As marcas sul-coreanas investiram no design nas últimas décadas e transformaram seus carros - outrora, sem qualquer apelo. Porém, com o novo Sportage, a Kia foi ousada para valer. O SUV médio acaba de ser apresentado com um design bastante diferente e com pitacos futuristas.
O novo Kia Sportage traz um desenho que consegue mesclar elementos geométricos com linhas limpas e partes musculosas. A dianteira do utilitário esportivo já mostra ao que veio e, de relance, até lembra algum modelo da Lexus, a divisão de luxo da Toyota.
Os faróis em forma de bumerangue são colados às luzes auxiliares e convergem para uma grade larga, com nichos horizontais e separada do capô por uma barra fina bipartida. Se você não gostou, paciência: a Kia diz que o estilo faz parte do "Opposites United", a nova filosofia de design da marca (algo como "opostos que se atraem"), e que vai ditar os próximos lançamentos da empresa.
Visto de perfil, o novo Kia Sportage está bem elegante. Há muitos vincos e saliências na carroceria, e a linha de cintura faz uma curva ascendente em direçâo à terceira coluna. A tampa traseira inclinada traz um spoiler superior e um filete de LEDs que unem as lanternas. Estas nascem triangulares no porta-malas e ganham cortes irregulares nas laterais.
Para se ter ideia de como os projetistas foram ousados, leia o resumo da marca para definir o novo Kia Sportage: "Linhas tensas e nítidas ondulam ao longo do corpo refinado, e ampliam as tensões dramáticas de estilo. Ao mesmo tempo, superfícies limpas, mas musculosas, unem forças com gráficos intrincados para dar ao SUV uma presença dinâmica e assertiva na estrada". Dramático.
A cabine tem um visual bastante limpo e que empresta sofisticação. A começar pelo quadro de instrumentos eletrônico integrado à central multimídia em telas curvas - solução adotada por várias marcas. O modelo das fotos tem painel bicolor e console central com detalhes em preto brilhante e botão giratório para seleção de marchas do câmbio automático.
Esta nova geração do SUV médio terá até variante, digamos, aventureira. O Sportage X-Line terá para-choque diferente e mais pronunciado, soleiras laterais e rack no teto como no carro azul que você vê nesta matéria. Na cabine, os compradores do modelo poderão escolher bancos verde-acinzentados ou pretos, e também entre acabamento com detalhes de madeira ou metal escurecido.
A Kia ainda não informou sobre detalhes mecânicos e de equipamentos do Sportage. Para a Europa, o modelo deve usar o mesmo motor 2.5 e a caixa automática de oito marchas do novo Hyundai Tucson. Há expectativa por uma variante GT com um 2.0 turbo, além de inevitáveis opções híbridas.
O novo Kia Sportage só será lançado comercialmente nos primeiros meses de 2022, já como linha 2023. O Brasil só vai conhecer esta nova geração do utilitário esportivo no fim do ano que vem. O modelo atual é vendido aqui em versão única por R$ 195.990.