Novo De Tomaso terá o V12 mais leve da história

Fabricante italiana promete que o P900 terá motor a combustão com apenas 220 quilos. Serão 888 cv de potência

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo De Tomaso terá o V12 mais leve da história
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A De Tomaso Automobili, fabricante de supercarros do ex-piloto argentino Alejandro de Tomaso, parece não se importar tanto com o futuro da eletrificação. O próximo hipercarro a ser produzido pela marca, já batizado de P900, terá como principal atração o motor - que será a combustão, com 12 cilindros em V e o mais leve da história nessa configuração. Achou pouco? Pois terá quase 900 cv de potência!

De Tomaso P900 1 1 F5
O De Tomaso P900 é uma evolução do P72 e vai custar 3 milhões de dólares
Crédito: Divulgação
toggle button

O P900 é uma evolução do antecessor, o P72. O motor V12 até já existia, mas no novo modelo virá com vários aprimoramentos. O resultado é um peso de 220 quilos, que a De Tomaso diz ser o mais baixo em um V12 já feito.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Esse V12 melhorado promete gritar alto: chegará aos 12.300 rpm e renderá potência de 888 cv. A marca ainda não divulgou números de desempenho, mas podemos imaginar que será algo impressionante já que o hipercarro terá peso (seco) de 900 quilos, o que resulta em uma relação peso/potência inicial de praticamente um 1 cv por quilo.

Como esse motor ainda está em produção, a De Tomaso diz que os primeiros P900 terão um motor mais "manso", que já está pronto. É um V10, que rende "apenas" 750 cv. Ainda deve ser divertido...

De Tomaso P900 4 F2
O visual do De Tomaso P900 é recheado de elementos aerodinâmicos
Crédito: Divulgação
toggle button

Design intrigante

A carroceria do P900 é inspirada na do P72, mas é toda nova, exclusiva e também ajuda no baixo peso do carro: é quase inteiramente em fibra de carbono.

Com linhas arredondadas e intrigantes, o P900 poderia facilmente ser um novo Batmóvel. Tem vários complementos aerodinâmicos, e sobressai o enorme aerofólio na traseira - peça adicionada para garantir mais estabilidade - com as luzes de freio com LEDs nas extremidades.

Há ainda asas e spoilers nas extremidades do para-choque dianteiro e também tomadas de ar gigantes nas laterais. O capô recebeu uma tomada de ar ativa, que envia o canaliza  o ar frio por dutos para o motor central. Mas nem tudo é novo: os faróis, por exemplo, são iguais aos usados no antecessor.

De Tomaso P900 5 F4
O aerofólio traseiro do P900 se conecta com a carroceria e incorpora os as luzes de freio com LEDs
Crédito: Divulgação
toggle button

Previsão para 2023

Por enquanto as imagens que vemos do P900 são projeções de computador - embora pareçam bem reais. A expectativa é que o De Tomaso P900 apareça oficialmente em público, ao vivo e em cores, somente no meio do ano que vem. Apenas 18 unidades serão produzidas, e o preço do carro será de 3 milhões de dólares - uns R$ 16 milhões, em conversão direta. Algumas até já foram encomendadas...

Pantera, o De Tomaso mais famoso

Quem conhece um pouco de história automotiva talvez lembre do Pantera, o modelo mais famoso já feito pela De Tomaso. Produzido entre 1971 e 1993, teve pouco mais de 7 mil unidades produzidas em seus quase 20 anos de estrada.

Todas usavam motores fornecidos pela Ford - os V8 com 5.8 ou 4.9 litros, sempre com potência de 335 cv e torque de 45 kgf.m de torque. O motor era instalado em posição central-traseira, e a tração era traseira. O câmbio era sempre manual de cinco marchas. Para muita gente. o De Tomaso Pantera foi um dos caros mais bonitos já feitos na história da indústria automotiva

De Tomaso Pantera
O Pantera foi o De Tomaso mais famoso e um dos carros mais bonitos da história
Crédito: Reprodução da internet
toggle button
Comentários