O mercado de carros de alto desempenho e luxo extremo vai ganhar um competidor de peso em breve: o Aston Martin DB12 foi revelado esta semana. O roadster é o substituto do DB11 e chega com a promessa de ser o primeiro "super tourer" do mundo.
Com quase 80% das partes do seu antecessor, o novo DB chega equipado com motor Mercedes V8 4.0 litros biturbo de até 680 cv de potência e 81,3 kgf.m de torque máxima. A potência gerada pelo motor alemão é cerca de 34% superior ao conjunto do antigo DB11, que tinha um V12 aspirado.
Para mandar essa força às rodas traseiras, a transmissão do roadster é automática de oito velocidades, com caixa montada em fibra de carbono e diferencial traseiro eletrônico. O sistema vai ligado ao controle de estabilidade e permite que o sortudo motorista desative ou ative 100% a tecnologia. Aí a brincadeira fica mais séria...
O conjunto atualizado permite ao DB12 acelerar de zero a 100km/h em apenas 3,6 segundos e chegar à velocidade máxima de impressionantes 325 km/h.
A Aston Martin diz que o motor da Mercedes recebeu uma série de melhorias, como a instalação de um turbo de maior diâmetro e melhor resfriamento - o sistema de arrefecimento tem três radiadores extras. Além disso, a área de tomada de ar no para-choque dianteiro foi otimizada.
As suspensões também foram atualizadas. O DB12 usa a nova geração de amortecedores adaptativos da marca de luxo e ganhou barras estabilizadoras mais rígidas. A direção assistida eletricamente também passou por ajustes. Foram mudanças necessárias para suportar a exigência de um modelo tão potente.
Os freios do modelo são de ferro fundido, mas a Aston Martin oferece como opcionais freios de carbono e cerâmica, que costumam ser usados em carros esportivos. O uso desses freios, inclusive, reduz em 27 quilos o peso do carro.
No visual, o para-choque dianteiro do DB12 ganhou uma tomada de ar mais ampla, com grade de hastes horizontais cromadas - ou convencionais, na cor preta, como cliente preferir. As entradas nas extremidades passam a ter acabamento na cor preta e o capô exibe saídas mais discretas e estreitas na parte superior.
Os faróis full-LED têm formato dividido em dois blocos: o primeiro com três LEDs diurnos e o segundo com os projetores principais, além da assinatura que agora tem outro design.
Nas laterais, há um detalhe cromado instalado na saída de ar do para-lamas dianteiro. As rodas de 21 polegadas têm visual exclusivo e são 8 quilos mais leves que as aro 20 usadas no antecessor. A traseira do DB12 é exatamente igual à do modelo antigo.
Mas é no interior que o luxo entregue pelo DB12 sobressai. O modelo é produzido praticamente de forma artesanal e tem couro ou Alcantara com costuras feitas à mão nos bancos, no volante e nos painéis. O console tem peças com acabamento que imita a fibra de carbono.
O painel acomoda a central multimídia com tela de 10,25 polegadas e imagem em alta definição. O sistema fornece espelhamento sem fio e GPS independente. O painel de instrumentos também tem tela de 10,25 polegadas. O sistema de som personalizado pela Aston Martin do DB12 tem 11 alto-falantes e 390 Watts de potência.
Como todos nós sabemos, a Aston Martin é a marca preferida do espião britânico Bond, James Bond. Com o novo DB12, até o agente nem tão secreto vai ficar mais bonito!