O Jeep Compass, um dos SUVs mais vendidos no mercado brasileiro, está bem perto de mudar de geração. E além de revelar mais um teaser do novo carro, a Stellantis confirmou o lançamento global do modelo para o segundo trimestre deste ano.
E o que já sabemos sobre esse novo Compass? Do visual, pouco. Este último teaser foi o mais revelador e - mesmo assim - só exibe um detalhe do farol e da grade frontal do SUV.
Mas a própria Stellantis adiantou que o Compass vai mudar completamente nessa nova geração. Para começo de conversa: sairá de cena a plataforma Small Wide e entrará a novíssima STLA Medium.
Esta plataforma estreou no Peugeot 3008 de terceira geração e - como manda o figurino na indústria automotiva atual - aceita vários tipos de eletrificação.
A própria Jeep confirmou que esse novo Compass terá variações híbridas leve e plug-in, além de uma 100% elétrica.
Apesar de ser tratado pela Jeep como um produto global, o Compass de nova geração será lançado inicialmente apenas na Europa e só depois será comercializado em outros mercados.
A fábrica da Stellantis em Melfi, na Itália, será a primeira a produzir o novo Compass. Esta unidade industrial já produz a geração atual do modelo.
Inclusive, são feitas lá as unidades do Compass 4xe vendidas aqui no Brasil.
O primeiro Jeep Compass surgiu em 2006, como um SUV médio produzido nos Estados Unidos e pensado inicialmente apenas para as demandas do mercado americano.
Tanto que chegou a ser importado para o mercado brasileiro, mas vendeu pouco e é uma raridade nas ruas daqui.
A história mudou em 2016, com o lançamento da segunda geração do modelo. O carro passou a ser produzido na fábrica de Goiana (PE) sobre uma variação alongada da plataforma do Renegade. E que prestígio: o SUV médio da Jeep foi lançado primeiro no Brasil e só depois chegou a outros mercados internacionais.
O modelo virou um best-seller e se transformou no SUV médio mais emplacado do nosso mercado, superando vários concorrentes menores e mais acessíveis.
Mesmo enfrentando uma concorrência acirrada nos últimos anos, fechou 2024 com mais de 50 mil licenciamentos no mercado brasileiro.
Será que esse novo Compass conseguirá repetir esse sucesso?
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade