A De Tomaso Automobili, fabricante de supercarros do ex-piloto argentino Alejandro de Tomaso, parece não se importar tanto com o futuro da eletrificação. O próximo hipercarro a ser produzido pela marca, já batizado de P900, terá como principal atração o motor - que será a combustão, com 12 cilindros em V e o mais leve da história nessa configuração. Achou pouco? Pois terá quase 900 cv de potência!
O P900 é uma evolução do antecessor, o P72. O motor V12 até já existia, mas no novo modelo virá com vários aprimoramentos. O resultado é um peso de 220 quilos, que a De Tomaso diz ser o mais baixo em um V12 já feito.
Esse V12 melhorado promete gritar alto: chegará aos 12.300 rpm e renderá potência de 888 cv. A marca ainda não divulgou números de desempenho, mas podemos imaginar que será algo impressionante já que o hipercarro terá peso (seco) de 900 quilos, o que resulta em uma relação peso/potência inicial de praticamente um 1 cv por quilo.
Como esse motor ainda está em produção, a De Tomaso diz que os primeiros P900 terão um motor mais "manso", que já está pronto. É um V10, que rende "apenas" 750 cv. Ainda deve ser divertido...
A carroceria do P900 é inspirada na do P72, mas é toda nova, exclusiva e também ajuda no baixo peso do carro: é quase inteiramente em fibra de carbono.
Com linhas arredondadas e intrigantes, o P900 poderia facilmente ser um novo Batmóvel. Tem vários complementos aerodinâmicos, e sobressai o enorme aerofólio na traseira - peça adicionada para garantir mais estabilidade - com as luzes de freio com LEDs nas extremidades.
Há ainda asas e spoilers nas extremidades do para-choque dianteiro e também tomadas de ar gigantes nas laterais. O capô recebeu uma tomada de ar ativa, que envia o canaliza o ar frio por dutos para o motor central. Mas nem tudo é novo: os faróis, por exemplo, são iguais aos usados no antecessor.
Por enquanto as imagens que vemos do P900 são projeções de computador - embora pareçam bem reais. A expectativa é que o De Tomaso P900 apareça oficialmente em público, ao vivo e em cores, somente no meio do ano que vem. Apenas 18 unidades serão produzidas, e o preço do carro será de 3 milhões de dólares - uns R$ 16 milhões, em conversão direta. Algumas até já foram encomendadas...
Quem conhece um pouco de história automotiva talvez lembre do Pantera, o modelo mais famoso já feito pela De Tomaso. Produzido entre 1971 e 1993, teve pouco mais de 7 mil unidades produzidas em seus quase 20 anos de estrada.
Todas usavam motores fornecidos pela Ford - os V8 com 5.8 ou 4.9 litros, sempre com potência de 335 cv e torque de 45 kgf.m de torque. O motor era instalado em posição central-traseira, e a tração era traseira. O câmbio era sempre manual de cinco marchas. Para muita gente. o De Tomaso Pantera foi um dos caros mais bonitos já feitos na história da indústria automotiva