A mais recente geração do BMW X3 chegará ao mercado brasileiro no ano que vem. Reestilizado no visual e com novidades mecânicas, o carro foi apresentado primeiramente em junho deste ano, depois lançado na China em agosto e, mais recentemente, lançado na Alemanha em setembro último.
Lá fora existem várias versões do modelo nessa nova geração. A X3 30e Drive tem o conhecido motor 2.0 biturbo, que entrega 190 cv de potência e 31 kgf.m de torque. Trabalha em conjunto com um motor elétrico integrado ao câmbio de oito marchas Speedtronic, que rende mais 184 cv e 25 kgf.m de torque.
Já o X3 20 xDrive usa o mesmo 2.0 biturbo de 190 cv e 31 kgf.m, mas o auxílio elétrico vem apenas de um pequeno motor - que soma 18 cv e 20 kgf,m. E a versão mais forçuda X3 M50 xDrive, por sua vez, soma o motor a combustão com um motor elétrico de 48 Volts. Aí, o conjunto chega a 398 cv de potência com 54 kgf.m de torque.
A única versão a diesel também é 2.0 biturbo, com injeção direta e ajuda elétrica de 48 Volts. Rende 197 cv de potência e 40 kgf.m de torque.
As versões que virão para o Brasil ainda não foram reveladas, mas a tendência é manter a similaridade com as opções que atualmente são vendidas por aqui - xDrive30e X-Line, XDrive30e M-Sport e a esportiva M40i. E, mais adiante, virá a substituta da versão elétrica IX3, que também é comercializada por aqui.
O novo X3 tem 4,76 m de comprimento, 1,66 m de altura e 1,92 m de largura. O entre-eixos tem 2,86 m. É, portanto, 3,4 cm mais comprido, 2,5 cm mais baixo e 2,9 cm mais largo que o atual. O entre-eixos não mudou.
Lá atrás, o porta-malas também aumentou - foi para 570 litros nas versões híbridas-leves e para 460 litros nas híbridas plug-in. São 20 litros nas duas configurações.
O interior remete ao que já se vê na geração atual do sedã Série, com aquela imensa tela uma tela curva que junta painel de instrumentos e multimídia. E, assim como no três volumes, também há personalização das luzes da cabine - além de novos comandos das saídas e ar, das memórias dos bancos elétricos dianteiros e até de abertura das portas.