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Nova geração do Range Rover é lançada no Brasil

O mais luxuoso dos SUVs da marca britânica estreia no mercado brasileiro no mês de setembro trazendo novas tecnologias

por Evandro Enoshita

A Land Rover apresentou oficialmente no Brasil nesta terça-feira (30/08) a nova geração do Range Rover. O modelo mais luxuoso da marca de SUVs chega ao mercado brasileiro em setembro.

Nesta quinta geração, que foi revelada no fim de 2021 no mercado internacional, o SUV preserva o icônico visual "quadradão" presente desde o lançamento do pioneiro Range Rover, em 1969. Mas, pela primeira vez, a marca britânica deixou de lado - um pouco -, a tradição para aplicar ao modelo algumas notas de ousadia.
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Isso pode ser visto nas novas maçanetas embutidas na carroceria e também no novo - e polêmico - formato das lanternas traseiras. Que, inclusive, destoam do padrão adotado em produtos menos nobres da marca.

Confira a seguir os destaques do novo Range Rover

Plataforma e tecnologia

Agora baseado na arquitetura modular MLA-Flex, a nova geração do Range Rover incorpora diversas tecnologias trabalhando em conjunto. Com suspensão a ar controlada eletronicamente e quatro rodas direcionais, o SUV agora combina o Dynamic Response Pro e a suspensão preventiva para usar dados do sistema de navegação e preparar o sistema para garantir as melhores respostas de acordo com o trajeto. Em conjunto com o controle adaptativo de cruzeiro, permite até reduzir os movimentos corporais dos passageiros causados pelas mudanças bruscas de velocidade.

A eletrônica a bordo é farta. O carro tem o Terrain Responde 2, que ajusta vários sistemas ao tipo de piso pelo qual se vai passar, diferencial eletrônico ativo com vetorização de torque por frenagem, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de direção, modos de condução, assistentes de manutenção de faixa, de estabilidade de reboque (TSA), de estacionamento 360 graus (com câmera), de frenagem de emergência e de partida em aclives, e controles de descida em aclives (HDC), de estabilidade (DSC), de tração (ETC) e de frenagem em curvas (CBC).
Achou pouco? Sistema start/stop, nivelamento automático dos faróis de acordo com a carga e freio de estacionamento elétrico (EPB) também estão a bordo, assim como portas com fechamento elétrico, monitoramento de colisão e de tráfego traseiros, freios com ABS e distribuição da força de frenagem (EBD), monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e chave presencial.

Equipamentos

O conforto a bordo é garantido por uma lista de itens incrivelmente extensa. Há, por exemplo, sistema de som premium Meridian Signature de 1.600 Watts,  que traz alto-falantes até nos quatro principais apoios de cabeça. E, ainda, sistema multimídia Pivi Pro com tela curva e flutuante de 13,1 polegadas (Apple Carplay e Android Auto presentes) e um painel digital com tela de TFT de 13,7 polegadas.
Na fileira traseira, os ocupantes podem relaxar com telas sensíveis ao toque de 11,4 polegadas. Tudo isso controlado por uma outra tela - esta de oito polegadas - que fica no console central e permite mexer também na regulagem elétrica do assento.

O SUV pode sair de fábrica ainda com um ar-condicionado automático de quatro zonas, com sistema de filtragem de cabine PM 2.5 e dual-nanoeTM X, capaz de reduzir a presença de vírus e bactérias no ar. Já a arquitetura eletrônica do SUV permite atualizações de software "over-the-air" (automáticas) para mais de 70 módulos eletrônicos.
Outros itens de conforto presentes, dependendo da versão, são as telas de 13,1” polegadas nos encostos dos bancos dianteiros e carregador de smartphone por indução, bancos dianteiros elétricos com 24 ajustes, climatizados e com massagem, e bancos traseiros "executive class comfort plus"


Versões e preços do novo Range Rover

O Range Rover passa da casa do milhão em todas as versões. Confira abaixo a tabela do novo modelo:
Tabela: Range Rover

Motores

Os motores disponíveis na linha 2023 são dois. As versões D350 usam um seis cilindros em linha 3.0 litros com injeção direta e sobrealimentado por dois turbocompressores, que rende 350 cv de potência e 70 kgf.m de torque. Já os P530 são empurrados por um enorme V8 a gasolina, com 4.4 litros, 530 cv e 75 kgf.m.
Os dois usam câmbio automático de oito marchas. O turbodiesel vai de zero a 100 km/h em 6,1 segundos e à velocidade máxima de 234 km/h. Já o V8 a gasolina acelera aos 100 km/h partindo da inércia em 4,6 segundos e chega os 250 km/h. Os tanques dos modelos a diesel levam 80 litros, enquanto os das versão a gasolina pegam 90 litros.
Outras especificações importantes - comuns a todas as versões - são a tração 4x4 permanente, as suspensões dianteiras com braços duplos e traseira multibraços, os pneus dianteiros 285/45 R22 e traseiros 285/40 R23 e as dimensões - 5,05 m de comprimento, 1,87 m de altura, 2,04 m de largura e 2,99 m de entre-eixos. O porta-malas leva entre 1.050 e 2.335 litros.
Ainda que não seja um carro para trilhas pesadas, o novo Range Rover encara algum off-road com seus 34,7 graus de ângulo de ataque e 29 graus de ângulo de saída. Além disso, tem 29,5 cm de vão livre e enfrenta áreas alagadas com até 90 cm de profundidade.

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