As comemorações do cinquentenário da divisão "M" da BMW não têm fim. Depois de lançar uma penca de modelos, entre eles o M3 Touring e o novo M2, a marca ainda anuncia a nova geração do 3.0 CSL. Baseado no M4, o cupê tem visual exclusivo e motor de 560 cv.
A novidade foi apresentada pela marca bávara para os mercados norte-americano e europeu. Com isso, o 3.0 CSL volta a figurar na lista de carros da BMW quase 50 anos depois da chegada da primeira geração. O cupê foi vendido entre 1971 e 1975.
Essa nova geração terá apenas 50 unidades produzidas, justamente o número de anos da divisão esportiva. O motor do 3.0 CSL será o três litros biturbo de 560 cv e 56,2 kgf.m de torque, com câmbio manual de seis marchas e tração traseira. É a receita para muita diversão ao volante!
Mas a exclusividade também está no visual do modelo. Diferentemente do M4 CSL normal, do qual o modelo tira sua base, o visual do 3.0 CSL é bem distinto. A começar pela grade duplo rim, que tem formato menor, sem tomar a dianteira de cima a baixo. A grade tem grelha com barras transversais.
Os faróis também mudam e ganham formato maior, mas mantém os detalhes em amarelo - algo tradicional nos modelos da série "M". O para-choque tem uma abertura trapezoidal na parte central, com pequenas tomadas de ar arredondadas nas extremidades. Um acabamento em fibra de carbono foi aplicado na parte inferior da peça.
O mesmo recurso estético aparece também nas saias laterais e no difusor do para-choque traseiro. A traseira, aliás, tem lanternas com visual mais estreito, que começa na lateral e invade a tampa do porta-malas. O design é diferente do que é visto no M4 CSL, e o mesmo acontece com o arranjo das luzes.
Ainda na traseira, o cupê esportivo tem um aerofólio instalado na tampa do porta-malas e outro fixado na parte superior do vidro. Juntas, as duas peças servem para melhorar a aerodinâmica do modelo e deixá-lo mais "domável". O escape é quádruplo, com duas saídas em cada extremidade.
Já no interior o visual explora acabamento em couro Alcantara e fibra de carbono em painéis, console e portas. Os bancos são do tipo concha da linha M Carbon na dianteira. Já na segunda fileira, nada de bancos - é, o furioso só leva duas pessoas!