A demora na chegada do Nivus GTS, associado à recente confirmação da produção nacional de um novo motor TSI pela Volkswagen, levantou uma dúvida sobre o conjunto mecânico da versão: será que o SUV-cupê com apelo esportivo será o primeiro a vir com o 1.5 TSI Evo2?
Desde as primeiras especulações, a chegada da versão esportiva do Nivus sempre esteve associada ao uso do motor 1.4 TSI, mas não é absurdo pensar que a marca alemã usaria o Nivus para estrear o novo propulsor.
Parte de um plano da Volkswagen para promover a hibridização no Brasil, o motor é uma evolução do 1.4, com foco na eficiência energética. Entre as melhorias, o propulsor oferece turbo de geometria variável e a função de desativação dos cilindros, que pode deixar apenas dois em uso se necessário.
A nível de desempenho, o motor 1.5 entrega os mesmos 150 cv de potência e 25, 5 kgf.m de torque que seu antecessor. A transmissão deve ser a mesma automática de seis marchas oferecida atualmente na linha Nivus, mudando apenas a calibração e incluindo o sistema de modos de condução.
Se render mais que o atual 1.4, o motor poderá levar o Nivus a números melhores que os registrados por Polo GTS e Virtus Exclusive - o sedã também usa o motor 250 TSI. A dupla tem velocidade máxima acima dos 206 km/h, enquanto o zero a 100 km/h é feito em 8,3 e 8,5 segundos, respectivamente.
O visual do SUV trará bastante do que já vimos no novo Virtus. O para-choque dianteiro, por exemplo, terá um novo desenho, com a tomada de ar central camuflada por detalhes em black piano. Os faróis terão a tecnologia IQ.Light LED Matrix, com friso iluminado conectando as duas peças, assim como acontece com o Taos.
A marca também prepara um rearranjo da iluminação das lanternas traseiras, além de um pequeno retoque no para-choque traseiro. As rodas da versão devem ter 18 polegadas.
A versão GTS ainda terá os conhecidos detalhes em vermelho, como frisos e badges alusivos à versão na grade, lateral e traseira. Os detalhes no tom contrastantes também estarão no interior.
A expectativa é que a cabine tenha detalhes em vermelho nos bancos, apoios de braço nas portas, volante e outras partes. O painel de instrumento digital terá animações dedicadas, bem parecido com o que já acontece com o Polo GTS.
Se tudo ocorrer como esperado, é provável que o Nivus chegue no primeiro semestre do ano que vem. Até o momento, não há nenhuma informação sobre valores.
O motor 1.5 TSI poderá ser a arma da Volkswagen para fazer o Nivus um concorrente forte para o Fiat Pulse Abarth. O modelo da marca italiana é equipado com 1.3 turbo, de quatro cilindros, flex, e que entrega 185 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque.
O Abarth acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 215 km/h. A transmissão é automática de 6 marchas e a tração, dianteira.