O canal de notícias da Webmotors

Novo Honda City é espaçoso, moderno e eficiente

Nova geração do modelo agrega design moderno, boa lista de equipamentos e amplo espaço interno ao conjunto mecânico

por Informe Publicitário

O Honda New City mudou para melhor nesta recém-chegada geração, que começou a ser entregue no final do ano passado, com a estreia do sedã, e terminou com o lançamento da inédita versão hatchback, no início deste ano.
Na oferta atual, são três versões para o sedã (EX, EXL e Touring) e duas para o hatchback (EXL e Touring). Independente de qual for a carroceria, o New City 2023 é equipado com o novo e moderno motor 1.5 DI DOHC i-VTec flex, aspirado, de quatro cilindros, com injeção direta e duplo comando no cabeçote, capaz de render 126 cv e 15,5 kgf.m de torque. O câmbio é automático CVT com simulação de sete marchas. Um conjunto que entrega boa performance aliada à eficiência no consumo de combustível.

Agora anote os dados: o New City sedã, de acordo com dados oficiais, faz 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com etanol; e 13,1 km/l e 15,2 km/l, respectivamente, quando abastecido com gasolina. Já o New City Hatchback consegue fazer 9,1 km/l e 13,3 km/l na cidade e de 10,5/14,8 km/l na estrada (dados oficiais com etanol/gasolina).

Espaço de segmento superior

Além da eficiência, como é possível notar, o carro também é espaçoso. Com 4,55 metros de comprimento, é 9,4 centímetros mais comprido e 5,3 cm mais largo que o modelo anterior. São 2,60 m de entre-eixos, o que o torna excelente opção no segmento de compactos para levar passageiros no banco de trás.

Detalhe: quando falamos de espaço e conforto, não falamos só do sedã. Com 4,34 m de comprimento, o City Hatchback possui os mesmos 2,60 m de entre-eixos do sedã. O versátil sistema Magic Seat, que permite quatro posições de rebatimento dos bancos traseiros (para os dois sentidos), foi mantido.
Ao utilizá-lo, a capacidade de carga do New City Hatchback salta de 268 litros para até 1.168 litros, número maior que o de muitos sedãs, picapes e SUVs de categorias maiores. Já o sedã pode carregar bons 519 litros, o que o torna uma referência entre seus concorrentes.

Tudo isso sem mencionar o design, feito com base na nova linguagem visual da Honda. O sedã chama a atenção pela dianteira, onde predominam elementos que agregam esportividade. Os faróis principais com pequenas seções circulares de LEDs são uma espécie de cartão de visitas, algo bem tecnológico - são integrados por uma barra cromada com o logo da Honda ao centro e por uma fina grade trapezoidal mais abaixo.
Note que o para-choques expandido traz nichos geométricos para abrigar os faróis de neblina. Destaque ainda para o capô que tem dois vincos proeminentes, o que evidencia o desenho marcante desta nova geração.

Nas laterais, destaque para os vincos que cortam toda a carroceria. Nascem nos faróis e se fundem com as lanternas. Uma das características mais marcantes da versão sedã está na traseira com design elegante e moderno, que conta ainda com novas lanternas em LED e um spoiler sutil integrado à tampa do porta-malas.
No New City Hatchback, destaque para o visual moderno reforçado pela sutil angulação das lanternas.

Completo e seguro

Antes de falar sobre a lista de equipamentos recheada que o carro oferece, começamos destacando os itens de segurança. O New City conta com o Honda SENSING, completo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista. Destaque para:

ACC - Controle de cruzeiro adaptativo: auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. É capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;
LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa: detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB - Ajuste automático de farol: assistência automática de farol alto e baixo de acordo com a situação.
O New City é equipado também com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampas (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, monitoramento da pressão dos pneus e câmera de ré multivisão.

Outro destaque é o sistema LaneWatch, um assistente para redução de ponto cego, que funciona por meio de uma câmera posicionada sob o espelho retrovisor externo do passageiro. Quando o motorista aciona a seta para a direita, a imagem da lateral direita do Honda é exibida na tela da central multimídia. Presente nas versões Touring e EXL do New City sedã e na versão Touring do New City Hatchback, o sistema é um item exclusivo na categoria.

Conveniência e entretenimento

A nova central multimídia é equipada com tela sensível ao toque de 8 polegadas e tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, sem necessidade de fio. Além disso, todas as versões (as três do sedã e as duas do hatchback) vêm com chave presencial Smart Entry e botão de partida.
A partir da versão EXL, o sedã recebe sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos de couro, painel de instrumentos digital em TFT de alta resolução de 7 polegadas configurável, ar-condicionado automático e função de travamento das portas por aproximação da chave.
No topo da gama, a configuração Touring do New City sedã passa a ter sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico, além permitir a partida do motor por controle remoto.

No New City Hatchback, as duas versões (EXL e Touring) oferecem Magic Seat, ar-condicionado digital e automático, central multimídia com display de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (também sem a necessidade de cabo), sensores de estacionamento traseiros, bancos de couro e o painel digital em TFT de 7 polegadas configurável.
A versão Touring oferece também os sensores de estacionamento dianteiros e, assim como o sedã nessa versão, permite a partida remota do motor.
Em suma, o New City é um carro versátil, moderno, gostoso de dirigir, econômico, com excelente espaço interno e lista completa de equipamentos voltada para o conforto, a comodidade e a segurança de todos os ocupantes.

Comentários

Carregar mais