A nova Ford F-150 está oficialmente entre nós. A picape grande produzida nos Estados Unidos, e que por lá é líder de vendas há 42 anos, chega ao Brasil com novidades visuais externas e internas, mantém o excelente motor V8 e agora passa a ser oferecida somente na versão Lariat – com dois acabamentos distintos, Lariat e Lariat Black – por R$ 519.990. O preço é exatamente o mesmo que era cobrado pela configuração topo de linha Platinum, que deixa de ser oferecida por aqui.
Para os interessados, a pré-venda já teve início, mas as primeiras unidades serão entregues entre outubro e novembro, apenas. No entanto, na Webmotors é possível encontrar algumas unidades 0km da geração passada.
A garantia, que antes era de três anos, agora passa a ser de cinco – um interessante diferencial entre as concorrentes Ram 1500 e Chevrolet Silverado, que atualmente oferecem três anos, apenas.
A nova Ford F-150 passa a ser oferecida apenas na versão Lariat por R$ 519.990. Importante destacar que a picapona já tinha a configuração Lariat disponível em nosso mercado por R$ 479.990, mas agora passa a ter o mesmo preço da Platinum, que sai de cena.
As principais novidades da nova F-150 estão no design externo, e especialmente na dianteira. A grade e os para-choques foram redesenhados e trazem acabamento cromado na Lariat e preto na Lariat Black. Os faróis têm novo grafismo e desenham a letra “F” quando ligados. O símbolo da Ford agora assume a corte preta para ganhar mais destaque.
Nas laterais, poucas mudanças. Vale mencionar as rodas de liga leve de 20 polegadas que têm o mesmo desenho na Lariat e Lariat Black, mas enquanto na primeira o acabamento cromado, na segunda tudo é preto.
Já a traseira apela para boas novidades práticas. A tampa da caçamba oferece duas formas de abertura. A tradicional, com ela descendo inteira de forma elétrica, e também como se fosse uma porta de carro convencional, lateralmente. A ideia da marca é permitir um acesso amis fácil ao compartimento de carga
Aliás, o para-choque traseiro também foi redesenhado, e passa a tarzer um degrau para acessar a caçamba. Desta maneira, a escadinha acoplada foi abandonada.
Outra novidade muito legal está nas lanternas. Além de uma nova configuração, elas têm luzes que vão acendendo à medida que a carga é colocada no compartimento traseiro, mostrando quando a capacidade máxima é atingida. Essas lampadinhas acendem a partir de sensores instalados nos amortecedores da F-150.
Por fim, a saída do escapamento da versão Lariat é única e na lariat Black, para reforçar a esportividade, é dupla.
O interior da nova F-150 não mudou muito em termos de design. Os acabamentos, no entanto, são diferentes. Na Lariat normal há toque de um tom terroso, enquanto na Black o visual é escurecido, com as peças em cinza acetinado.
Importante mencionar que a praticidade dos porta-objetos foi mantida, assim como o compartimento de carga sob o banco traseiro.
O painel de instrumentos tem tela configurável de 12 polegadas e alta definição, assim como a tela da central multimídia (também com 12 polegadas) e sistema Sync 4, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Uma das novidades da nova Ford F-150 é que os sistemas podem ser atualizados periodicamente. Segunda a marca, são 75 tipos de atualizações over-the-air (igual as atualizações dos telefones celulares) que podem ser feitas – sempre com o carro desligado, por questões de segurança.
Em termos de equipamentos de série vale destacar ainda a iluminação 360°, head-up display, oito airbags, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente de centralização na faixa, frenagem autônoma de emergência, monitoramento do ponto cego, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, ajuste das pedaleiras, ar-condicionado automático digital, carregador de celular sem fio, entre outros.
O motor da nova Ford F-150 é o mesmo da anterior. O que é muito bom. Estamos falando de um Coyote 5.0 V8 a gasolina (mesmo do Mustang) ajustado para gerar 405 cv de potência máxima e torque de 56,7 kgf.m de torque. A transmissão é automática de 10 marchas e as trações são todas possíveis: 4x2, 4x4, 4x4 High e 4x4 Low.
Em termos de performance, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 7,1 segundos. Vale ressaltar ainda que o tanque tem capacidade para 180 litros, o que permite uma autonomia média superior a 1.000 km. O consumo informado pela Ford é de 6,8 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.
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