O lançamento do novo Creta está cada vez mais próximo. A Hyundai não crava, mas o SUV deverá ser apresentado oficialmente ainda esse ano com design completamente novo, motor inédito e mais equipamentos de série.
A chegada do modelo, no entanto, deverá botar um ponto final na versão de entrada Action, focada nas vendas diretas – especialmente no cliente PcD (Pessoa com Deficiência) –, que hoje nada mais é que a envelhecida primeira geração, com motor 1.6 e câmbio automático.
A Hyundai não fala sobre a continuidade do Creta Action com a chegada do SUV completamente renovado. No entanto, é fato que, analisando o mercado, sacrificar a configuração de entrada é simples, sem dor e faz todo o sentido. Mas por que?
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2024 foram emplacadas 43.774 unidades de Hyundai Creta. Deste total, 35.148 (ou 80,3%) foram comercializadas no varejo, e somente 8.626 (19,7%) em vendas diretas.
No ranking destes dois tipos de emplacamentos, o Creta é simplesmente o carro mais vendido do Brasil no varejo entre janeiro e agosto, logo à frente de Chevrolet Onix (33.081) e Fiat Strada (31.286). Nas vendas diretas, porém, despenca para a 20ª colocação.
Os números comprovam que hoje a estratégia da Hyundai para o Creta está totalmente voltada para a comercialização do SUV no varejo, e não nas vendas diretas.
Acabar com a configuração Action pode dar um fôlego extra inclusive à linha de montagem na fábrica da Hyundai em Piracicaba, no interior de São Paulo, que atualmente trabalha com capacidade máxima de produção.
Com foco nas vendas diretas e mais ainda no público PcD, o Hyundai Creta Action hoje custa R$ 119.990, abaixo do teto de R$ 120 mil imposto pelo governo para isenção de tributos como Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
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A versão é equipada com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros, flex, que desenvolve potência máxima de até 130 cv (etanol)/123 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgf.m (e)/16 kgf.m (g) a 4.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades e a tração, dianteira.
Segundo a própria Hyundai, o Creta Action acelera de zero a 100 km/h em 12 segundos e atinge a velocidade máxima de 172 km/h.
Já no consumo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro (PBEV), o SUV de entrada da Hyundai faz 7,1 km/l (e)/9,7 km/l (g) na cidade, e 8,1 km/l (e)/12,1 km/l (g) na estrada.
O Creta Action é a primeira geração do SUV. Mede 4,29 metros de comprimento, sendo 2,59 m de distância entre-eixos. A largura é de 1,78 m e a altura é de 1,63 m. O porta-malas tem capacidade para 431 litros.
Por ser um carro de entrada, o Hyundai Creta Action acaba deixando de lado alguns equipamentos interessantes, como central multimídia com conexão para Android Auto e Apple CarPlay. No entanto, aqui, a estratégia da marca é oferecer um carro com o máximo do que hoje é considerado básico.
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