No teste de hoje vamos falar sobre a nova Toyota Hilux GR-Sport, uma versão preparada para o uso aventureiro – esportivo – da picape média a diesel mais vendida do Brasil.
Ela tem absolutamente tudo que um apaixonado por picapes esportivas precisa: design robusto e aerodinâmico, freios de alta performance, controle de estabilidade e performance inigualável.
Por R$ 372.890, você leva para casa uma picape de respeito, com motor turbodiesel de 2,8 litros com 224 cv e poderosos 55 kgf.m de torque, capaz de arrancar de 0 a 100 km/h em 10 apenas segundos.
Essa é a quarta geração da versão GR-Sport, que tem foco na robustez, na agilidade e, principalmente, na diversão ao volante. Clique aqui e saiba mais.
Isso acontece graças a uma suspensão mais preparada (com amortecedores monotubo), e ao sistema de freios maior, incluindo disco nas rodas traseiras. Ela está 2 cm mais alta, justamente para suportar os impactos maiores.
Visualmente, a GR-Sport é diferente da Hilux convencional por vir de série com bitolas maiores tanto na frente como na traseira - são 1,4 cm a mais na dianteira e 1,6 cm extras atrás. Graças as novas molas, uma melhor capacidade de amortecimento... A grade e o para-choque dianteiro também são exclusivos para a Hilux GR-Sport.
Moldada para velocidades maiores, há um toque de automobilismo nessa versão GR. Esteticamente, lembra as picapes da categoria principal de algumas competições, como o rally dos sertões e o rally Dakar.
Na frente, a grade foi projetada para aumentar a área de resfriamento e a recepção dos dutos de ar, que, junto com o design dos pneus, aprimoraram a aerodinâmica da picape.
A barra esportiva na parte de cima foi projetada com o mesmo objetivo e, segundo a marca, reduziu a turbulência na traseira.
Por dentro, os bancos têm design esportivo e são de couro, ultra suede e material sintético com detalhes vermelhos. Tudo na medida certa.
O painel e o console central são em preto brilhante e alguns itens, como a placa de identificação com o número da unidade, os apoios de cabeça, as pedaleiras e os tapetes destacam a divisão GR.
Outro destaque: os logotipos da GR espalhados pelo carro, tanto por dentro quanto por fora. GR, aliás, é a abreviação de GAZOO Racing, a divisão esportiva da marca japonesa.
Feita em Zárate, na Argentina, a nova Hilux GR-Sport é um produto global desenvolvido em parte pelos engenheiros da TOYOTA GAZOO Racing da América Latina.
Há diferenças também na parte de engenharia. São 224 cv e 55 kgf.m de torque, contra 204 cv e 50,9 kgf.m das configurações "normais". Como a Toyota conseguiu chegar a esse aumento?
Graças à configuração do turbocompressor - de geometria variável - e do intercooler, ajustados para uma proposta mais esportiva e a um remapeamento de motor e transmissão.
A transmissão é automática de seis marchas com paddle shift, e o sistema de tração é integral sob demanda, com opção de caixa reduzida temporária, se necessário.
Com 5,32 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,83 m de altura e 3,09 m de entre-eixos, a nova Hilux GR-Sport pesa 2.136 quilos e tem caçamba capaz de suportar 1.000 kg de carga, além de ótimos 1.000 litros de capacidade.
Na lista de equipamentos de conforto, comodidade e segurança, destaque para os faróis duplos em LED com função "follow me home" - que mantém a luz acessa mesmo após o travamento para iluminar o caminho dos passageiros -, e ajuste automático de altura. Atrás, as lanternas também são de LED.
Por dentro, último nível de tecnologia disponível no mercado, com sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, e sistema de som da grife JBL com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.
A nova Hilux GR-Sport vem com o sistema Smart Entry (Entrada Inteligente), que permite destravar as portas só com um toque no botão da maçaneta, sem que seja preciso retirar a chave do bolso. Obviamente, para ligar a picape também é preciso de apenas um toque no botão de partida.
Ela vem com tudo isso e muito mais. Ar-condicionado digital dual zone, câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros também fazem parte do pacote.
Na parte de segurança, a nova Hilux GR-Sport vem com assistente para partidas em rampas (seja em subidas ou descidas); controle ativo de tração, que funciona quando a tração 4x4 é acionada e evita que ela derrape; bloqueio do diferencial traseiro; controle de descida e dois modos de condução: o Eco e o Power.
Na parte de sistemas semiautônomos de condução, ela também vem de série com o Toyota Safety Sense, que vem com três grandes pilares:
Em resumo, uma picape bem equipada, potente, tecnológica e feita para desbravar novos terrenos e desafios, sem ter medo do que possa vir pela frente. Uma picape voraz para caminhos inexplorados!