aceleração de zero a 100 km/h em 8 segundos prova o quão próximo esse Nissan está de ser elétrico. Além disso, o modelo tem pedal regenerativo, que costuma ser uma característica dos modelos puramente eletrificados.

Diferente do modelo americano, a versão dedicada à Europa tem teto na cor da carroceria
Crédito: Divulgação
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No mercado europeu, o X-Trail ainda será vendido na versão e-4ORCE que adiciona um segundo motor elétrico ao conjunto. Assim, o SUV fica com um propulsor em cada eixo. O segundo propulsor elétrico dá ao modelo tração integral e agrega mais 10 cv de potência, totalizando 214 cv. A força extra faz o modelo chegar aos 100 km/h em 7 s.

O design do X-Trail repete o visual do irmão gêmeo Rogue, que é vendido nos Estados Unidos. A dianteira tem iluminação dividida em duas seções, com assinatura em LED e setas na parte superior, e farol alto e luz de posição embaixo.

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A nova geraçao do X-Trail tem 4,68 m de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos
Crédito: Divulgação
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A grade dianteira tem elementos tridimensionais e moldura em preto. Há tomadas de ar na parte inferior e nas laterais do para-choque. Dos lados, o SUV tem caixas de roda com molduras em plástico e a coluna "A" em preto é um diferencial.

Já na traseira as lanternas com iluminação em LED começam na lateral e vão até a tampa do porta-malas. O design, no geral, é quase igual ao visto no modelo americano, com exceção do teto na cor da carroceria — o Rogue tem teto na cor preta.

Por dentro

O interior do X-Trail europeu tem central multimídia com 12,3" polegadas e painel de instrumentos com tela de mesmo tamanho. Há ainda um head-up display de 10,8" polegadas, no qual o motorista pode ver informações sem desviar o olho da estrada.

O interior tem central multimídia e painel de instrumentos com telas de 12,3 polegadas
Crédito: Divulgação
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Assim como outros modelos do segmento, o SUV médio é vendido com opções de cinco e sete lugares. Por aqui, o modelo teria como concorrente, por exemplo, o Jeep Commander, que custa a partir de R$ 236.990.

Destino e história no Brasil

Até o momento, a Nissan não cravou qual será o modelo a estrear a tecnologia e-Power no Brasil. A expectativa é que a mecânica apareça primeiro no Kicks, mas ainda está tudo indefinido.

O X-Trail poderia ser essa porta de entrada no nosso mercado. Aliás, o modelo tem história no Brasil: foi vendido aqui entre 2005 e 2010.

Entre 2005 e 2007, veio a versão GX, que tinha motor de quatro cilindros em linha, 2.5 litros e 16 válvulas. Rendia ótimos 180 cv de potência e 25 kgf.m de torque, mas sua performance era tolhida pelo câmbio automático de quatro marchas.

A antiga geração do X-Trail foi vendida no Brasil entre 2005 e 2010, com motores 2.5 e 2.0
Crédito: Reprodução da internet
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Depois, a partir de 2008, vieram as versões LE e SE, ambas com um quatro-em-linha 2.0 16V de até 138 cv e 20,2 kgf.m. Nesse caso, a transmissão era do tipo CVT. As vendas totais daquele X-Trail foram modestas: apenas cerca de 1.300 unidades em todo esse período.

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