O canal de notícias da Webmotors

Conheça nove opções de carros elétricos no Brasil

Quer rodar só na tomada e economizar com combustível? WM1 lista os principais modelos elétricos disponíveis para venda

por Redação WM1

Está cansado de veículos a combustão e tem procurado novas opções no mercado? O que até poucos anos atrás era coisa do futuro, hoje já se tornou realidade: os modelos eletrificados. Para ajudá-lo, preparamos uma lista com nove opções de carros elétricos no Brasil que estão em pré-venda ou já podem ser comprados.
Famosos por não emitirem poluentes, os carros elétricos oferecem outras vantagens. É isento do rodízio paulistano e costuma ter IPVA reduzido. Além disso, há a economia a longo prazo em relação aos modelos a combustão, menor custo por km rodado, entre outros benefícios.

Renault Zoe


Sucesso de vendas na Europa, o Renault Zoe foi um dos veículos elétricos apresentados aos brasileiros no Salão de São Paulo em 2018. Com preços sugeridos de R$ 149.990, o modelo se encontra disponível para pré-venda até o momento.
Para quem quiser conhecê-lo de perto, só duas concessionárias da marca, em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), estão realizando test-drive. WM1 já rodou com o elétrico por São Paulo.
A autonomia do Zoe é de 300 km. O carro se vale de tecnologia de recarga regenerativa durante a frenagem, que poupa o consumo e melhora a performance.
Renault Zoe chegou tarde e seguirá atrasado
O Zoe estará disponível nas versões Life e Intense e nas cores branco, cinza e preto. Os principais itens de segurança são: quatro airbags (frontais e laterais), assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, indicador de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiro, entre outros.
Os itens de conforto são: ar-condicionado, câmera de ré, piloto automático com limitador de velocidade, sensores de chuva e luminosidade, luzes diurnas em LED, rodas de liga leve de 16”, sistema de áudio Premium Bose e sistema multimídia com tela touch de 7”.

Nissan Leaf


Um dos carros elétricos mais vendidos em todo o mundo, o Nissan Leaf está em sistema de pré-venda aqui no Brasil desde o fim de 2018. O preço do modelo começa em R$ 195 mil e para reservar é preciso dar uma entrada de R$ 5 mil.
A autonomia do hatch elétrico, com baterias de lítio de 40 kWh, é de até 241 km no ciclo EPA (americano) ou 389 km no NEDC (europeu). Ele oferece sistema de recarga rápida capaz de entregar 80% da carga em apenas 40 minutos. O motor gera 149 cv e 32,6 kgfm de torque. WM1 já testou o Leaf.
Uma das principais novidades da nova geração do Leaf está na forma de dirigir. Chamado de e-pedal, quando ativado, o motorista pode usar apenas o pedal da direita para acelerar, desacelerar e frear. Basta soltar o acelerador para uma frenagem.
Entre os itens de segurança, o Leaf chega com seis airbags, alertas de colisão com assistente de frenagem, sensor de ponto-cego, e alertas de mudança de faixa e de tráfego cruzado. Também é vendido com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sinal de frenagem de emergência, entre outros.
Nos itens de conforto, o hatch é equipado com ar-condicionado automático, sensor de luminosidade, bancos dianteiros com aquecimento, piloto automático, modo de condução ECO e câmera 360º.

Chevrolet Bolt


O Chevrolet Bolt EV é a opção 100% elétrica da marca para o Brasil e uma das nove opções de carros elétricos à venda. Acaba de entrar em pré-venda oficial. A expectativa é que as primeiras unidades do modelo apareçam nas concessionárias para a venda ainda em 2019.
A autonomia do modelo, com baterias de 60 kWh, é de 417 km. O motor tem potência de 203 cv que permite uma aceleração de 0 a 100 km em 6,5 segundos. Um sistema de freios regenerativos ajuda a converter mais energia para a bateria.
Bolt chegará ao Brasil com autonomia maior
Parecido com o e-pedal do Nissan Leaf, o elétrico da Chevrolet tem a opção one pedal, em que o motorista pode ativar e conduzir o veículo apenas com o pedal do acelerador. Ao tirar o pé, ele desacelera ou até mesmo freia por completo.
A lista de equipamentos do Bolt inclui 10 airbags, alerta de colisão frontal e frenagem automática, assistente de permanência na faixa, câmera de ré e de 360 graus e retrovisor interno com câmera.

BMW i3


Por muito tempo o BMW i3 se viu isolado como única opção de venda entre os elétricos. Renovado recentemente, o modelo alemão está disponível em quatro versões: REX, REX Connected, BEV Full e REX Full.
Quem tiver interesse no i3 pode encontrar opções no mercado de usados (principalmente da geração anterior). Ou encomendar diretamente em uma concessionária da marca uma unidade 0 km.
O motor elétrico rende 170 cv e 25,5 kgfm de torque. Nas versões de entrada, há um motor à combustão de 0.6 litro e 5,6 kgfm, mas que não traciona as rodas traseiras. Ele opera como gerador de energia. Nas recém-lançadas versões Full, só há o elétrico.
Na versão de entrada, além dos itens convencionais para um BMW, o elétrico ainda usa tração eDrive, extensor de autonomia, câmera 360º, faróis full-LED, painel de instrumentos digital, ar-condicionado, entre outros.
BMW i3 volta mais caro e com maior autonomia
Na intermediária acrescenta-se ar digital, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, parking assistant com câmera de ré e espelhamento para Apple CarPlay.
A topo de linha ainda recebe teto solar elétrico, sistema de som Harman Kardon, bancos de couro, entre outros itens.

