O canal de notícias da Webmotors

Novo Honda Civic aparece em detalhes

Marca japonesa finalmente lança - de forma completa - a 11ª geração de seu sedã, que adota um estilo mais sóbrio

por Fernando Miragaya

Depois de muitos teasers e prévias, a Honda, enfim, apresenta de forma oficial (e completa) o novo Civic. A 11ª geração do sedã médio teve os dados técnicos e mais detalhes revelados pela marca japonesa.

Como já visto desde as primeiras imagens, o novo Honda Civic adota um estilo mais sóbrio em relação ao antecessor. Segundo os projetistas do fabricante, a ideia foi criar um carro com “breath of fresh air”, algo como um "sopro de ar fresco" em cima da geração anterior.
Independentemente do que isso significa, o fato é que o sedã traz um desenho com capô e linha de cintura bem baixos. Os faróis ficaram mais retilíneos e a grade frontal também está mais rebaixada.

A traseira ficou muito mais comportada que a geração atual que conhecemos no Brasil. Adotou lanternas em forma de asa, que lembra até alguns modelos da Audi. A tampa do porta-malas traz um singelo spoiler em arco e integrado.
Veja ofertas de Honda Civic 0 km, seminovo e usado
Esta nova geração do Civic cresceu 3,5 centímetros no entre-eixos e totaliza agora 2,73 metros. Também foram 3 cm adicionais no comprimento, com 4,67 m de um para-choque a outro.

Por dentro do novo Honda Civic


Na cabine, as imagens da versão Sport revelam um painel mais minimalista, com um acabamento metálico estilo colmeia em toda a sua extensão. A nova central multimídia tem tela de 9" destacada do painel - também há um novo display de 7" em outras configurações.
O largo console central traz dois generosos porta-copos ao lado da alavanca do câmbio. Segundo a Honda, o acabamento desta peça usa um revestimento metálico com tratamento para esconder eventuais impressões digitais e manchas.

Já as versões Touring do novo Honda Civic são as primeiras a usar um quadro de instrumentos totalmente eletrônico e configurável na linha, em uma tela colorida de 10,2". Os bancos também são novos, mas o volante tem desenho datado e destoa um pouco do restante do habitáculo.

Mecânica


O novo Honda Civic será vendido nos Estados Unidos com duas opções de motores quatro cilindros. O 2.0 aspirado de 158 cv equipará as versões de entrada, enquanto o 1.5 turbo de 180 cv fará as honras nas mais completas.
O câmbio é automático do tipo CVT, que foi recalibrado nesta nova geração do sedã. Ambas as opções oferecem três modos de condução: Eco, Sport e Auto. A versão híbrida do modelo deve ficar para o segundo semestre.
Já a suspensão recebeu um trato para se adequar ao aumento do entre-eixos. A engenharia da marca diz que fez ajustes nos amortecedores e molas dianteiros, com promessa de filtrar melhor as imperfeições da pista e com acerto mais suave - contudo, ressaltam, sem ser anestesiado.
Já no jogo traseiro multibraço independente, a bitola foi aumentada em 1,2 cm. As buchas da suspensão ainda foram mudadas para reduzir ruídos e vibrações dentro da cabine.

Itens semi-autônomos


A montadora aprimorou o pacote de equipamentos de auxílio à condução nesta 11ª geração do Civic. O chamado Honda Sensing ganhou nova câmera frontal e o Traffic Jam Assist recebeu calibragem que promete aperfeiçoar o funcionamento do controle de cruzeiro adaptativo, das frenagens autônomas e do monitoramento de faixa.
A frenagem automática de emergência, inclusive, detecta pedestres, ciclistas e motos também. Além disso, o novo Honda Civic passa a oferecer oito airbags, com a inclusão das bolsas laterais no banco traseiro.
Destaque para outros equipamentos presentes na linha do sedã nos EUA. O modelo passa a oferecer carregamento de smartphone sem fio e sistema de som premium Bose, com 12 alto-falantes (este na versão Touring). No mercado estadunidense, o modelo deve começar com preços de US$ 22 mil, algo em torno de R$ 120 mil.

Quando o novo Honda Civic vem para o Brasil?


Essa é a pergunta de um milhão de dólares. A marca não confirma a fabricação deste novo Honda Civic no Brasil. Mesmo como segundo sedã médio mais vendido do país, o fabricante ainda estuda se concentra esforços no Brasil no novo Honda HR-V e em um futuro crossover.
É que o SUV em questão cresceu lá fora, virou médio e será fabricado aqui a partir de 2022. Neste caso, a Honda pode abrir mão do Civic para produzir um utilitário menor, para ficar acima do WR-V e brigar com VW T-Cross, Nissan Kicks, Hyundai Creta, entre outros. Com isso, este novo Civic chegaria aqui apenas importado e em versão híbrida.

Veja o vídeo do novo Honda Civic 2022

Comentários

Carregar mais