A Hyundai divulgou nesta semana uma atualização profunda da quarta geração do SUV Santa Fe, que há menos de dois anos havia passado por mudanças. Entre as principais novidades estão uma remodelação considerável - tanto por fora como por dentro -, construção sobre uma plataforma diferente, reforço nos sistemas de absorção de impacto e adoção de versões eletrificadas.
Com as novidades, o preço do carro deve passar de R$ 300 mil, já que o atual é vendido em versão única por aqui por R$ 297.300 (valor de fevereiro de 2020). O novo Hyundai Santa Fe será lançado oficialmente nos próximos meses, com as primeiras entregas previstas para começar em setembro, na Europa, e até dezembro, nos EUA. Por aqui, a novidade deve desembarcar no primeiro semestre de 2021.
A Hyundai afirma que a troca de plataforma, o uso de aços mais resistentes e o aprimoramento dos sistemas de absorção vão refletir em uma melhora dinâmica, tanto em dirigibilidade quanto em eficiência.
Visualmente, as novidades são concentradas na dianteira. Repare que os faróis, divididos em dois andares, formam uma espécie de "T". Além disso, a grade diamantada ficou ainda maior e tem função aerodinâmica, já que pode abrir ou fechar (automaticamente) de acordo com a necessidade de resfriamento do motor ou com a velocidade do carro, justamente para melhorar o arrasto.
Na lateral e na traseira, apenas novo jogo de rodas (que podem ser até aro 20") e um rearranjo visual nas lanternas, além de pequenas alterações no para-choques e mais detalhes cromados.
Embora o conjunto mecânico não tenha sido revelado de forma oficial, sabemos que o SUV deverá receber versões eletrificadas - incluindo uma configuração híbrida tradicional e uma híbrida do tipo plug-in (conectável e recarregável na tomada).
E por dentro também há (bastante) novidades: o quadro de instrumentos passa a ser totalmente digital, em uma tela de 12,3 polegadas, e todo o sistema multimídia também muda - este organizado por uma tela tátil de 10,3 polegadas.
Para finalizar, o console central também é novo - inspirado no SUV Palisade, maior e mais imponente que o Santa Fe - e ganha um seletor de modos de condução com até 7 variações: "Esportivo", "Areia", "Neve", "Lama", "Eco", "Conforto" e "Inteligente" - este para personalizar o carro ao gosto do motorista.