Hitech eco.Tech


O eco.Tech pode ser definido como um carro diferente. Desenvolvido pela Hitech Electric, uma empresa paranaense de veículos elétricos, o modelo tem opções com dois ou quatro lugares (eco.Tech2 e eco.Tech4).
A velocidade máxima do veículo é de 68 km/h e a autonomia, de 100 ou 150 km. De acordo com a fabricante, as baterias de íon-lítio do modelo têm vida útil de 1.800 ciclos — aproximadamente 180 mil km. O tempo de recarga em tomada comum é de cinco horas.
Uma das nove opções de carros elétricos à venda, o modelo traz painel com velocímetro digital, status da bateria e autonomia. Outros itens são: faróis de LED e rodas de liga-leve de 13”. O ar-condicionado entra como item opcional.

JAC iEV20 e JAC iEV40


Até o fim de 2020 a chinesa JAC pretende reformular toda a sua gama de veículos e lançar aqui cinco novas opções elétricas. O primeiro, já lançado, foi o JAC iEV40, um SUV compacto que custa R$ 153.900.
Sexto carro elétrico mais vendido no mundo em 2018, o modelo usa bateria de 40 kWh, que entrega 300 km de autonomia. A velocidade máxima é de 140 km/h, com um 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. O motor gera potência de 115 cv e torque de 27,5 kgfm.
JAC iEV40 fica R$ 13.510 mais caro

Já o JAC iEV20 será lançado somente no primeiro semestre de 2020. O SUV será menor e o preço inicial será de R$ 119.900. Equipado com uma bateria de 41 kWh, a autonomia será de 400 km.
Ambos os modelos se valem do o i-pedal, sistema com um único pedal como o Leaf e o Bolt. Além dos dois modelos, a JAC pretende lançar outros três veículos elétricos no Brasil: o SUV maior iEV60 (R$ 198.900), a picape iEV330P (R$ 229.900) e o caminhão urbano iEV1200T (R$ 259.900).

Jaguar I-Pace


Sem dúvida, modelo mais caro — e luxuoso — da nossa lista de nove opções de carros elétricos. Lançado no primeiro semestre de 2019, o Jaguar i-Pace chega com três pacotes de especificações: S, SE e HSE.
Equipado com baterias de 90 kWh, a autonomia total do elétrico é de 470 km. Com tração nas quatro rodas, o I-Pace faz 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. O modelo é equipado com dois motores elétricos que geram 400 cv de potência e 70,9 kgfm de torque.
Jaguar I-Pace conquista até mesmo na pista
Ficaríamos aqui por um longo tempo descrevendo toda a lista de equipamentos de série e opcionais do I-Pace. No entanto, vale destacar as lanternas traseiras de LED, retrovisores externos com aquecimento e acendedores, vidro traseiro térmico com temporizador.
Além disso, é vendido com tela dupla na central multimídia, quadro de instrumentos configurável, monitor de fadiga, pacote estacionamento, entre muitos outros.

Caoa Chery Arrizo 5e


Nada de modelos da Tesla: o primeiro sedã elétrico do Brasil é o Chery Arrizo 5e. Ele também é responsável por ser o primeiro carro disponível em versões a combustão e 100% elétrica no país. Mas o que esperar do chinês com preço inicial de R$ 159.900?
O recém-lançamento da marca estará disponível até janeiro de 2020 apenas nas concessionárias de São Paulo e com o foco em frotistas e locadoras. Com as vendas para o público geral programada para o ano que vem, a tendência é que o modelo seja comercializado em outras capitais.
As diferenças para o modelo a combustão são poucas. Inclusive, eles compartilham ¾ das peças, o que facilita a troca em futuras manutenções, já que o sedã flex é fabricado em Jacareí (SP).
O motor elétrico rende 122 cv e 28,1 kgfm de torque, que resultam em uma velocidade máxima de 152 km/h. De acordo com a Caoa Chery, as baterias de 53,5 kWh garantem autonomia de 322 km.
A lista de equipamentos de série do sedã elétrico inclui controles de tração e estabilidade, bancos e volantes revestidos em material ecológico, ar-condicionado digital, uma tela central gigante de 10”, luzes diurna, câmera de ré, sensor de estacionamento, entre outros itens.

Veja as melhores opções de carros elétricos no Brasil!

Se interessou por alguma das opções da nossa lista? Então veja melhor sobre os modelos no portal da Webmotors e saiba onde comprar carros elétricos no Brasil. Para continuar lendo sobre todas as novidades do mundo automotivo, acompanhe as notícias do WM1.

Assista ao vídeo com o elétrico Leaf na pista!



Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas