Famosos por não emitirem poluentes, os carros elétricos oferecem outras vantagens. É isento do rodízio paulistano e costuma ter IPVA reduzido. Além disso, há a economia a longo prazo em relação aos modelos a combustão, menor custo por km rodado, entre outros benefícios.
Renault Zoe
Sucesso de vendas na Europa, o Renault Zoe foi um dos veículos elétricos apresentados aos brasileiros no Salão de São Paulo em 2018. Com preços sugeridos de R$ 149.990, o modelo se encontra disponível para pré-venda até o momento.
Para quem quiser conhecê-lo de perto, só duas concessionárias da marca, em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), estão realizando test-drive. WM1 já rodou com o elétrico por São Paulo.
A autonomia do Zoe é de 300 km. O carro se vale de tecnologia de recarga regenerativa durante a frenagem, que poupa o consumo e melhora a performance.
Renault Zoe chegou tarde e seguirá atrasado
O Zoe estará disponível nas versões Life e Intense e nas cores branco, cinza e preto. Os principais itens de segurança são: quatro airbags (frontais e laterais), assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, indicador de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiro, entre outros.
Os itens de conforto são: ar-condicionado, câmera de ré, piloto automático com limitador de velocidade, sensores de chuva e luminosidade, luzes diurnas em LED, rodas de liga leve de 16”, sistema de áudio Premium Bose e sistema multimídia com tela touch de 7”.
Nissan Leaf
Um dos carros elétricos mais vendidos em todo o mundo, o Nissan Leaf está em sistema de pré-venda aqui no Brasil desde o fim de 2018. O preço do modelo começa em R$ 195 mil e para reservar é preciso dar uma entrada de R$ 5 mil.
A autonomia do hatch elétrico, com baterias de lítio de 40 kWh, é de até 241 km no ciclo EPA (americano) ou 389 km no NEDC (europeu). Ele oferece sistema de recarga rápida capaz de entregar 80% da carga em apenas 40 minutos. O motor gera 149 cv e 32,6 kgfm de torque. WM1 já testou o Leaf.
Uma das principais novidades da nova geração do Leaf está na forma de dirigir. Chamado de e-pedal, quando ativado, o motorista pode usar apenas o pedal da direita para acelerar, desacelerar e frear. Basta soltar o acelerador para uma frenagem.
Entre os itens de segurança, o Leaf chega com seis airbags, alertas de colisão com assistente de frenagem, sensor de ponto-cego, e alertas de mudança de faixa e de tráfego cruzado. Também é vendido com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sinal de frenagem de emergência, entre outros.
Nos itens de conforto, o hatch é equipado com ar-condicionado automático, sensor de luminosidade, bancos dianteiros com aquecimento, piloto automático, modo de condução ECO e câmera 360º.
Chevrolet Bolt
O Chevrolet Bolt EV é a opção 100% elétrica da marca para o Brasil e uma das nove opções de carros elétricos à venda. Acaba de entrar em pré-venda oficial. A expectativa é que as primeiras unidades do modelo apareçam nas concessionárias para a venda ainda em 2019.
A autonomia do modelo, com baterias de 60 kWh, é de 417 km. O motor tem potência de 203 cv que permite uma aceleração de 0 a 100 km em 6,5 segundos. Um sistema de freios regenerativos ajuda a converter mais energia para a bateria.
Bolt chegará ao Brasil com autonomia maior
Parecido com o e-pedal do Nissan Leaf, o elétrico da Chevrolet tem a opção one pedal, em que o motorista pode ativar e conduzir o veículo apenas com o pedal do acelerador. Ao tirar o pé, ele desacelera ou até mesmo freia por completo.
A lista de equipamentos do Bolt inclui 10 airbags, alerta de colisão frontal e frenagem automática, assistente de permanência na faixa, câmera de ré e de 360 graus e retrovisor interno com câmera.
BMW i3
Por muito tempo o BMW i3 se viu isolado como única opção de venda entre os elétricos. Renovado recentemente, o modelo alemão está disponível em quatro versões: REX, REX Connected, BEV Full e REX Full.
Quem tiver interesse no i3 pode encontrar opções no mercado de usados (principalmente da geração anterior). Ou encomendar diretamente em uma concessionária da marca uma unidade 0 km.
O motor elétrico rende 170 cv e 25,5 kgfm de torque. Nas versões de entrada, há um motor à combustão de 0.6 litro e 5,6 kgfm, mas que não traciona as rodas traseiras. Ele opera como gerador de energia. Nas recém-lançadas versões Full, só há o elétrico.
