O novo BMW Série 3 foi apresentado na Europa há apenas um mês e já chegou ao mercado brasileiro. Montado na planta de Araquari (SP), o sedã "de entrada" da marca alemã chega com visual renovado, novo painel de instrumentos e mais equipamentos a bordo.
Na frente, os faróis, o duplo rim e foram redesenhados. O para-choque também foi reestilizado e ganhou novas entradas de ar. Lá atrás, a peça também foi atualizada, assim como o layout interno das lanternas - que, no entanto, mantiveram as formas externas de antes.
Mais evidentes foram as mudanças feitas no interior do Série 3. O carro passa a ter o BMW Live Cockpit Professional, uma tela curvada que na prática é composta por duas telas. À esquerda, a do painel de instrumentos tem 12,3 polegadas. À direita, a da central multimídia tem 14,9 polegadas. As duas rodam o novo Sistema Operacional 8 e o conjunto é similar ao usado no BMW iX.
A conectividade vem através do BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, concierge 24h, portais de notícias e situação do clima.
O sistema ainda tem aplicativos e serviços remotos, que podem ser acionados a partir do app My BMW. É possível, por exemplo, trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos direto ao sistema de navegação - tudo remotamente. E também usar aplicativos de smartphones com preparação para Apple CarPlay e Android Auto.
Sob o capô o novo Série 3 mantém o motor de antes: o BMW Twin Power Turbo de quatro cilindros e 2.0 litros, que rende 184 cv de potência e 30 kgf.m de torque. A tração continua nas rodas traseiras e o câmbio é automático de oito marchas. Com esse conjunto, o carro acelera de zero a 100km/h em 7,1 segundos e chega à velocidade máxima de 235km/h.
O sedã tem, de série, faróis full-LED adaptativos, sistemas parking assistant e reversing assist (refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo), ar-condicionado digital automático de três zonas e o sistema BMW Comfort Access 2.0 - que destrava e acende luzes de boas-vindas quando o motorista se aproxima do carro, tranca o veículo quando ele se afasta e permite abrir o porta-malas também com a aproximação do pé no para-choque traseiro
O recheio também inclui o driving assistant, assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos. O dispositivo informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
E, por fim, também há o assistente pessoal inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), sistema capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos quando ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW” - ou qualquer outra que for programada pelo motorista. O carro também pode se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto a receber atualizações remotas de software, quando disponíveis.
O novo BMW Série 3 já está à venda nas versões 320i GP, Sport GP e M Sport, com cinco opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Azul Phytonic e Azul Portimão) e sete opções de acabamento interno (Sensatec Preto, Sensatec Cognac/Preto, Sensatec Tacora Red/Preto, Couro Vernasca Preto/Preto, Couro Vernasca Mocha/Preto, Couro Vernasca Preto com costura Azul e Couro Vernasca Oyster/Preto).