Nova Honda Transalp 750 é revelada oficialmente

Motocicleta é equipada com o mesmo motor da nova Hornet, de 755 cm³ com dois cilindros em linha e 91,7 cv de potência

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Alexandre Ciszewski
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A nova Honda Transalp 750 finalmente foi revelada. Lançada pela primeira vez em 1987, a Honda XL600V Transalp rapidamente se tornou um grande nome no crescente setor de motocicletas de aventura. A moto combinou a confiabilidade lendária da Honda com um chassi genuinamente capaz e um motor robusto.

No Brasil tivemos a XL700V Transalp, terceira geração do modelo, em 2011. Mas agora é uma moto completamente nova, que deve desembarcar em solo brasileiro apenas em 2024, assim como a nova Hornet, com a qual compartilha o motor.

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Nova Honda Transalp 750 é revelada oficialmente na Europa
Crédito: Divulgação
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Como é a nova Honda Transalp 750

A nova Honda XL750 Transalp chega às ruas, e trilhas, dos mercados internacionais já no primeiro semestre de 2023. A moto estará em busca dos clientes das motos Yamaha Tenere 700 e KTM 890 Adventure, juntamente com a multidão de outros fabricantes que lutam pela glória de motocicletas aventureiras de porte médio.

O motor é o mesmo da nova Honda Hornet: 755 cm³ com dois cilindros em linha e 91,7 cv de potência
Crédito: Divulgação
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Motor

Projetada para turismo de aventura on e off-road, a nova Honda XL750 Transalp 2023 é movido pelo mesmo motor com dois cilindros em linha de 755 cm³ encontrado na recém-lançada Honda CB750 Hornet, que entrega a mesma potência total, 91,7 cv a 9.500 rpm, e o mesmo torque, 7,6 kgf.m a 7.250 rpm . Isso já bota a nova Transalp em um lugar interessante no segmento, bem no meio da Yamaha Tenere 700 de 74 cv e da KTM 890 Adventure de 105cv.

Internamente, o motor funciona com um virabrequim a 270 graus e, segundo a Honda, tem escapamento e caixa de ar ajustados para proporcionar uma boa sonoridade. Um ajuste da Hornet para a Transalp é a mudança no acelerador ride-by-wire, que foi reguldo especificamente para passeios de longa distância e turismo.

A nova Honda XL750 Transalp chega às ruas e trilhas dos mercados internacionais em 2023
Crédito: Divulgação
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A potência é fornecida por meio de uma transmissão de seis velocidades combinada com uma embreagem deslizante. O design da embreagem reduz o torque de arrasto em 30%, para uma sensação de alavanca mais leve e mudanças mais fáceis. Ele também gerencia o salto da roda traseira em frenagens fortes e diminuições rápidas de marcha.

Detalhe do painel em TFT da nova Honda XL750 Transalp
Crédito: Divulgação
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Tecnologia embarcada

A eletrônica da moto também é totalmente nova, com quatro modos de pilotagem disponíveis, Sport, Standard, Rain e Gravel, e um quinto modo customizável pelo motociclista.

Cada modo de pilotagem ajusta o desempenho do motor e o mapa do acelerador, e pode ser ligado em tempo real por meio de um botão no lado esquerdo. O modo User permite que o motociclista adapte a eletrônica da moto aos seus requisitos específicos. As informações são exibidas ao motociclista por meio de uma tela TFT colorida.

A nova moto da Honda é projetada para turismo de aventura on e off-road
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Existem quatro níveis de Potência do Motor (EP), três níveis de Freio Motor (EB), dois níveis de ABS e cinco níveis de controle de tração (HSTC) disponíveis. O HSTC também pode ser totalmente desativado, juntamente com o ABS traseiro, para um uso off-road mais preciso. A nova moto também possui controle de empinada, embora isso seja combinado com a função de controle de tração, eliminando a capacidade de ajustá-lo individualmente.

Modos de pilotagem da Honda XL750 Transalp 2023

O modo Sport oferece desempenho máximo com potência máxima (EP), ABS de nível dois e frenagem do motor de nível um. O controle de tração também é ajustado para intervenção mínima.

A nova moto aventureira da Honda tem bastante tecnologia embarcada
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Já o modo Standard é um ajuste padrão "no meio do caminho" e apresenta potência do motor e controle de tração de nível três com freio motor e ABS de nível dois.

Para condução em estrada em condições molhadas, o modo Rain oferece a menor potência do motor, com freio motor de nível dois, ABS de nível dois dianteiro e traseiro e controle de tração de nível cinco.

O novo modo Gravel foi projetado para pilotagem off-road e apresenta potência do motor de nível dois, frenagem do motor de nível três, controle de tração de nível quatro e ABS de nível um. Para desativar completamente o ABS na roda traseira, é preciso optar pelo modo extra User, ao contrário da Africa Twin, que fornece um botão de fácil acesso a qualquer momento.

O chassi da moto é totalmente novo e pesa apenas 18,3 quilos
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Chassi da nova Honda Transalp 750

Como seria de esperar para uma moto que está entrando em um novo segmento para a Honda, o chassi da moto é totalmente novo. Com o tradicional formato diamon, é feito com tubos de aço com um subquadro integrado e pesa impressionantes 18,3 quilos - 10% mais leve do que o item encontrado na Honda CB500X.

A redução de peso acontece em parte graças aos tubos mais finos e à diminuição das seções reforçadas do design. O ângulo de ataque (rake) e trail são definidos em 27 graus e 111 mm, respectivamente, e a moto tem uma distância entre eixos de 1,56 metro. O peso em ordem de marcha da moto é de impressionantes 208 quilos. A Honda está alegando que a geometria da moto ajuda a atingir um círculo de giro mínimo de 2,6 m.

A moto é uma boa opção para enfrentar a estrada, seja ela pavimentada ou não
Crédito: Divulgação
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As suspensões para a nova moto são fornecidas pela Showa, na forma de garfos dianteiros tipo cartucho de função separada de 43 mm e amortecedor traseiro com reservatório remoto. O curso dianteiro é de 20 cm, enquanto o traseiro é de 19 cm. O amortecedor traseiro passa por um braço oscilante do tipo Pro-Link, com peças fundidas inspiradas nas CRF1100L Africa Twin, embora com uma mistura única de alumínio. A nova Honda XL750 Transalp tem uma distância em relação ao solo de 21 cm.

A frenagem vem na forma de pinças de dois pistões unidas por discos ondulados de 310 mm na frente e um disco ondulado de 256 mm e pinça de pistão único na traseira. Tamanhos das rodas raiadas são de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, enquanto os pneus de fábrica são 90/90-R21 e 150/70-R18 com câmara de ar, Metzeler Karoo Street ou Dunlop Mixtour.

Galeria de fotos da nova Transalp 750:

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