BMW X1 ganha visual renovado e versão elétrica

Terceira geração do menor SUV da marca alemã será lançado na Europa em outubro. No mercado brasileiro, somente em 2023

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BMW X1 ganha visual renovado e versão elétrica
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW revelou por completo a terceira geração do X1. Agora maior e com visual em sintonia com a nova identidade de estilo da marca, o modelo incorpora também mais tecnologia: ganhou uma versão elétrica. Feito sobre a mesma base UKL2 do antecessor, o novo X1 tem 4,50 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,64 m de altura e 2,69 m de entre-eixos - acréscimos de 6 cm no comprimento, de 3 cm na largura e de 4 cm na altura.

Embora tenha recebido uma série de elementos estéticos da nova identidade visual da BMW, o X1 parece mais uma evolução do antecessor do que uma revolução. Mas a principal boa notícia para aqueles que, como eu, preferiam a linguagem visual antiga da marca, é a ausência da grade frontal de dimensões polêmicas, como a usada no elétrico iX.

Fabian Kirchbauer Photography
O X1 ficou mais ousado na nova geração, mas sem causar polêmica com uma grade como a do elétrico iX
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

De acordo com a BMW, os ocupantes do novo X1 se acomodam em uma posição mais elevada e se beneficiam de um espaço interno maior. O porta-malas também foi ampliado para até 540 litros (505 litros no atual). A terceira geração do SUV incorpora ainda um interior minimalista, quase sem botões físicos e marcado pela presença do BMW Live Cockpit Plus.

O sistema é composto por duas telas de alta resolução, de 10,25 e 10,7 polegadas, que concentram as funções do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Os passageiros podem usufruir ainda de quatro portas do padrão USB-C, e tomadas de 12V no console central e no porta-malas.

De série, o modelo também é equipado com uma câmera interna que monitora a cabine e pode ter as imagens consultadas por meio de um smartphone. O novo BMW X1 ainda pode receber um pacote tecnológico que inclui controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro e assistente de manutenção em faixa.

O novo X1 terá motorizações do tipo híbrido leve e híbrido plug-in, e ainda uma variação 100% elétrica iX1
Crédito: Divulgação
toggle button

Híbridos e elétrico

O X1 de terceira geração será lançado com quatro opções de motores 100% a combustão: sDrive18i (1.5 a gasolina de 136 cv, tração dianteira) e xDrive23i (2.0 a gasolina de 218 cv, tração integral, híbrido leve), sDrive18d (2.0 diesel de 150 cv, tração dianteira) e xDrive23d (2.0 diesel de 211 cv, tração integral, híbrido leve). Todos esses propulsores trabalham acoplados a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

A linha vai incluir ainda duas opções híbridas plug-in: xDrive25e e xDrive30e, que podem rodar até 89 quilômetros no modo emissão zero. A primeira incorpora o motor 1.5 na dianteira e um propulsor elétrico de 109 cv no eixo traseiro, para uma potência combinada de 245 cv). Já o segundo traz o mesmo propulsor 1.5 combinado a um motor elétrico mais forte, para entregar 326 cv.

O interior traz duas telas multimídia de alta resolução: uma para os instrumentos, outra para a multimídia
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas a grande novidade do novo X1 é a variação elétrica iX1. O conjunto motriz com dois motores elétricos (um em cada eixo) desenvolve a potência conjunta de 313 cv e permite ao SUV acelerar de 0-100 km/h em 5,7 segundos. A autonomia no ciclo WLTP é de 438 quilômetros.

E, pela primeira vez, o X1 poderá receber como opcional o pacote de suspensão esportiva M, que deixa a altura de rodagem do modelo 1,5 cm mais baixa e ainda vem acompanhado de um sistema de direção com um acerto mais esportivo.

Com produção na fábrica de Regensburg, na Alemanha, o novo BMW X1 começa a chegar ao mercado automotivo europeu em outubro. No Brasil, onde a segunda geração é montada na unidade industrial de Araquari (SC), o SUV deve estrear apenas em 2023 - inclusive em sua variante elétrica iX1.

(Por Evandro Enoshita)

Comentários
Wid badge