O canal de notícias da Webmotors

Novo Citroën C3 chega no 1º trimestre de 2022

Hatch com proposta aventureira será fabricado em Porto Real (RJ) e estreará nova fase da Citroën pela Stellantis

por Guilherme Silva

A Stellantis apresentou nesta quinta-feira (16) o novo Citroën C3, o hatch aventureiro que será fabricado em Porto Real (RJ) para ficar posicionado abaixo do C4 Cactus e substituir o antigo C3 e o monovolume C3 Picasso/Aircross. O lançamento na Argentina e no Brasil será no primeiro trimestre de 2022.

Desenvolvido no Brasil e na Índia, onde também será fabricado, o novo C3 será feito a partir de uma variante simplificada da plataforma CMP, estrutura modular desenvolvida pela PSA Peugeot Citroën para veículos compactos destinados a mercados emergentes, como a América do Sul e a Ásia.

Novo Citroën C3 tem elementos de SUVs compactos

Embora seja um hatchback, o novo C3 incorpora elementos de SUVs compactos, como a carroceria altinha e a suspensão elevada. O modelo mede 3,98 metros de comprimento - assim, fica abaixo do limite de 4 metros para pagar menor taxação no mercado indiano.
Já a altura livre do solo de 18 centímetros (mesma medida do Renault Kwid), além de complementar o visual de mini-SUV, confere melhor desempenho, em termos de conforto, nas precárias condições de rodagem dos países onde o novo C3 será comercializado.
O porta-malas de 315 litros terá capacidade parecida com a de modelos, como Renault Sandero (320 litros) e Fiat Argo (300 litros).
Confira ofertas de Citroën 0 km, seminovos e usados na Webmotors!

Em termos de equipamentos, a Citroën diz que a central multimídia de 10 polegadas do novo C3 será a maior do segmento. O dispositivo conta com comandos por voz e espelhamento sem fio de celulares por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
A Citroën não divulgou muitos detalhes técnicos do novo C3. Espera-se que ele seja lançado com o conhecido motor 1.6 16V flex aspirado, que entrega 118 cv de potência e 15,5 kgf.m de torque. A imagem de divulgação da Stellantis mostra apenas o manual de cinco marchas, mas a oferta da automática de seis velocidades é uma possibilidade.
Outra motorização cotada é a Firefly 1.0 flex aspirada de três cilindros de 77 cv e 10,9 kgf.m, da Fiat, para versões de entrada do novo C3.

Concorrência

Devido ao seu tamanho, o novo C3 ficará posicionado na categoria de crossovers compactos, que atualmente tem Honda WR-V, Caoa Chery Tiggo 2 e 3X e Volkswagen Nivus como principais concorrentes. O Fiat Pulse será o próximo a estrear no segmento. No segundo semestre do ano que vem, será a vez do Nissan Magnite ser lançado em nosso mercado.
Mercado terá "nova" categoria de SUVs pequenos
Hatches com proposta aventureira também entram na lista de rivais do novo C3: Fiat Argo Trekking, Hyundai HB20X, Renault Sandero Stepway e Toyota Yaris X-Way.

Comentários

Carregar mais