A nova Honda Transalp 750 finalmente foi revelada. Lançada pela primeira vez em 1987, a Honda XL600V Transalp rapidamente se tornou um grande nome no crescente setor de motocicletas de aventura. A moto combinou a confiabilidade lendária da Honda com um chassi genuinamente capaz e um motor robusto.
No Brasil tivemos a XL700V Transalp, terceira geração do modelo, em 2011. Mas agora é uma moto completamente nova, que deve desembarcar em solo brasileiro apenas em 2024, assim como a nova Hornet, com a qual compartilha o motor.
A nova Honda XL750 Transalp chega às ruas, e trilhas, dos mercados internacionais já no primeiro semestre de 2023. A moto estará em busca dos clientes das motos Yamaha Tenere 700 e KTM 890 Adventure, juntamente com a multidão de outros fabricantes que lutam pela glória de motocicletas aventureiras de porte médio.
Projetada para turismo de aventura on e off-road, a nova Honda XL750 Transalp 2023 é movido pelo mesmo motor com dois cilindros em linha de 755 cm³ encontrado na recém-lançada Honda CB750 Hornet, que entrega a mesma potência total, 91,7 cv a 9.500 rpm, e o mesmo torque, 7,6 kgf.m a 7.250 rpm . Isso já bota a nova Transalp em um lugar interessante no segmento, bem no meio da Yamaha Tenere 700 de 74 cv e da KTM 890 Adventure de 105cv.
Internamente, o motor funciona com um virabrequim a 270 graus e, segundo a Honda, tem escapamento e caixa de ar ajustados para proporcionar uma boa sonoridade. Um ajuste da Hornet para a Transalp é a mudança no acelerador ride-by-wire, que foi reguldo especificamente para passeios de longa distância e turismo.
A potência é fornecida por meio de uma transmissão de seis velocidades combinada com uma embreagem deslizante. O design da embreagem reduz o torque de arrasto em 30%, para uma sensação de alavanca mais leve e mudanças mais fáceis. Ele também gerencia o salto da roda traseira em frenagens fortes e diminuições rápidas de marcha.
A eletrônica da moto também é totalmente nova, com quatro modos de pilotagem disponíveis, Sport, Standard, Rain e Gravel, e um quinto modo customizável pelo motociclista.
Cada modo de pilotagem ajusta o desempenho do motor e o mapa do acelerador, e pode ser ligado em tempo real por meio de um botão no lado esquerdo. O modo User permite que o motociclista adapte a eletrônica da moto aos seus requisitos específicos. As informações são exibidas ao motociclista por meio de uma tela TFT colorida.
Existem quatro níveis de Potência do Motor (EP), três níveis de Freio Motor (EB), dois níveis de ABS e cinco níveis de controle de tração (HSTC) disponíveis. O HSTC também pode ser totalmente desativado, juntamente com o ABS traseiro, para um uso off-road mais preciso. A nova moto também possui controle de empinada, embora isso seja combinado com a função de controle de tração, eliminando a capacidade de ajustá-lo individualmente.
O modo Sport oferece desempenho máximo com potência máxima (EP), ABS de nível dois e frenagem do motor de nível um. O controle de tração também é ajustado para intervenção mínima.
Já o modo Standard é um ajuste padrão "no meio do caminho" e apresenta potência do motor e controle de tração de nível três com freio motor e ABS de nível dois.
Para condução em estrada em condições molhadas, o modo Rain oferece a menor potência do motor, com freio motor de nível dois, ABS de nível dois dianteiro e traseiro e controle de tração de nível cinco.
O novo modo Gravel foi projetado para pilotagem off-road e apresenta potência do motor de nível dois, frenagem do motor de nível três, controle de tração de nível quatro e ABS de nível um. Para desativar completamente o ABS na roda traseira, é preciso optar pelo modo extra User, ao contrário da Africa Twin, que fornece um botão de fácil acesso a qualquer momento.
Como seria de esperar para uma moto que está entrando em um novo segmento para a Honda, o chassi da moto é totalmente novo. Com o tradicional formato diamon, é feito com tubos de aço com um subquadro integrado e pesa impressionantes 18,3 quilos - 10% mais leve do que o item encontrado na Honda CB500X.
A redução de peso acontece em parte graças aos tubos mais finos e à diminuição das seções reforçadas do design. O ângulo de ataque (rake) e trail são definidos em 27 graus e 111 mm, respectivamente, e a moto tem uma distância entre eixos de 1,56 metro. O peso em ordem de marcha da moto é de impressionantes 208 quilos. A Honda está alegando que a geometria da moto ajuda a atingir um círculo de giro mínimo de 2,6 m.
As suspensões para a nova moto são fornecidas pela Showa, na forma de garfos dianteiros tipo cartucho de função separada de 43 mm e amortecedor traseiro com reservatório remoto. O curso dianteiro é de 20 cm, enquanto o traseiro é de 19 cm. O amortecedor traseiro passa por um braço oscilante do tipo Pro-Link, com peças fundidas inspiradas nas CRF1100L Africa Twin, embora com uma mistura única de alumínio. A nova Honda XL750 Transalp tem uma distância em relação ao solo de 21 cm.
A frenagem vem na forma de pinças de dois pistões unidas por discos ondulados de 310 mm na frente e um disco ondulado de 256 mm e pinça de pistão único na traseira. Tamanhos das rodas raiadas são de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, enquanto os pneus de fábrica são 90/90-R21 e 150/70-R18 com câmara de ar, Metzeler Karoo Street ou Dunlop Mixtour.