Revelada em 2021 no mercado internacional, a quinta geração do Kia Sportage finalmente começa a aparecer no Brasil. Com lançamento programado para acontecer neste mês de julho, o SUV médio já aparece no site e nas redes sociais brasileiras da marca sul-coreana.
Já se sabe que o novo Kia Sportage será vendido no Brasil com dois níveis de acabamento. A configuração de entrada é a EX, que vai partir de R$ 219.990 com itens como ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de 18 polegadas, volante aquecido, multimídia com tela de oito polegadas, painel digital, monitor de pontos cegos e de tráfego cruzado e assistente de manutenção em faixa.
Já a topo de linha EX Prestige, que terá preço sugerido de R$ 254.990, adiciona itens como multimídia com tela de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, câmbio com comando giratório, rodas de 19 polegadas, teto solar panorâmico e bancos de couro.
Pelas imagens e informações divulgadas pela Kia, já sabemos que o novo Sportage é equipado com um conjunto motriz híbrido-leve. Tem um motor 1.6 a gasolina de 180 cv, acoplado a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Vale lembrar que, no híbrido-leve, o alternador dá lugar a um motor elétrico cujo funcionamento ajuda a reduzir o consumo de combustível.
Já a carroceria selecionada para o Brasil será a variação mais curta do Sportage, que é comercializada na Europa e exibe linhas mais esportivas na traseira. São 4,52 m de comprimento, 1,87 m de largura, 2,68 m de entre-eixos e 1,65 m de altura. A variação longa, que por enquanto não vem, tem 4,66 m de comprimento e entre-eixos de 2,76 m.
No mercado brasileiro, o novo Kia Sportage terá como concorrentes diretos o híbrido Toyota Corolla Cross e o também híbrido-leve Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Em sua versão de topo XRX Hybrid, o Corolla Cross sai por R$ 206.190 e tem um conjunto motriz híbrido convencional - que, diferentemente do híbrido-leve, tem um motor elétrico capaz de mover o veículo. Por outro lado, é um modelo ligeiramente menor: tem 4,46 m de comprimento, 2,64 m de entre-eixos e 1,82 m de largura.
Já o Tiggo 7 Pro parte de R$ 199.990 em sua variação Hybrid. Com dimensões mais próximas às do novo SUV da Kia (4,50 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,67 m de entre-eixos), tem motorização menos potente, composta por um 1.5 flex de 160 cv.