A partir de amanhã, dia 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em um novo padrão. Essa nova CNH traz elementos visuais diferentes, desenvolvidos com o objetivo de dificultar falsificações a fraudes. Além disso, também permite ao documento incorporar novas funcionalidades. A mudança estava prevista desde dezembro de 2021, com a publicação da Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre as novidades estão a incorporação de um código internacional utilizado nos passaportes, que permite o uso do documento para embarque nos terminais de autoatendimento dos aeroportos.
Outra mudança está nas informações impressas em inglês e francês no documento, para facilitar o uso da habilitação no exterior. Além do código de categoria, a CNH passa a trazer ainda uma tabela indicativa dos tipos de veículos que o motorista pode conduzir. Em termos de segurança, o documento incorpora a cor amarela e novos elementos gráficos. O documento terá, ainda, um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.
A troca da CNH atual pelo documento com o novo padrão não será obrigatória. A implementação acontecerá progressivamente, à medida em que as renovações sejam feitas, ou mesmo quando houver a emissão de uma 2ª via do documento.