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Novo Audi A3 Sedan fica maior e mais econômico

Modelo passa a contar com sistema híbrido-leve que reduz consumo de combustível. Ele deve chegar ao Brasil no fim do ano

por André Deliberato

A Audi apresentou nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, a nova geração do A3 Sedan, pouco mais de um mês depois de mostrar como será o A3 hatchback.
O carro deve chegar ao Brasil na virada do ano se a situação mundial de quarentena causada pela pandemia global do novo coronavírus melhorar nos próximos meses.
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De porte médio, ele disputa clientes com Mercedes-Benz Classe A Sedan e BMW Série 2 Gran Coupé, além de compradores das versões de topo de alguns sedãs de fora do segmento premium, como Corolla, Cruze, Jetta e Civic.
São quatro versões de acabamento: "Basic", "Advanced", "S-Line" e "Black Line", com preços entre 28.670 e 38.890 euros (de R$ 165.320 a R$ 224.250). A atual geração do carro custa, hoje, de R$ 135.990 a R$ 177.990 - ou seja, é de se esperar que o carro fique mais caro, assim como aconteceu com o Q3.

Elegante e maior

Visualmente, o sedã ganhou linhas parecidas com as adotadas pelas novas gerações da família "3", como o próprio A3 hatch e também o novo SUV Q3, que chegou ao Brasil no final do ano passado.
De modo sucinto, ele ficou maior, mais elegante e também ganhou tecnologias para ser mais econômico e eficiente. O A3 Sedan, vale lembrar, é o único carro da Audi ainda produzido no Brasil, na fábrica da empresa em São José dos Pinhais (PR), o que deverá deixar de acontecer quando esta nova geração estrear - já que ele passará, ao menos neste primeiro momento, a ser importado da Hungria.
Ele cresceu. Comparado ao A3 Sedan atual, está 4 centímetros mais comprido, 2 cm mais largo e 1 cm mais alto (4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,43 m de altura). O entre-eixos não mudou, mantendo os atuais 2,63 metros.
Isso, na prática, significa que o espaço interno será o mesmo? Normalmente sim, mas este não é o caso do A3 Sedan, já que a posição do banco do motorista ficou 2 cm mais baixa, um ligeiro aumento no espaço para os joelhos das pessoas que vão atrás. Por fim, vale destacar que o porta-malas manteve os 425 litros da geração atual, aumento de 45 litros na comparação com o A3 hatch.

Painel digital e wi-fi

Por dentro há bom acréscimo de tecnologia, como era de se esperar. Quadro de instrumentos é digital e pode ter uma tela de 10,3 polegadas (standard) ou 12,3 polegadas (opcional). Já a central multimídia tem 10,1 polegadas. Ele recebe, entre os equipamentos de destaque, conexão de internet wi-fi, carregador de celular por indução e gerenciamento por meio de um aplicativo.
Fora isso, o novo A3 Sedan também vai receber o último nível de tecnologia dos carros do Grupo Volkswagen em termos de direção autônoma, incluindo o sistema de manutenção de faixa (com correção automática do volante); câmera frontal com sistema de frenagem automática; aviso de tráfego cruzado e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), entre outros.

Motor turbo

O carro sempre vai utilizar motores turbinados. Neste primeiro momento, chega com um 1.5 TFSI a gasolina e um 2.0 turbodiesel, ambos com 150 cv. O motor a gasolina pode ter câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem e sete velocidades (S-Tronic), enquanto o propulsor a diesel utiliza uma caixa de transmissão automática convencional, com conversor de torque.
Mas a oferta não deve parar por aí. Em breve ele também deverá oferecer o motor 1.0 TFSI a gasolina (110 cv); outro 2.0 turbodiesel, desta vez com apenas 116 cv; e um 2.0 TFSI a gasolina para a versões mais poderosas e esportivas.

Aqui, vale destacar que, além de sempre usar turbo e sistema de injeção direta, o A3 Sedan que oferecer motor TFSI com câmbio automatizado (S-Tronic) irá se beneficiar do sistema de desativação de cilindros (que corta a injeção em dois cilindros quando o carro está em desaceleração ou sem pressão suficiente no acelerador) e ainda com uma bateria de 48V, formando um sistema híbrido-leve, justamente para economizar combustível.
Por fim, o carro também vai oferecer três tipos de suspensão, sendo a primeira "standard" e as outras duas, opcionais, melhores e aprimoradas, sendo uma mais "esportiva" e outra de luxo "adaptativa".

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