A BMW S 1000 RR 2023 tem sido, nos últimos anos, a superesportiva de maior sucesso no mercado brasileiro. É justo, visto que tem ciclística invejável, desempenho impressionante e muita tecnologia embarcada. Pois agora isso tudo sofreu um bom upgrade: a marca alemã acaba de lançar a linha 2023 no país.
A moto que agora chega por aqui foi lançada lá fora em setembro do ano passado. Ou seja, nem tem tanto tempo assim. E isso revela como o mercado brasileiro é importante para a divisão de motos da BMW - é o 6º do mundo em vendas da BMW e o 3º em vendas da S 1000 RR, especificamente.
E os números não mentem. Todo mês a S 1000 RR aparece entre as três esportivas mais vendidas do país, e quando está em terceiro é superada apenas por Yamaha YZF-R3 e Kawasaki Ninja 400, motos menores e muito mais baratas. E não raro a alemã aparece em primeiro. Não é pouca coisa.
Lançada primeiramente em 2009, a BMW S 1000 RR 2023 ainda não é uma nova geração. É a mesma moto dos últimos anos, porém com aprimoramentos muitíssimo relevantes - em aerodinâmica, chassi, motor, freios e muito mais.
O motor, por exemplo, é o mesmo quatro cilindros de antes - com 999 cm³, refrigeração obviamente líquida e duplo comando de válvulas. Mas agora rende 210 cv de potência a 13.750 rpm e torque de 11,5 kgf.m a 11.000 rpm.
São 3 cv a mais e o mesmo torque de antes - mas a potência vinha em 13.500 rpm. Com isso, a margem de uso entre potência e torque aumentou um pouco. Na faixa vermelha, o motor chega a incríveis 14.600 rpm.
Na transmissão, a única mudança foi o encurtamento da segunda marcha, para dar mais torque no segundo momento das acelerações.
Controle eletrônico de tração com nova função antiescorregamento que usa informações de um sensor que mede o ângulo de esterçamento do guidão. Permite ao piloto escolher entre dois modos, com maior ou menor aderência da roda traseira.
De acordo com a inclinação da moto, o controle de tração libera mais ou menos escorregamento do pneu traseiro, permitindo assim derrapagens controladas (ou drift). Somente quando o limite programado é atingido o controle de tração entra em ação, reduzindo o escorregamento e estabilizando a moto.
O chassi, por sua vez, é novo. Batizado de "flex frame" (chassi flexível), mantém a seção principal feita em alumínio e tem o motor como parte integrante, fechando a "gaiola" na parte inferior. Aliás, a posição do motor no chassi mudou e agora o bloco fica 32 graus mais inclinado para a frente.
E falando em ângulos, a geometria da suspensão dianteira também mudou. Há novos ângulos de offset e cáster, e agora o guidão esterça 5 graus a mais do que antes. Para completar, entre-eixos da moto ficou 1 cm mais comprido.
Segundo a BMW, todas essas mudanças dão ao piloto uma condução mais precisa e maior sensibilidade em relação às reações da roda dianteira.
Outra nova função é o Brake Slide Assist, muito útil para quem usa a moto em circuitos fechados e/ou track days. Também funciona com base no sensor de inclinação, e permite ao piloto ajustar o nível de interferência do freios e acordo com o ângulo de inclinação da moto.
Chamado de ABS Pro, também embute um novo modo batizado de "Slick", que, como o próprio nome entrega, deve ser usado quando a moto está com pneus lisos para uso em pistas.
Última moda do mundo as superbikes premium em todo o mundo, as asinhas aerodinâmicas (nome oficial: winglets) da BMW S 1000 RR foram redesenhadas para fornecer ainda mais downforce - a pressão aerodinâmica que, em altas velocidades, "pressiona" a frente da moto pra baixo e aumenta sua aderência no asfalto. A marca fala em até 11 kg de pressão na frente da moto, o que é muito!
Ainda em design, a S 1000 RR também exibe carenagem dianteira redesenhada, "bolha" para-brisa levemente mais alta e rabeta redesenhada, agora com novo suporte de placa mais destacado. Por fim, as tampas da embreagem e do estator agora vêm pintadas na cor preta.
Outras mudanças na BMW S 1000 RR são a adoção da bateria "M" superleve como item de série, uma tomadinha USB na traseira e a manutenção da roda traseira facilitada pelo uso de novas buchas à prova de desgaste.
Até o fechamento desta matéria a BMW não havia divulgado o preço da nova S 1000 RR. Mas o valor deve ficar um pouco acima do cobrado pelo modelo 2022, que está em R$ 120.500.
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