No futuro, os carros da BMW serão assim

Conceito Vision Neue Klasse X revela identidade visual e tecnologias aprimoradas que virão nos próximos carros da marca

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. No futuro, os carros da BMW serão assim
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

De tempos em tempos a BMW radicaliza e muda agressivamente o visual de seus automóveis. O conceito básico sempre está lá - a grade em duplo rim -, mas a renovação sempre traz uma mudança instigante. Agora, a marca alemã mostra, na Alemanha, o Vision Neue Klasse X - conceito que exibe como será a futura identidade visual de seus carros, principalmente dos utilitários esportivos.

É, sem dúvidas, uma mudança enorme. O carro tem vincos salientes, aspecto geral mais reto do que arredondado e parece ter saído de um filme de ficção científica ambientado em um futuro não muito distante.

Como serão os carros da BMW no futuro?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Bmw Vision Neue Klasse X (3)
O BMW Vision Neue Klasse X aponta a tendência de design dos próximos modelos da BMW
Crédito: Divulgação
toggle button

A BMW diz que o Vision Neue Klasse X exibe "um primeiro vislumbre da Neue Klasse", com "a estética, a tecnologia, a sustentabilidade e a filosofia da Neue Klasse agora como um SAV - a sigla para Sports Active Vehicle que a marca costuma usar, mas que na verdade é um utilitário esportivo (SUV).

A Neue Klasse - nova classe, em alemão - será uma nova família de automóveis da marca. A primeira aparição de um Neue Klasse aconteceu no Salão de Frankfurt de 2023 - era um sedã. Agora, seguindo a tendência mundial, o segundo Neue Klasse - o "X" - é um utilitário esportivo.

A BMW diz que todo o desempenho do Vision Neue Klasse X é gerenciado por quatro superchips
Crédito: Divulgação
toggle button

Produção agendada para 2025

O primeiro modelo com essa nova arquitetura entrará em produção na fábrica de Debrecen, na Hungria, em 2025. Depois disso, podemos esperar que todos os modelos BMW sigam, de alguma forma, esse padrão estético.

Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, confirma isso: "a Neue Klasse é muito mais do que apenas um carro ou um conceito específico: redefine a marca BMW" - afirma ele.

As três principais características da Neue Klasse – elétrica, digital e circular – são aqui expandidas para incluir uma quarta dimensão: o prazer de dirigir, reforçado por direção e controle de chassi desenvolvidos especialmente para a nova família e com a sexta geração da tecnologia BMW eDrive. O conceito de sustentabilidade também esta presente nos processos de produção, operação, desmontagem e reciclagem responsáveis.

Os Neue Klasse têm um novo tipo de controle de tração e chassi, que se baseia num novo conjunto de software desenvolvido internamente pelo Grupo BMW com foco na suavidade de condução.

O primeiro modelo da Neue Klasse será fabricado em Debrecen, na Hungria, em 2025
Crédito: Divulgação
toggle button

Gerenciamento por superchips

Frank Weber, também do Conselho de Administração da BMW AG e responsável pelo Desenvolvimento da nova família, explica que "o BMW do futuro terá quatro computadores de alto desempenho trabalhando juntos naquilo que, até agora, era processado separadamente".

Segundo ele, um dos superchips desenvolvidos pela própria BMW que integra todo o trem de força e a dinâmica de direção tem até dez vezes mais poder de processamento do que o antecessor. Outro permitirá um avanço enorme na direção automatizada.

"No futuro, combinaremos quatro unidades de controle principais em um único computador de alto desempenho. O resultado será um desempenho mais dinâmico, mais precisão, mais eficiência e ainda mais prazer de dirigir" - valoriza Weber.

Sobre o design, a BMW diz que o conceito dois volumes e a arquitetura totalmente elétrica oferecem novas possibilidades para um interior ainda mais espaçoso. Permitem uma longa distância entre eixos, saliências curtas e as proporções clássicas da BMW. O conceito também tem janelas grandes e teto panorâmico de vidro, que permite a entrada de luz natural na cabine, forrada com "tecidos em cores quentes".

O volante é multifuncional e no centro do tablier há uma tela de TFT com todas as funções internas
Crédito: Divulgação
toggle button

Visual diferente, mas com o DNA da marca

Como não poderia deixar de ser, lá na frente está a grade duplo rim, agora redesenhada como uma escultura tridimensional com contornos alinhados verticalmente e retroiluminados. Juntos, os faróis e a grade criam um efeito de iluminação que é ativado conforme o motorista se aproxima do veículo.

Na traseira, as luzes se estendem até ao centro e proporcionam uma interpretação horizontal da familiar forma "BMW L". Os elementos são impressos em 3D e controlados individualmente com intensidade de luz variável.

Por falar em interior, lá estão um banco do motorista em posição ligeiramente elevada, o volante redesenhado com botões multifuncionais, o display central sensível ao toque, o controle de voz avançado do BMW Intelligent Personal Assistant e o o BMW Panoramic Vision, que projeta informações em toda a extensão do para-brisa e será complementado nos modelos de produção da Neue Klasse pelo BMW 3D head-up display aprimorado.

O teto solar panorâmico permite a entrada de luz natural abundante na cabine
Crédito: Divulgação
toggle button

Tecnologia eDrive de sexta geração

Já a tecnologia BMW eDrive chega à geração e, segundo a BMW, a eficiência geral do veículo atinge um nível bem mais alto. Além de unidades e-drive melhoradas, também apresenta novas e agora redondas células de bateria de ions de lítio, com uma densidade de energia volumétrica mais de 20% superior à das células prismáticas utilizadas anteriormente.

Em combinação com a transição para um sistema de 800 Volts, isso melhorar a velocidade de carregamento em até 30%, permitindo que os veículos carreguem o suficiente para uma autonomia de 300 quilómetros em apenas dez minutos.

A sexta geração do BMW eDrive também proporciona até 30% mais autonomia. Ms isso também é ajudado pela aerodinâmica - o Vision Neue Klasse X tem arrasto reduzido em 20% em relação a um SUV da linha atual. Novos designs de pneus e um sistema de freio especial para veículos totalmente elétricos ajudam a aumentar a eficiência geral do veículo em até 25%.

Comentários
Wid badge