Fomos até a região da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, ponto mais central do continente, para rodar com o modelo - que só chega em fevereiro por iniciais R$ 179.990. E o SUV agradou tanto quanto o cenário, com formações rochosas impressionantes e um céu que parece não ter fim.
Audi Q3 ganha versão cupê com motor de Golf GTI
Além do novo desenho, o novo Audi Q3 cresceu e agregou equipamentos já vistos em seus parentes maiores, como Q5, Q7, e Q8. Tudo com aquela dinâmica mais “sport” do que “utility” dos SUVs da marca alemã.
Comprovamos isso em bons trechos bem asfaltados de estradas que cortam a região da Chapada. O Q3 manterá o conjunto mecânico com o motor 1.4 turbo com turbo, injeção direta e 150 cv. Soa familiar? Sim, é o mesmo que a Volkswagen usa no T-Cross e no Jetta.
Origem húngara
Curiosamente, as unidades disponíveis para avaliação usavam o 1.5 alemão. Mas, tudo bem: tem potência e torque similares ao 1.4 TSi. A justificativa da Audi é que as unidades do Q3 destinadas para o Brasil começaram a serem produzidas esta semana em Gyor, na Hungria.O Q3 mantém suas boas arrancadas e disposição em ampla faixa de giros. Nos “retões” infinitos das rodovias que cortam o Centro-Oeste, o SUV responde prontamente à cada investida no pedal.
Confira ofertas de Audi Q3 na Webmotors
O grande aliado nessa performance é o câmbio automatizado S-Tronic. De dupla embreagem e seis marchas, ele faz as trocas de forma ágil sem comprometer o conforto. Mas se você quiser colocar uma pimentinha a mais, o novo Audi Q3 incorporou o Drive Select.
Ao selecionar o modo Dynamic, a resposta ao acelerador fica mais instintiva. Parece até que o pedal fica mais sensível, e o 1.4 passa a trabalhar em giros mais altos. As trocas da caixa são precedidas de pequenos trancos, que pontuam o momento mais esportivo. A direção fica mais rígida e direta.
Com vários pontos de ultrapassagem nas estradas, foi possível comprovar mais uma vez as boas retomadas do conjunto mecânico. O torque de 25 kgf.m surge inteiro já na faixa das 1.500 rpm, deixando segura a tarefa de passar os caminhões na rodovia.
Bom de curva
Tudo com um acerto dinâmico que continua a transmitir esportividade e segurança. Nos trechinhos mais sinuosos em direção a locais magníficos da região da Chapada, como o Aquário Encantado, o SUV aponta bem nas curvas e a carroceria torce o mínimo. A segurança ganhou outro aliado. Item, a propósito, indispensável para uma marca premium nos tempos de hoje, e mesmo para um SUV compacto. O Q3 passa a ser equipado com o controle de cruzeiro adaptativo, que alerta para aproximação em relação a carros, ciclistas e pedestres e aciona os freios sozinhos caso não haja uma reação do motorista.Tem também o Park Assist, que estaciona o carro sozinho, e o Pre-Sense. Este mecanismo detecta a iminência de uma colisão e prepara o carro para o acidente. Fecha os vidros, tensiona os cintos de segurança, entre outros.
Na cabine
O renovado interior melhorou o ambiente a bordo. A posição de dirigir continua bastante ergonômica, com volante de boa pegada e bancos que acomodam bem o corpo. Boa parte do revestimento é de couro Alcântara.O nível de trepidação da direção, porém, continua a incomodar. Assim como o acerto da suspensão traseira. Apesar de termos pego “tapetes” na maior parte do trecho de avaliação, nas poucas irregularidades e quebra-molas, o acerto se mostrou duro demais - talvez por não ser uma unidade voltada para o Brasil.
A vibração no habitáculo também assustou nas partes de terra que encaramos. Não era um off-road nem pesado, mas a cabine chacoalhou e o barulhos de plástico soaram incompreensíveis para um modelo de marca premium.
O espaço no banco traseiro, em contrapartida, melhorou bastante. A novo Audi Q3 cresceu 9 cm no comprimento (4,48 m no total) e mais 7 cm, no entre-eixos (agora, 2,68 m). Além disso, o assento de trás é corrediço.
Apesar de o banco ser um tanto baixo em relação aos da frente, isso proporciona mais folgas para pernas. De toda a forma, o espaço aceita bem dois adultos e uma criança.
Ao mesmo tempo, tem-se um generoso porta-malas para um SUV compacto. São 530 litros de capacidade - 70 litros a mais que a geração anterior - e espaço suficiente para duas malas grandes e diversos volumes menores, por exemplo.
Com os encostos traseiros todos para a frente, não cabe passageiro mais ali. Contudo, o volume do porta-malas cresce para 675 litros.
Dentro, o novo Q3 ainda traz aquele pacote de luzes internas que a Audi adora colocar nos seus modelos. São 30 opções de cores que iluminam diversas partes da cabine.
Melhor conectado
O renovado utilitário esportivo adota também nova central multimídia MMI. A tela de 8,8” sensível ao toque tem conexão com smartphones e se mostra bem mais intuitiva que o antigo sistema por botões. Destaque para as quatro entradas USB - duas para o pessoal de trás.No painel, o kit multimídia parece integrado ao Virtual Cockpit, o bacana quadro de instrumentos com tela de 10” configurável já usado em outros Audi. O estilo, pelo visto, vai repetir aquela coisa da Audi de variar pouco o design dos seus carros: é bem parecido com o já visto no Q8.
Te conheço?
Pois é, o novo Q3 também vai lembrar uma porção de outros modelos da marca alemã. Especialmente pela nova grade octagonal. Chamada de Singleframe, suas oito barras verticais remetem também ao Q8.A grade empresta robustez e separa os faróis de full LED, agora mais estreitos e espichados. Outra característica que reforça o porte do Q3 são os vincos acima das caixas de rodas.
Na traseira, o longo aerofólio superior acompanha o vidro lateral. Já as terceiras colunas têm caimento mais acentuado, seguindo a tendência de alguns SUVs-cupês.
Só em fevereiro...
As vendas do modelo começam em fevereiro de 0202 em três versões, mas a Audi não especificou o conteúdo e preços de cada uma delas. Só se sabe mesmo que o SUV começará em quase R$ 180 mil.Especula-se que a intermediária ficará pouco abaixo dos R$ 200 mil - R4 199.990... Já a topo de linha vai levar toda a sorte de opcionais, algo bem característico na Audi, e não deverá custar menos de R$ 230 mil.
O modelo, porém, já entrou em pré-venda junto com o elétrico e-tron no site da marca. O novo Audi Q3 pode ser encomendado e com benefícios exclusivos: quatro anos de garantia e valorização de até R$ 10 mil no usado que for usado na compra.
Comentários