Nova Yamaha Tracer 9 é flagrada em teste na Europa

Aparentemente a moto ganhará controle de cruzeiro com "radar" e um novo - e mais bacana - painel de instrumentos de TFT

  1. Home
  2. Motos
  3. Nova Yamaha Tracer 9 é flagrada em teste na Europa
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Apesar de ter recebido uma atualização completa em 2020 na Europa para atender às rigorosas normas do Euro5, a Yamaha Tracer 9 GT, conhecida aqui como Tracer 900 GT, parece pronta para passar por outra atualização em 2023. Novos flagras mostram uma motocicleta equipada com controle de cruzeiro guiado por radar e um painel colorido de TFT mais convencional.

Nas fotos divulgadas pela publicação inglesa Motorcycle News, feitas em localidade europeia não revelada, a motocicleta de teste parece quase idêntica à moto que é vendida atualmente nos mercados internacionais. Mas, ao examinar as imagens mais atentamente, é possível notar as sutis atualizações.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A mais notável é uma caixa preta posicionada acima da roda dianteira de 17 polegadas, que na imagem se torna mais perceptível devido à fiação exposta posicionada entre as luzes dianteiras e abaixo dos faróis principais e da entrada de ar. Este detalhe não aparece no modelo de produção atual e sugere a adoção de um controle de cruzeiro controlado por radar, algo cada vez mais comum em motos de alta especificação.

Yamaha Tracer 1
Flagra indica que a Yamaha Tracer 9 ganhará controle de cruzeiro guiado por radar
Crédito: Reprodução / Motorcycle News
toggle button

O tal "radar" já equipa motos de BMW, Ducati, KTM e Kawasaki. Mas até agora nenhuma Yamaha de série tem o dispositivo. Claro que é bem provável que o tal "radar" fique mais escondido em uma versão de produção. O sistema serve principalmente para controlar a distância da moto em relação ao veículo que vai à frente, em medida previamente selecionada pelo piloto. Quando instalado na rabeta da moto, também pode avisar sobre a aproximação de veículos em pontos cegos dos espelhos.

Já a foto de traseira dá um vislumbre do novo painel de instrumentos da motocicleta, que agora claramente inclui um novo display de TFT grande e de tela única.- diferente do TFT dividido da moto atual.

Deste ângulo é possivel ver o novo painel com tela TFT sem a atual divisão no meio
Crédito: Reprodução / Motorcycle News
toggle button

As fotos sugerem que a máquina está quase pronta para chegar à versão de produção - provavelmente será apresentada no Salão de Milão (Eicma), em novembro, e deve começar a ser vendida nos mercados internacionais no início de 2023.

Aguardamos pela novidade aqui no Brasil, já que atualmente o modelo vendido com linha 2022 recebeu apenas novas cores na metade do ano passado, sem atualizações mecânicas ou no visual.  O motor é o tricilíndrico de 847 cm³, 115 cv de potência máxima a 10.000 rpm e 8,9 kgf.m de torque a 8.500 rpm,. O preço sugerido para a Tracer 900 GT no país é de R$ 65.490.

Comentários