Nova BMW S 1000 RR 2023 é lançada no Brasil

Ainda não é uma nova geração, mas a moto ganhou aprimoramentos relevantes em chassi, aerodinâmica, motor e muito mais

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Roberto Dutra
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A BMW S 1000 RR 2023 tem sido, nos últimos anos, a superesportiva de maior sucesso no mercado brasileiro. É justo, visto que tem ciclística invejável, desempenho impressionante e muita tecnologia embarcada. Pois agora isso tudo sofreu um bom upgrade: a marca alemã acaba de lançar a linha 2023 no país.

A moto que agora chega por aqui foi lançada lá fora em setembro do ano passado. Ou seja, nem tem tanto tempo assim. E isso revela como o mercado brasileiro é importante para a divisão de motos da BMW - é o 6º do mundo em vendas da BMW e o 3º em vendas da S 1000 RR, especificamente.

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A primeira BMW S 1000 RR é de 2009 e a versão atual ainda é a segunda geração do modelo
Crédito: Divulgação
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E os números não mentem. Todo mês a S 1000 RR aparece entre as três esportivas mais vendidas do país, e quando está em terceiro é superada apenas por Yamaha YZF-R3 e Kawasaki Ninja 400, motos menores e muito mais baratas. E não raro a alemã aparece em primeiro. Não é pouca coisa.

A nova BMW S 1000 RR

Lançada primeiramente em 2009, a BMW S 1000 RR 2023 ainda não é uma nova geração. É a mesma moto dos últimos anos, porém com aprimoramentos muitíssimo relevantes - em aerodinâmica, chassi, motor, freios e muito mais.

O motor agora rende 210 cv de potência, 3 cv a mais do que antes. O torque continua em 11.,5 kgf.m
Crédito: Divulgação
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O motor, por exemplo, é o mesmo quatro cilindros de antes - com 999 cm³, refrigeração obviamente líquida e duplo comando de válvulas. Mas agora rende 210 cv de potência a 13.750 rpm e torque de 11,5 kgf.m a 11.000 rpm.

São 3 cv a mais e o mesmo torque de antes - mas a potência vinha em 13.500 rpm. Com isso, a margem de uso entre potência e torque aumentou um pouco. Na faixa vermelha, o motor chega a incríveis 14.600 rpm.

A BMW diz que a nova geometria da suspensão dianteira melhorou a maneabilidade da moto
Crédito: Divulgação
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Na transmissão, a única mudança foi o encurtamento da segunda marcha, para dar mais torque no segundo momento das acelerações.

Controle de tração com sintonia fina

Controle eletrônico de tração com nova função antiescorregamento que usa informações de um sensor que mede o ângulo de esterçamento do guidão. Permite ao piloto escolher entre dois modos, com maior ou menor aderência da roda traseira.

A carenagem dianteira foi redesenhada e o para-brisa ficou discretamente mais alto
Crédito: Divulgação
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De acordo com a inclinação da moto, o controle de tração libera mais ou menos escorregamento do pneu traseiro, permitindo assim derrapagens controladas (ou drift). Somente quando o limite programado é atingido o controle de tração entra em ação, reduzindo o escorregamento e estabilizando a moto.

Chassi aprimorado

O chassi, por sua vez, é novo. Batizado de "flex frame" (chassi flexível), mantém a seção principal feita em alumínio e tem o motor como parte integrante, fechando a "gaiola" na parte inferior. Aliás, a posição do motor no chassi mudou e agora o bloco fica 32 graus mais inclinado para a frente.

A moto será vendida nas cores preta, vermelha e tricolor
Crédito: Divulgação
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E falando em ângulos, a geometria da suspensão dianteira também mudou. Há novos ângulos de offset e cáster, e agora o guidão esterça 5 graus a mais do que antes. Para completar, entre-eixos da moto ficou 1 cm mais comprido.

Segundo a BMW, todas essas mudanças dão ao piloto uma condução mais precisa e maior sensibilidade em relação às reações da roda dianteira.

As asinhas aerodinâmicas - winglets - ganharam novo desenho para proporcionar mais "downforce"
Crédito: Divulgação
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ABS com novas funções

Outra nova função é o Brake Slide Assist, muito útil para quem usa a moto em circuitos fechados e/ou track days. Também funciona com base no sensor de inclinação, e permite ao piloto ajustar o nível de interferência do freios e acordo com o ângulo de inclinação da moto.

Chamado de ABS Pro, também embute um novo modo batizado de "Slick", que, como o próprio nome entrega, deve ser usado quando a moto está com pneus lisos para uso em pistas.

O painel de instrumentos em tela de TFT exibe todos os ajustes eletrônicos que o piloto pode fazer na moto
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Asinhas redesenhadas

Última moda do mundo as superbikes premium em todo o mundo, as asinhas aerodinâmicas (nome oficial: winglets) da BMW S 1000 RR foram redesenhadas para fornecer ainda mais downforce - a pressão aerodinâmica que, em altas velocidades, "pressiona" a frente da moto pra baixo e aumenta sua aderência no asfalto. A marca fala em até 11 kg de pressão na frente da moto, o que é muito!

Ainda em design, a S 1000 RR também exibe carenagem dianteira redesenhada, "bolha" para-brisa levemente mais alta e rabeta redesenhada, agora com novo suporte de placa mais destacado. Por fim, as tampas da embreagem e do estator agora vêm pintadas na cor preta.

A BMW S 1000 RR tem quickshifter, que permite a troca das marchas sem uso da embreagem
Crédito: Divulgação
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Outras mudanças na BMW S 1000 RR são a adoção da bateria "M" superleve como item de série, uma tomadinha USB na traseira e a manutenção da roda traseira facilitada pelo uso de novas buchas à prova de desgaste.

E o preço do brinquedo?

Até o fechamento desta matéria a BMW não havia divulgado o preço da nova S 1000 RR. Mas o valor deve ficar um pouco acima do cobrado pelo modelo 2022, que está em R$ 120.500.

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