Nova Amarok estreia base de Ranger e até 302 cv

Agora baseada na picape média da Ford, segunda geração do modelo da VW será vendida lá fora a partir do último bimestre

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nova Amarok estreia base de Ranger e até 302 cv
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de muito mistério, a Volkswagen finalmente revelou a nova Amarok. A segunda geração da picape média estreia nos mercados fora da América do Sul até o fim deste ano, trazendo como destaques o projeto baseado na Ford Ranger e opções de motores com até 302 cv.

 

Nova Volkswagen Amarok 2
Segunda geração da Volkswagen Amarok ficou maior, mais tecnológica e também mais sofisticada
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

 

Apesar da nova base compartilhada, os designers da Volkswagen conseguiram criar um produto com personalidade própria, que mistura elementos da identidade visual atual da marca alemã - como a dianteira - com as linhas típicas da Amarok de primeira geração. O parentesco com a Ranger aparece mais na seção central da carroceria, que traz janelas com o mesmo formato.

 

Lateral com portas no mesmo formato é um dos indicativos do parentesco da Amarok com a Ranger
toggle button

 

A nova Amarok será comercializada em versões de cabine dupla e simples. Com 5,35 m de comprimento, ficou quase 10 cm mais longa que a picape de primeira geração. O entre-eixos agora é de 3,27 m, ou significativos 17 cm a mais do que na antecessora. Segundo a Volkswagen, isso resultou em uma cabine mais ampla principalmente para os passageiros do banco traseiro da cabine dupla.

 

O interior da nova Amarok ficou mais sofisticado e incorpora tecnologias típicas dos carros atuais
toggle button

 

Além do maior porte, a picape aparentemente "subiu na vida" em acabamento. No lugar dos plásticos e do visual simples da primeira geração, o modelo agora tem aspecto mais sofisticado e incorpora novas tecnologias, como o painel digital e a central multimídia no estilo tablet, com telas de 10 ou 12 polegadas. Outra nota de sofisticação é a opção de um sistema de som premium Harman Kardon.

A nova Amarok estreia ainda um pacote tecnológico que inclui um seletor de modos de direção com seis opções de acerto e mais de 20 sistemas de auxílio eletrônico ao motorista, com itens como controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, faróis do tipo IQ.Light e assistente de manutenção em faixa.

 

 

Novo câmbio de 10 marchas estreia nas versões mais potentes da nova Volkswagen Amarok
toggle button

Motor e câmbio da nova Amarok

A linha de motores da nova Amarok é composta opções a diesel e a gasolina. As opções diesel são o 2.0 de quatro cilindros com um turbo, em configurações de 150 cv ou 170 cv. Já o 2.0 biturbo pode desenvolver 204 cv ou 209 cv. O 3.0 V6 turbodiesel da picape atual também segue na linha, mas agora em variações de 241 cv e 250 cv. A opção mais potente é um 2.3 turbo a gasolina de 302 cv.

Dependendo da versão, a nova picape da Volkswagen pode ter câmbios manuais de cinco e seis marchas, além de um automático de seis marchas. Além dessas citadas, uma nova transmissão automática de dez marchas vai equipar as versões com mais de 209 cv.

Outra novidade são as duas opções de sistema de tração, que dependendo da versão ou mercado poderá ser do tipo integral, com gerenciamento automático da força, ou o 4x4 temporário, com acionamento da tração por um seletor.

 

 

Primeira geração da Amarok vai seguir em produção na Argentina, mas com um visual atualizado
Crédito: Divulgação
toggle button

Longe do Brasil

A nova geração da Volkswagen Amarok será produzida na África do Sul e comercializada a partir do fim deste ano em países da Europa, Oceania, Oriente Médio e África.

Já o Brasil e outros mercado da América do Sul seguirão com a Amarok de primeira geração, que é produzida na fábrica argentina de General Pacheco. A picape vai receber uma atualização profunda para se aproximar de concorrentes como a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux em visual e tecnologia.

Não custa nada destacar que aqueles que ficaram decepcionados com a decisão da Volkswagen poderão ver parte deste projeto na nova Ranger - que, diferentemente da Amarok, será produzida na Argentina e chega ao Brasil em 2023.

Comentários
Wid badge