Eis o novo Ford Mustang, possivelmente a maior estreia - e estrela - do Salão de Detroit (EUA) de 2022, que acontece nesta semana.
A sétima geração do maior esportivo de todos os tempos deu as caras no evento norte-americano e começa a ser vendida no próximo verão dos EUA (ou seja, no inverno brasileiro do ano que vem).
Por enquanto, a Ford revelou poucas informações técnicas sobre a inédita geração do muscle car. Mas já foi confirmado que ele continuará com o motor 2.3 turbo de quatro cilindros da família EcoBoost na versão de entrada e o V8 Coyote 5.0 na mais cara.
Visualmente, é claro notar que o carro se inspirou no Mustang Mach-E, a versão elétrica e SUV do clássico modelo da marca, a começar pelas lanternas mais achatadas na parte traseira.
Na parte frontal, mais generalista, os faróis trocam a agressividade da geração atual por um desenho que podemos chamar de mais "global", com destaque para os faróis divididos em três seções.
A partir dessa geração o carro também será mais personalizável, com 12 diferentes opções de rodas, diversos tons disponíveis para as pinças de freio e uma gigantesca lista de cores para a carroceria.
Neste primeiro momento, a Ford revelou o Mustang convencional, o GT, o conversível e um chamado "Dark Horse".
Olho para o painel do novo Ford Mustang e vejo a cabine de um esportivo de luxo, porém sem a pegada de nostalgia que as gerações anteriores queriam passar. Mas isso é bom para os novos tipos de clientes que a Ford quer conquistar - apaixonados por Mustang e compradores de carros tradicionais.
A cabine visivelmente ganha texturas de melhor qualidade e acabamento mais high tech, com uma série de detalhes vistos em modelos de luxo. A tela plana atrás do volante que se integra à da central multimídia é um desses destaques - são 12,4 polegadas na que fica atrás do volante e 13,2 polegadas na central, que obviamente terá o sistema Sync 4 de última geração.
Não curti tanto o formato do volante, apesar da base achatada. Mas achei fantástico o desenho escolhido da manopla do freio de mão - sobre o qual conheceremos detalhes mais adiante.
A marca também revelou durante o Naias que o Mustang 2024 terá uma variedade de opções para o estofamento dos bancos e cores diferentes para os cintos de segurança - inclusive uma opção listrada.
A marca da oval azul também confirmou que o esportivo terá uma configuração com motor V8, caixa de câmbio manual de seis marchas e tração traseira - e essa é a maior alegria dos puristas.
O muscle car terá novidades também nas duas motorizações, mas a Ford ainda não revelou quais. O que já foi descoberto pela imprensa norte-americana é que o V8 Coyote terá, a partir dessa geração, nova caixa de ar e corpo de borboleta duplo. Já o 2.3 EcoBoost promete ser "totalmente novo".
Na linha 2024 o Mustang de quatro cilindros também terá somente transmissão automática de dez marchas. É que, segundo a fabricante, só 10% das vendas dessa versão eram com câmbio manual.
Por outro lado, 40% dos Mustang V8 vendidos usam a transmissão de engates mecânicos. E não foi dessa vez que o carro recebeu tecnologias de eletrificação ou perdeu a tração traseira.
Para quem gosta de se divertir com um muscle car ou levá-lo para as pistas, seja para um track day ou para circuitos, o novo Ford Mustang terá um freio de estacionamento eletrônico criado com ajuda de Vaughn Gittin Jr., piloto profissional de drift.
De modo prático, a Ford disse que o sistema foi feito para "ajudar novatos a derraparem como profissionais", embora não tenha explicado como o equipamento funciona.
O Mustang 2024 também terá controle remoto, capaz de ligar - e de acelerar o carro - pela chave, sem que o dono esteja dentro dele, o que seria ótimo para dar alguns sustos naquele inconveniente que estiver apoiado sobre a carroceria.
Programado para estrear nos EUA no meio do ano que vem, o novo Mustang deve chegar ao Brasil possivelmente só em 2024, considerando já um possível sucesso que gere fila de espera do carro por lá.
O Ford Mustang é um dos carros mais icônicos da história e simplesmente o maior esportivo de todos os tempos. Ele nasceu em 1964, quase 60 anos atrás, e até hoje carrega o status de ser um dos modelos mais desejados do mundo.
Em sua sétima geração, o Ford Mustang passou a ser vendido oficialmente no Brasil em 2018, durante a estreia da reestilização de sua sexta geração. Legítimo muscle car dos anos 1960, mantém até hoje a filosofia de oferecer ao motorista a combinação perfeita de prazer ao dirigir: motorzão V8 dianteiro, tração traseira, duas portas e câmbio manual.
https://youtu.be/ZYtY52OwRHo