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Novo Honda Civic surge em versão híbrida e:HEV

Modelo exibe design remodelado e o mesmo conjunto motriz do Accord: um motor 2.0 a combustão e dois elétricos

por Roberto Dutra

A tendência mundial de eletrificação ganha um novo e importante capítulo com o lançamento do novo Honda Civic. O carro surge com o design remodelado, o que já era naturalmente esperado, e com um surpreendente conjunto motriz híbrido - o mesmo já usado no Accord: um motor a combustão 2.0 aspirado que trabalha em conjunto com dois propulsores elétricos. Daí o nome da versão, e:HEV.

Esse novo Civic e:HEV híbrido foi apresentado somente na configuração hatchback e será a única opção vendida na Europa. Nos Estados Unidos e no Canadá, será lançado mais adiante na configuração sedã, que é a mais procurada nestes dois países. E como o três volumes deixou de ser feito na fábrica da Honda de Sumaré (SP), o modelo provavelmente virá importado para o Brasil.
Na Europa, as vendas do hatch começam no terceiro trimestre deste ano. Aqui, a promessa da Honda é revelar um novo Civic no segundo semestre deste ano - e podemos esperar alguma versão híbrida e outra com o motor 1.5 turbo de 182 cv.
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O e:HEV une um motor 2.0 aspirado de Ciclo Atkinson e dois motores elétricos, que trabalham combinados na caixa de transmissão. O conjunto tem três modos de funcionamento: no "EV", apenas o motor elétrico entra em operação, com a energia das baterias. Quando a carga cai muito, entra em ação o modo "Hybrid", que liga o motor a combustão para que sirva de gerador de energia, mas sem mover as rodas. Já em velocidades de cruzeiro, apenas o motor a combustão move o carro, no modo "Engine".
Embora seja o mesmo conjunto do Accord, há algumas diferenças. No sedã de luxo, a potência total é 215 cv. No Civic, são 184 cv. O torque é o mesmo em ambos: 32,1 kgf.m.

A Honda diz que, no Civic, o motor tem aprimoramentos com uma nova ECU (a central eletrônica do carro), o que permite atingir uma eficiência térmica de 41%. Com isso, o carro seria capaz de fazer até 20 km/l pelo ciclo de testes WLTP, o oficial para a União Europeia, e com menos emissões. O funcionamento, em geral, é o de um híbrido tradicional, com recuperação da energia das frenagens e atuação do motor 2.0 como gerador. Ou seja, sem recarregamento em tomadas (logo não é plug-in).

O novo Civic terá o chamado pacote Honda Sensing, que inclui uma câmera frontal com um ângulo de 100 graus, oito radares (quatro na frente e quatro atrás), sensor de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, entre outros.
Além disso, há reforços estruturais nas laterais e 11 airbags. O painel de instrumentos digital tem tela de 10,2 polegadas e a central multimídia é de 9 polegadas. Algumas versões ainda terão Apple CarPlay e Android Auto sem fio, sistema de som com oito ou 12 alto-falantes.
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