Na versão de entrada, além dos itens convencionais para um BMW, o elétrico ainda usa tração eDrive, extensor de autonomia, câmera 360º, faróis full-LED, painel de instrumentos digital, ar-condicionado, entre outros.
BMW i3 volta mais caro e com maior autonomia
Na intermediária acrescenta-se ar digital, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, parking assistant com câmera de ré e espelhamento para Apple CarPlay.
A topo de linha ainda recebe teto solar elétrico, sistema de som Harman Kardon, bancos de couro, entre outros itens.
Hitech eco.Tech
O eco.Tech pode ser definido como um carro diferente. Desenvolvido pela Hitech Electric, uma empresa paranaense de veículos elétricos, o modelo tem opções com dois ou quatro lugares (eco.Tech2 e eco.Tech4).
A velocidade máxima do veículo é de 68 km/h e a autonomia, de 100 ou 150 km. De acordo com a fabricante, as baterias de íon-lítio do modelo têm vida útil de 1.800 ciclos — aproximadamente 180 mil km. O tempo de recarga em tomada comum é de cinco horas.
Uma das nove opções de carros elétricos à venda, o modelo traz painel com velocímetro digital, status da bateria e autonomia. Outros itens são: faróis de LED e rodas de liga-leve de 13”. O ar-condicionado entra como item opcional.
JAC iEV20 e JAC iEV40
Até o fim de 2020 a chinesa JAC pretende reformular toda a sua gama de veículos e lançar aqui cinco novas opções elétricas. O primeiro, já lançado, foi o JAC iEV40, um SUV compacto que custa R$ 153.900.
Sexto carro elétrico mais vendido no mundo em 2018, o modelo usa bateria de 40 kWh, que entrega 300 km de autonomia. A velocidade máxima é de 140 km/h, com um 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. O motor gera potência de 115 cv e torque de 27,5 kgfm.
JAC iEV40 fica R$ 13.510 mais caro
Já o JAC iEV20 será lançado somente no primeiro semestre de 2020. O SUV será menor e o preço inicial será de R$ 119.900. Equipado com uma bateria de 41 kWh, a autonomia será de 400 km.
Ambos os modelos se valem do o i-pedal, sistema com um único pedal como o Leaf e o Bolt. Além dos dois modelos, a JAC pretende lançar outros três veículos elétricos no Brasil: o SUV maior iEV60 (R$ 198.900), a picape iEV330P (R$ 229.900) e o caminhão urbano iEV1200T (R$ 259.900).
Jaguar I-Pace
Sem dúvida, modelo mais caro — e luxuoso — da nossa lista de nove opções de carros elétricos. Lançado no primeiro semestre de 2019, o Jaguar i-Pace chega com três pacotes de especificações: S, SE e HSE.
Equipado com baterias de 90 kWh, a autonomia total do elétrico é de 470 km. Com tração nas quatro rodas, o I-Pace faz 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. O modelo é equipado com dois motores elétricos que geram 400 cv de potência e 70,9 kgfm de torque.
Jaguar I-Pace conquista até mesmo na pista
Ficaríamos aqui por um longo tempo descrevendo toda a lista de equipamentos de série e opcionais do I-Pace. No entanto, vale destacar as lanternas traseiras de LED, retrovisores externos com aquecimento e acendedores, vidro traseiro térmico com temporizador.
Além disso, é vendido com tela dupla na central multimídia, quadro de instrumentos configurável, monitor de fadiga, pacote estacionamento, entre muitos outros.
Caoa Chery Arrizo 5e
Nada de modelos da Tesla: o primeiro sedã elétrico do Brasil é o Chery Arrizo 5e. Ele também é responsável por ser o primeiro carro disponível em versões a combustão e 100% elétrica no país. Mas o que esperar do chinês com preço inicial de R$ 159.900?
O recém-lançamento da marca estará disponível até janeiro de 2020 apenas nas concessionárias de São Paulo e com o foco em frotistas e locadoras. Com as vendas para o público geral programada para o ano que vem, a tendência é que o modelo seja comercializado em outras capitais.
As diferenças para o modelo a combustão são poucas. Inclusive, eles compartilham ¾ das peças, o que facilita a troca em futuras manutenções, já que o sedã flex é fabricado em Jacareí (SP).
O motor elétrico rende 122 cv e 28,1 kgfm de torque, que resultam em uma velocidade máxima de 152 km/h. De acordo com a Caoa Chery, as baterias de 53,5 kWh garantem autonomia de 322 km.
A lista de equipamentos de série do sedã elétrico inclui controles de tração e estabilidade, bancos e volantes revestidos em material ecológico, ar-condicionado digital, uma tela central gigante de 10”, luzes diurna, câmera de ré, sensor de estacionamento, entre outros itens.
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